A história da Brittney Griner, estrela do basquete dos EUA que foi presa na Rússia com cerca de 1g de óleo de Cannabis, vai virar livro. As memórias do período de 10 meses detida pelas autoridades russas acusada de tráfico de drogas devem chegar às prateleiras no início de 2024.
A jogadora fechou um acordo com a editora Alfred A. Knopf, parte do grupo Penguim Random House, para publicar a obra.
10 meses presa na Rússia
Brittney Griner compartilhou um post em suas redes sociais para anunciar o projeto literário. Na legenda, ela ressaltou que foram dias difíceis de cárcere.
“Cheguei a Moscou para voltar ao time de basquete UMMC Ekaterinburg e fui imediatamente detida no aeroporto. Aquele dia foi o início de um período inexplicável em minha vida que só agora estou pronta para compartilhar.
A principal razão pela qual viajei de volta à Rússia para trabalhar naquele dia foi porque queria deixar minha esposa, família e colegas de equipe orgulhosos. Depois de 10 meses incrivelmente desafiadores de detenção, sou grata por ter sido resgatada e por estar em casa. Os leitores lerão minha história e entenderão por que sou tão grata pelo apoio de pessoas de todo o mundo.”
Conscientizar sobre prisões no exterior
Segundo a editora Alfred A. Knopf, essa será uma obra que busca conscientizar o público sobre as pessoas que são presas em países estrangeiros. Recentemente, tivemos o caso de duas brasileiras detidas na Alemanha após terem as malas trocadas no aeroporto, porém elas conseguiram provar sua inocência. Outros casos acabam não tendo o mesmo desfecho.
Spoilers da história de Brittney Griner
Acompanhamos aqui no Cannabis & Saúde toda a trajetória da jogadora. Ela foi presa ao desembarcar no aeroporto em Moscou. Na época, ela jogava por uma equipe da liga russa de basquete enquanto estava de férias da liga norte-americana.
Mesmo alegando que o uso era medicinal e sob recomendação médica, ela foi condenada a 9 anos de prisão e chegou a cumprir parte da pena em um presídio na região metropolitana da capital russa.
Posteriormente, ela seria envolvida em uma troca de prisioneiros entre os governos dos EUA e Rússia. Griner já acertou seu retorno ao esporte e jogará a temporada de 2023 pelo Phoenix Mercury.
Aqui no Brasil, é possível usar a Cannabis para fins medicinais dentro da legalidade. Para isso, é fundamental ter a recomendação de um médico habilitado e com conhecimento sobre os usos da planta. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você encontra mais de 200 profissionais capacitados para te orientar no melhor caminho possível.