Atualização 16/09: Inicialmente a Câmara dos deputados havia informado a presença do químico Raphael Mechoulam. Porém, a Secretaria de Relações Internacionais da Casa confirmou nesta quarta-feira que o “Pai da Cannabis” não irá mais participar da audiência.
A Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (16), às 10h, uma audiência virtual para discutir o uso medicinal da Cannabis. Os deputados irão ouvir um cientista da Universidade Hebraica de Jerusalém, além de dois políticos de Canadá e Israel. O evento é parte das discussões sobre o Projeto de Lei 399/15, que legaliza o plantio de Cannabis medicinal e industrial no Brasil.
A audiência será transmitida pelo YouTube da Câmara
Israel é o país pioneiro e um dos mais avançados nas pesquisas científicas com a planta. Foi na Universidade Hebraica que o químico Raphael Mochoulam descobriu e isolou pela primeira vez o CBD e o THC, nos anos 60. A instituição segue sendo referência mundial no assunto e, por isso, os parlamentares brasileiros irão ouvir o pesquisador Dr. Odeb Shoseyov, professor de biologia molecular e nanobiotecnologia. O próprio Mechoulam também iria falar, porém por um problema de agenda, não foi possível.
Participarão também do debate os políticos Nathaniel Erskine-Smith, do parlamento canadense, e a Sharren Haskel, do congresso de Israel. O Canadá tem hoje uma das políticas mais avançadas para a Cannabis, seja para uso medicinal ou adulto. Os dois parlamentares vão compartilhar as experiências dos seus países com os políticos brasileiros.
Também estarão na audiência os deputados Alex Manente (SDD-SP), secretário de Relações Internacionais, o presidente da Comissão Especial da Cannabis Medicinal, Paulo Teixeira (PT-SP), e o relator da comissão, Luciano Ducci (PSB-PR).
A Comissão Especial da Cannabis Medicinal realizou a última reunião no dia 1º de setembro, quando foi aprovado o parecer favorável de Ducci. O novo texto substitutivo ao PL autoriza o plantio de Cannabis medicinal e cânhamo industrial por empresas, governo e associações de pacientes. O PL 399/15 está nas mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ser colocado em votação.
No entanto, grupos contrários à proposta tem agido para evitar que o presidente coloque o PL em plenário.
>> TELEMEDICINA. Seu diagnóstico simples, rápido e onde estiver. Agende uma consulta