A busca por Cannabis medicinal na área odontológica aumentou em 300%, de março de 2022 até abril de 2023. O dado foi apresentado pela Cannect, empresa que atua no ecossistema de cannabis medicinal da América Latina.
Aumento de 300% entre março de 2022 e abril de 2023
A princípio, a crescente busca por tratamentos à base de Cannabis na Odontologia surgiu após a Anvisa incluir em sua plataforma de importação essa profissãoda área de saúde.
Portanto, é através da RDC 660 que os pacientes com a prescrição dos dentistas em mãos conseguem importar produtos à base de Cannabis para seus tratamentos.
Agende sua consulta com um cirurgião-dentista prescritor de Cannabis
De fato, o acesso legal à Cannabis medicinal no Brasil é permitido mediante indicação e prescrição de um profissional de saúde habilitado. Caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com canabinoides, agende uma consulta aqui com um profissional com experiência nessa abordagem terapêutica.
Principais aplicações da Cannabis na Odontologia
Entre as principais condições da Odontologia que podem ser tratadas com Cannabis estão o controle do bruxismo, o controle da dor orofacial, ou DTM, e também condições inflamatórias, dentre elas a própria gengivite, as mucosites e as aftas bucais. Além disso, produtos à base de Cannabis podem garantir menos efeitos colaterais nos pacientes do que os alopáticos mais tradicionais.
Cannabinoides na odontologia
Neste sentido, as propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas, analgésicas e antimicrobianas da Cannabis se destacam na Odontologia. Atualmente, entre os canabinoides mais utilizados na área, estão o Canabidiol, Canabinol e o Canabigerol.
1,5% dos dentistas no Brasil prescrevem Cannabis
Apesar do crescimento, estima-se que, atualmente, apenas 1,5% de dentistas do Brasil prescrevem Cannabis para seus pacientes. Embora o número ainda seja tímido, o interesse por parte dos profissionais da área da saúde bucal é crescente.
Dentistas têm respaldo jurídico para prescrever Cannabis
Finalmente, no Brasil, os cirurgiões-dentistas têm respaldo jurídico para prescrever Cannabis. “Tanto a Constituição Federal, que garante o direito à saúde, como a Lei que regulamenta a Odontologia, os dois endossam a legalidade da prescrição de produtos à base de Cannabis por dentistas”, destaca a advogada especialista em Cannabis, Layla Espeschit, que é uma das palestrantes do Odonto Cannabis Summit.
Odonto Cannabis Summit acontece dias 8, 9 e 10 de maio, de maneira 100% virtual
Assim, no fluxo de iniciativas para ampliar a Odontologia canabinoide no Brasil, o Odonto Cannabis Summit acontecerá de maneira gratuita, 100% virtual e com profissionais já experientes na área da Cannabis medicinal dentro da Odontologia. Dessa forma, os palestrantes irão compartilhar suas estratégias terapêuticas do uso da Cannabis na prática da profissão, desde a prevenção da saúde bucal e tratamentos de condições odontológicas, até a preparação de intervenções cirúrgicas e o pós-operatório.