Mais de um ano depois da detenção na Rússia por conta de cerca de 1g de óleo de Cannabis, Brittney Griner voltou às quadras de basquete. No último dia 21 de maio, a jogadora reestreou pelo seu time da WNBA, o Phoenix Mercury, em partida contra o Chicago Sky.
O retorno foi em altíssimo nível, com a pivô anotando 27 pontos e 10 rebotes, os melhores números do time. No entanto, a equipe do Arizona perdeu por 69 a 75 para as oponentes do Sky. Foi a primeira partida da temporada e também a de Brittney Griner após o período detida na Rússia.
Brittney Griner tem retorno emocionante
Antes do início da partida, o time prestou homenagens para Brittney e a esposa, Cherelle. No vídeo abaixo, publicado na página do Pheonix Mercury no Twitter, mostra um pouco da emoção do momento e da entrada triunfal.
On Planet Mercury, dreams come true. Like Phoenix being reunited with 42.
Spoken word poet, Jay Tatum came back this season to the Welcome Home Opener. We set three cameras to capture Jay, BG, and Cherelle. There wasn’t a dry eye in the house 💜 pic.twitter.com/8BD5dC7Mmi
— Phoenix Mercury (@PhoenixMercury) May 22, 2023
Essa é a décima temporada de Brittney na liga de basquete feminino dos EUA, em sete delas foi escolhida para o All-Star Game, jogo com as melhores atletas da temporada. Além disso, ela conquistou duas medalhas de ouro olímpico, se tornando uma das maiores jogadoras da história do basquete feminino.
Mais de 14 mil pessoas foram ao ginásio assistir o início da temporada e o retorno da principal estrela do time. Foi um retorno forte da jogadora, ela marcou sua primeira cesta no retorno com apenas 15 segundos em quadra.
First bucket, BG! pic.twitter.com/Idb1rgogBJ
— Phoenix Mercury (@PhoenixMercury) May 21, 2023
E essa partida também se tornou marcante para a carreira de Brittney por outro motivo. Nesse jogo ela se tornou a terceira maior bloqueadora da liga, com 722 bloqueios ou tocos, como esse movimento na quadra ficou conhecido.
Entenda toda a história
Em março de 2022, Brittney Griner foi detida ao desembarcar no aeroporto em Moscou. A acusação seria a de tráfico internacional, já que a atleta levava consigo cartuchos de vaporizador com óleo de Cannabis que somavam perto de 1g.
A prisão de Brittney aconteceu em um momento de enormes tensões entre EUA e Rússia por conta da guerra na Ucrânia. Assim, a atleta ficou no meio de uma crise diplomática que não acontecia desde a Guerra Fria. Ela viria a ser condenada a 9 anos em regime fechado, mas foi libertada em uma troca de prisioneiros envolvendo ela e um traficante de armas.
Essa história vai virar um livro que deve chegar às livrarias no ano de 2024. Se desde a década de 80 até os anos 2000 o governo dos EUA difundia o slogan “Winners Don’t Use Drugs” (Vencedores não usam drogas, na tradução livre) como uma forma de desencorajar o uso da Cannabis e outras substâncias no país, hoje esse cenário mudou.
A Cannabis é regulamentada para todos os usos em 22 estados e em 40 para o uso medicinal. O CBD não faz mais parte da lista federal de substâncias proibidas, embora o THC sim. Além disso, medalhistas olímpicos como Michael Phelps e a própria Brittney Griner já afirmaram que são vencedores que utilizam a planta.
NBA e WNBA não proíbem mais Cannabis
Apesar do trauma da prisão no Aeroporto Sheremetievo, nos EUA ela estará mais segura para prosseguir com o seu tratamento de saúde com Cannabis. A NBA anunciou que a Cannabis não está mais entre as substâncias proibidas e não gera punições aos atletas que a usam. Porém, a preocupação permanece caso ela precise viajar para um dos 10 estados onde a planta segue proibida. Nesses casos, ela pode pagar multa ou uma pena alternativa, mesmo com a recomendação médica.
Brittney Griner afirmou, na época em que estava detida na Rússia, que usava Cannabis para tratamentos de saúde. Independente desse fato, as autoridades russas mantiveram a pena para a atleta. Foram cerca de 10 meses cumprindo pena.
Se fosse no Brasil, a jogadora não enfrentaria os mesmos problemas com a justiça. Na Rússia, a Cannabis e todos os canabinoides são ilegais. Já por aqui há uma regulamentação para o uso medicinal da planta, você pode fazer tratamentos de saúde e viajar dentro do território nacional se tiver uma recomendação de um profissional da saúde habilitado.
Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você encontra mais de 250 médicos experientes em prescrever Cannabis. Marque já uma consulta e obtenha a Cannabis de forma segura e legal para melhorar sua qualidade de vida.