Durante a consulta médica, os pacientes são submetidos a uma avaliação completa de sua saúde visando entender as complexidades do sistema endocanabinoide e como a cannabis medicinal pode ser usada para otimizar seu funcionamento e tratar seus sintomas. Um dos principais destaques dessa consulta é a personalização do tratamento: cada paciente recebe uma prescrição específica com relação à composição da medicação, modo de administração e dosagem adequada. Essa personalização leva em consideração fatores como a condição clínica do paciente, sua sensibilidade aos canabinoides, preferências pessoais e possíveis interações medicamentosas.
Como diferentes pessoas podem responder de formas diferentes à mesma dose, existe a necessidade de ajuste da dose da cannabis medicinal
É fundamental encontrar a composição ideal para cada pessoa, logo o médico prescritor conta com a estreita colaboração dos pacientes para monitorar seus sintomas, ajustar a dose conforme necessário e fornecer orientações contínuas para garantir a eficácia e a segurança do tratamento.
Além disso, a consulta médica também considera os possíveis efeitos colaterais e os riscos associados ao uso da Cannabis medicinal, de forma que os médicos prescritores possuem conhecimento atualizado sobre a pesquisa científica nessa área e estão familiarizados com os aspectos legais e regulatórios relacionados ao uso da Cannabis para fins medicinais.
Consulta médica com prescrição de fitocanabinoides difere na medicina tradicional
Assim, a consulta médica com prescrição de fitocanabinoides difere na medicina tradicional por sua abordagem personalizada e centrada no sistema endocanabinoide de cada paciente, visando otimizar o tratamento com cannabis medicinal e levando em consideração as características únicas de cada corpo. Com a orientação de um médico prescritor, é possível encontrar o tratamento adequado, ajustar a dose corretamente e maximizar os benefícios terapêuticos da Cannabis medicinal.
O Portal Cannabis & Saúde conta com colunistas especializados que refletem o conteúdo sério e com rigor científico que trabalhamos em relação à Cannabis. Todas as colunas e informações são responsabilidade dos colunistas. E a propriedade intelectual dos textos são de seus autores.
Como diminuir o uso de medicamentos alopáticos com canabinoides?
Confira abaixo a live que realizamos com o Dr. Vinicius Mesquita (CRM: 24884) sobre como a Cannabis pode ser uma aliada na hora de diminuir o uso excessivo de medicamentos alopáticos.