Amanhã acontecerá uma reunião pública com a comunidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, às 19h na Câmara de Vereadores da cidade. A iniciativa tem como objetivo debater a importância dos medicamentos à base de Cannabis para a população, principalmente no tratamento da epilepsia, fibromialgia e do transtorno do espectro autista (TEA).
O vereador Eduardo Zanatta (PT), responsável pela reunião, convidou a presidente da Federação Catarinense de Autismo (FEAMAS SC) e coordenadora administrativa da AMA Litoral, Catia Purnhagen e a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, autora do projeto de lei que fornece medicamentos a base de substância ativa canabidiol (CBD) em Santa Catarina.
Além delas, foram convidados o professor de neurologia da UFSC, Dr. Paulo Bittencourt, a farmacêutica e especialista em plantas medicinais, Adriana Russowsky e Pedro Sabaciauskis, presidente da Santa Cannabis, associação que possui a autorização judicial para cultivo e produção de óleo de cannabis em Santa Catarina.
Cannabis em Santa Catarina
“Nós precisamos avançar em políticas públicas na área da saúde, e fornecer remédios à base de cannabis no SUS, já aprovados pela Anvisa, é um desses avanços. O acesso ao óleo de CBD (Canabidiol), por exemplo, hoje é restrito a quem pode pagar por ele, mas é um importante medicamento que auxilia no tratamento e redução de dores em pacientes com doenças crônicas como artrite e fibromialgia, além de ajudar a controlar convulsões em pacientes com epilepsia. Em todo o Brasil está sendo discutido esse tema, e em alguns estados brasileiros já existem leis que foram aprovadas e sancionadas, como São Paulo, do governador Tarcísio Freitas (Republicanos). Nós não podemos restringir o acesso a medicamentos que trazem melhora na qualidade de vida da população”, explicou Zanatta.