Brittney Griner assinou contrato para a temporada 2023 e confirmou o retorno às quadras de basquete, após ficar 10 meses presa na Rússia. A jogadora de 32 anos foi acusada de tráfico internacional de drogas por possuir cartuchos de vaporizador com Cannabis e agora vai voltar a jogar pelo time Phoenix Mercury.
O retorno de Brittney deve acontecer no dia 21 de maio, na estreia da equipe na WNBA contra o Chicago Sky. A jogadora está na equipe desde 2013, quando foi a primeira escolha no Draft. Desde então, conquistou duas medalhas de ouro olímpicas pelos EUA, participou 8 vezes do All-Star Game e fazia uma das suas melhores temporadas até a prisão.
??. ?? is power, prestige, and passion. pic.twitter.com/pMUJ9hY9XJ
— Phoenix Mercury (@PhoenixMercury) February 21, 2023
9 anos de prisão por 1g de óleo de Cannabis
Presa em um aeroporto de Moscou com cartuchos de vaporizador contendo Cannabis, que ela dizia usar com recomendação médica, a jogadora ficou 10 meses presa na Rússia até ser libertada em uma troca de prisioneiros em dezembro. Brittney Griner foi libertada em troca de um homem preso por tráfico internacional de armas.
Nesse sentido, o gerente geral do Mercury, Jim Pitman, festejou a assinatura do contrato pela jogadora e o retorno dela para a equipe:
“É um ótimo dia para todos nós anunciar que Brittney Griner assinou oficialmente para jogar pelo Mercury em 2023. Sentimos falta de BG todos os dias em que ela se foi e, embora o basquete não fosse nossa principal preocupação, sua presença no chão, em nosso vestiário, em torno de nossa organização e dentro de nossa comunidade fez muita falta. Continuaremos a usar os recursos de nossa organização para apoiá-la, dentro e fora do chão, e estamos emocionados por ela poder voltar ao basquete, que ela tanto ama. Esta é uma assinatura especial e hoje é um dia especial para todos nós.”
Cannabis no esporte
Brittney Griner jogava a temporada da WNBA, nos EUA, onde muitos estados já regulamentaram a planta. Inclusive, no estado em que ela joga, Arizona, o uso medicinal e adulto é legal. Por outro lado, durante as férias ela jogava na Rússia, onde a Cannabis é ilegal.
Existem muitos benefícios do uso de Cannabis para atletas, de alto desempenho ou não. Aqui no Cannabis & Saúde temos uma biblioteca virtual com muitos e-books gratuitos e um deles fala justamente da relação entre a planta e o esporte. Baixe agora e entenda porque desportistas de diversas modalidades estão utilizando produtos com canabinoides para melhorar seu desempenho.