Segundo pesquisa da Universidade de Maryland, o canabidiol evita que o câncer colorretal cresça e que as células cancerígenas se reproduzam. O estudo identificou que os receptores CB2 do sistema endocanabinoide ativaram um mecanismo que evita o aumento do tumor e também estimula a morte das células malignas.
Além disso, os pesquisadores observaram que outros canabinoides também possuem ação antiproliferativa, incluindo canabidivarina (CBDV), canabigerol (CBG), canabiciclol (CBL) e canabigerovarina (CBGV). Dessa forma, os dados indicaram que o canabidiol e os seus derivados podem ser aliados importantes na prevenção e tratamento do câncer colorretal.
Câncer colorretal é o terceiro mais comum no Brasil
Atrás apenas do câncer de próstata e de mama, o colorretal é o terceiro tipo mais frequente no país, atingindo cerca de 40 mil pessoas por ano, segundo estatísticas do Intituto Nacional de Câncer. Trata-se de um tumor maligno que aparece no intestino grosso ou no reto, a parte final do intestino. A melhor forma de tratar essa doença é diagnosticá-la o quanto antes, o que é um desafio porque os sintomas só começam a aparecer no paciente nos estágios mais avançados da formação do tumor.
Já havia sido comprovada a eficácia da Cannabis para tratar sintomas relacionados aos tratamentos contra o câncer, como dores, náuseas e vômitos. Agora, fica comprovada a ação dos canabinoides diretamente sobre as células cancerígenas, e isso foi identificado graças ao desenvolvimento das pesquisas que investigam o sistema endocanabinoide. Com base nesses resultados, há espaço para novos estudos e a formulação de novos medicamentos à base de Cannabis. O NIH, instituto para a saúde dos EUA, já está investindo em pesquisas contra a doença.
Há vários tipos de câncer em que a Cannabis ajuda no tratamento, para começar uma terapia canábica é fundamental ter o acompanhamento de um médico desde o início. Na nossa plataforma de agendamentos você encontra mais de 150 médicos de diversas especialidades prontos para indicar as melhores alternativas.