Espasmos musculares e epilepsia estão entre as doenças cujos benefícios do tratamento com Cannabis são mais conhecidos pelos brasileiros.
O que o brasileiro pensa da Cannabis medicinal? Enquanto a PL 399, que visa regulamentar a produção e venda de medicamentos canabinoides, segue em tramitação no Congresso, uma pesquisa buscou investigar o que as pessoas sabem e pensam a respeito do tema.
Como os brasileiros veem a Cannabis medicinal
Das 800 pessoas entrevistadas, apenas 30% não sabiam que a Cannabis poderia ser usada para qualquer fim medicinal. Entre as indicações de canabinoides mais conhecidas, estavam espasmos musculares, tremores, convulsões e tiques nervosos. Este grupo de doenças foi apontada por 46,82% dos entrevistados.
Questões de saúde mental, como depressão e ansiedade, foram citadas como indicações possíveis da Cannabis medicinal por 40,94% dos participantes. Outras possibilidades de tratamento indicada foram para humor e problemas de sono (24,49%), dor ou inflamação (23,53%) e formigamento ou dormência muscular (22,81%).
Embora pareça que as pessoas tenham um conhecimento razoável sobre o uso de Cannabis medicinal, apenas 16% destacaram o uso para náuseas, que é um dos problemas de saúde mais comuns para os quais a Cannabis medicinal pode ser aplicada.
Você usaria ou indicaria Cannabis?
Metade dos entrevistados se mostrou aberto aos tratamentos com Cannabis medicinal. Quase 50% dos brasileiros usariam ou recomendariam para familiares, se prescrito por médicos. Por outro lado, mais de 30% não têm certeza ou não o usaria para si.
Para Kyle Detwiler, CEO da Clever Leaves, empresa do mercado de Cannabis que encomendou o estudo, o acesso à informação pode aumentar o percentual de pessoas que utilizam e recomendam o tratamento com Cannabis medicinal.
“Acreditamos que a pesquisa científica é a chave para criar novas oportunidades para o avanço dos tratamentos médicos e acesso do paciente, permitindo que ingredientes e produtos farmacêuticos legais de Cannabis cruzem as fronteiras livremente”, disse Detwiler.
Projeto Change Lives
A empresa busca fazer sua parte para ampliar o acesso aos benefícios da Cannabis a cada vez mais pacientes. A empresa lançou o Projeto Change Lives, oferecendo US $ 25 milhões em valor de varejo de produtos de Cannabis medicinal para qualquer organização elegível dos EUA que queira pesquisar os benefícios médicos potenciais dos canabinoides.
A Clever Leaves vai fornecer até 250 mil frascos de óleo Cannabis de grau farmacêutico ou aproximadamente 5 toneladas de flores de Cannabis medicinal que ajudarão instituições de pesquisa a desenvolver novas terapias.
Benefícios da Cannabis medicinal
A Cannabis medicinal refere-se à exploração científica dos atributos positivos e curativos que a planta de Cannabis tem a oferecer e que, por meio do uso terapêutico, pode tratar uma ampla variedade de doenças.
Evidências científicas apoiam o uso de terapêutico de Cannabis para dor crônica, espasticidade por esclerose múltipla e náuseas e vômitos pós quimioterapia. Existem outras patologias que poderiam se beneficiar do uso da Cannabis medicinal cujas evidências científicas estão sendo estudadas.