Na próxima terça-feira, dia 16 de maio, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro vai receber a audiência pública Cannabis Medicinal Direito à Saúde, Associativismo e Impacto Social. Antes de mais nada, essa será a primeira atividade da Comissão Especial para pesquisas sobre Cannabis medicinal da Câmara dos Vereadores da cidade.
Do mesmo modo, a audiência será na própria Câmara Municipal do Rio, às 10h, na Cinelândia. A presidente da Comissão Especial, a vereadora Luciana Boiteux, diz que toda a população está convidada para a participação no debate que deve abordar o PL 1935/2023.
Segundo a vereadora Luciana Boiteux: “é fundamental fazermos um debate amplo sobre esse tema, para garantirmos informação e acesso ao medicamento pelo SUS. A saúde é um direito.”
Abaixo-assinado pela Cannabis medicinal no SUS
Anteriormente, em abril desse ano, a vereadora Luciana Boiteux protocolou um Projeto de Lei que prevê a distribuição de produtos com Cannabis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde na rede pública da cidade do Rio de Janeiro. Agora, ela promove esse debate na casa legislativa com a intenção de fomentar a discussão com base na ciência e nas necessidades dos pacientes.
Além disso, a parlamentar está coletando assinaturas em um abaixo-assinado, para pressionar os outros legisladores a aprovarem o PL 1935/2023. Você pode assinar acessando esse link.
No texto do abaixo-assinado, a vereadora menciona as evidências científicas que já comprovam a eficácia e segurança dos tratamentos com Cannabis, para várias condições de saúde. Aqui no portal Cannabis & Saúde, fizemos uma entrevista exclusiva com a Luciana Boiteux que você pode assistir no vídeo abaixo.
Primeiro debate do tipo na Câmara do Rio
Essa será a primeira audiência pública, em que a casa de leis do município do Rio vai receber um debate sobre o uso medicinal da Cannabis. Outras tentativas de conversa desviaram para outros temas. A audiência pública Cannabis Medicinal Direito à Saúde, Associativismo e Impacto Social será transmitida pelo canal do YouTube da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Entretanto, você não precisa aguardar a aprovação das leis para começar um tratamento com a Cannabis. Aqui na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta com um médico prescritor e começar agora mesmo um tratamento dentro da legalidade. Marque sua consulta!