Você já pensou em utilizar essa técnica milenar como tratamento de alguma doença ou condição de saúde? Existem mais de 10 benefícios da acupuntura para o corpo humano e a sua utilização pode trazer muitas vantagens para quem a realiza.
A acupuntura como conhecemos hoje deriva-se de uma técnica milenar chinesa. Inventada há mais de 5 mil anos, ela consiste em utilizar agulhas em determinadas partes do corpo.
Essas partes podem ser chamados de “acupontos”, que quando tratados com o uso de agulhas, podem resolver (ou amenizar) uma série de problemas de saúde.
A acupuntura também é utilizada como uma forma de melhorar as condições de bem-estar. Ela pode amenizar condições como o estresse e a ansiedade ao proporcionar relaxamento.
O tratamento pela acupuntura é aprovado pelos conselhos de medicina, sendo uma prerrogativa do médico prescrevê-la e aplicá-la, caso tenha formação para atuar como Acupunturista.
Nesse texto, trouxemos algumas informações relevantes para entender os 10 principais benefícios da acupuntura, bem como demonstrar onde e em quais doenças ela pode auxiliar.
Aqui, você descobrirá melhor sobre os seguintes tópicos:
- O que é a acupuntura?
- Quais são os benefícios da acupuntura?
- O que não pode fazer depois da acupuntura?
- Quanto tempo dura o efeito da acupuntura?
- Os benefícios da acupuntura combinada a Cannabis Medicinal para tratamento de doenças.
Continue lendo para descobrir mais!
O que é a acupuntura?
A acupuntura é uma forma de tratamento utilizada há mais de 5 mil anos. Sua origem se deu nos países asiáticos (sobretudo na China) e consiste na aplicação de agulhas em determinadas partes do corpo – chamados tecnicamente de “acupontos”.
Ao realizar essas “agulhadas”, quem utiliza da técnica acredita que certos desequilíbrios podem ser corrigidos.
Esses pontos de desequilíbrio seriam responsáveis por alguns sintomas de doenças e condições de saúde como dores, náuseas e até mesmo a ansiedade.
Ainda nos dias de hoje, a acupuntura é utilizada como tratamento de uma série de doenças. A principal aplicação nesse sentido é no controle das dores, sobretudo as que têm origem crônica.
Muitas dessas dores não podem ser tratadas por meio de analgésicos comuns – seja por questões como alergia a medicamentos ou falta de eficácia devido ao uso prolongado e em grande escala dessas medicações.
Quando uma pessoa faz sessões de acupuntura para curar essas dores, a tendência é que haja um alívio quase instantâneo após a sessão.
Há casos de estudos preliminares que estendem a utilização da acupuntura para outras doenças e condições de saúde.
Nesse sentido, pessoas que já fazem tratamentos convencionais para o câncer (como a quimioterapia, por exemplo) utilizam os conceitos da acupuntura para tornar o tratamento menos agressivo.
Como ela é feita?
A acupuntura é feita por meio da inserção de agulhas muito finas no corpo da pessoa, em pontos específicos. A duração do procedimento varia de 20 a 40 minutos, em que o paciente ficará deitado numa maca.
Ao contrário do que possa parecer, o procedimento não causa dores. Isso acontece devido ao fato das agulhas serem muito finas, ao ponto de causar apenas uma leve fisgada para a maior parte dos pacientes.
Por isso, a acupuntura não precisa de anestesia e deve ser feita por um profissional habilitado – o acupunturista.
Esse profissional deverá ter feito um curso específico para aplicar os conceitos da acupuntura, que deve incluir carga horária prática.
Quando há esse conhecimento, o acupunturista saberá exatamente quais são os pontos que devem receber as agulhas e diferenciar o procedimento de acordo com o tratamento e doença existente.
Quem faz acupuntura é médico?
Não necessariamente. Ainda há pendências jurídicas com relação à possibilidade de se exercer a prática de acupunturista sem ser um profissional da medicina.
Conselhos de classe como o CFM (Conselho Federal de Medicina) e o CREFITO (Conselho Federal de Fisioterapia) entraram numa batalha jurídica a respeito de quem tem a prerrogativa de realizar procedimentos de acupuntura.
Nesse sentido, de acordo com decisões da Justiça Federal dadas no final de 2019 apontam que o tratamento por acupuntura não é exclusividade de profissionais da medicina.
Por isso, outros profissionais podem exercer a função de acupunturista. Os principais profissionais que realizam esse tipo de procedimento são os médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Há casos menos comuns de acupunturistas que são formados em outras áreas, como por exemplo a psicologia.
Nesses casos, a prescrição e o tratamento por meio da acupuntura está relacionado a doenças e condições de saúde psicológica que não necessariamente tem a ver com a dor física.
Para quem é indicado esse procedimento?
O procedimento da acupuntura é indicado de forma complementar aos tratamentos convencionais para uma série de doenças.
Há evidências de uso e bom nível de melhora nos sintomas de condições de saúde como:
- Dores na região lombar;
- Osteoartrite;
- Dores na coluna;
- Fibromialgia;
- Enxaqueca;
- Náuseas e vômitos para pacientes que recebem tratamento quimioterápico;
- Ansiedade;
- Nível alto de Estresse;
- Síndrome de Burnout;
- entre outros.
Quem não pode fazer acupuntura?
A acupuntura não tem nenhum tipo de contra-indicação No entanto, os tratamentos à base dessa técnica devem ser feitos apenas por profissionais habilitados. Isso evita que acidentes com as agulhas e questões decorrentes desses acidentes possam ocorrer.
Um exemplo de problema causado pela não adoção de boas práticas num procedimento de acupuntura é não realizar a esterilização correta das agulhas, bem como o descarte imediato após o procedimento.
Quando isso acontece, abre-se um precedente para a inoculação de microorganismos no corpo do paciente. Isso pode levar a complicações como infecções e processos inflamatórios relevantes.
Quais são os benefícios da acupuntura?
Confira abaixo os benefícios da acupuntura para diversos problemas:
Benefícios da acupuntura para distúrbios gástricos
Alguns distúrbios gástricos podem ser controlados (ou ter seus efeitos amenizados) após a realização de sessões de acupuntura.
Como dissemos anteriormente, o uso dessa técnica traz como principal benefício o alívio das dores, que são sintomas de doenças do sistema gastrointestinal.
Embora não seja uma relação direta com essas doenças, pacientes que tenham elas podem experimentar bons resultados:
- Colite Ulcerativa;
- Doença de Crohn;
- Síndrome do Intestino Irritável;
- Dores abdominais;
- Náuseas e vômitos;
- Refluxo gástrico.
Benefícios da acupuntura para a coluna
A dor na coluna é uma das principais queixas que podem ser solucionadas ou amenizadas por meio da acupuntura. Além de proporcionar alívio da dor, a acupuntura é capaz de trazer relaxamento aos pacientes.
De acordo com especialistas do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, a indicação da acupuntura pode ser dada por um médico por dores na coluna decorrentes de hérnias, estresse, excesso de carga ou problemas musculares.
Além disso, a acupuntura pode ser útil para casos de dor na coluna que não demandem cirurgia.
A acupuntura por si só não costuma ser indicada, mas é um complemento ao uso de medicações como os analgésicos e anti-inflamatórios (em casos de lombalgia).
Benefícios da acupuntura para redução da ansiedade e estresse
Além das dores físicas, um dos benefícios da acupuntura mais conhecidos são aqueles que estão ligados à saúde e ao bem-estar mental.
Nesse sentido, condições como crises de ansiedade e estresse podem ser reduzidas por meio da acupuntura.
De acordo com um estudo de caso brasileiro, a acupuntura foi capaz de trazer a redução parcial de sintomas de um paciente com transtorno de ansiedade.
O mesmo assunto cita que, ao associar o uso da acupuntura aos medicamentos, é possível reduzir o problema e tornar o transtorno mais controlado e sem o uso de dosagens altas de ansiolíticos.
Tratamento complementar de doenças
Como a acupuntura não tem contraindicações, pode-se utilizá-la em praticamente qualquer paciente.
Nesse sentido, há pesquisas e estudos que buscam entender qual é o seu papel como terapia complementar de determinadas doenças.
Em 2003 a OMS publicou diversas pesquisas no documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials onde analisou a eficácia da Acupuntura comparado com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.
Um exemplo disso são os pacientes de câncer que, ao realizar determinados tipos de tratamento como a quimioterapia, enfrentam efeitos colaterais importantes como náuseas, vômitos e enjoos.
Nesses casos, a acupuntura pode ser utilizada como forma de trazer alívio aos pacientes nesses efeitos colaterais.
Um estudo relacionado com isso foi publicado em 2003 e traz evidências de que os efeitos colaterais de náuseas, vômitos e falta de apetite foram eliminadas em 93% dos casos.
Diminuição de dores crônicas
Dores crônicas são aquelas decorrentes de alguma doença incurável ou que, sem causa definida, aparecem e duram por anos ou pela vida inteira.
Elas podem se manifestar de forma permanente (ou seja, durante o dia inteiro) ou voltar de tempos em tempos por períodos de curta ou média duração.
Boa parte dos pacientes que experimentam esse tipo de dor faz uso de medicamentos analgésicos para o alívio da dor.
Porém, com o passar do tempo, as dosagens precisam aumentar, o que faz com que mais efeitos colaterais apareçam.
Por outro lado, o uso de terapias complementares que reduzam a dependência ou necessidade de analgésicas pode ser bem-vinda a estes pacientes.
Nesse sentido, a acupuntura e o uso de outros medicamentos (como remédios à base de Cannabis medicinal) traz alívio e esperança aos pacientes que esperam por um alívio consistente dessas dores.
Benefícios da acupuntura para rejuvenescimento da pele
Alguns dos tratamentos estéticos mais recentes fazem a utilização da acupuntura para o rejuvenescimento da pele.
Boa parte desses tratamentos acontece no rosto e tem como objetivo reduzir e retardar o aparecimento de linhas finas e rugas.
Além disso, um dos benefícios da acupuntura com relação à estética é o combate à flacidez. Tais procedimentos podem ser realizados no rosto e em outras partes do corpo.
A acupuntura pode ser utilizada juntamente a outros procedimentos estéticos como a aplicação de botox (toxina botulínica) e o uso de cremes, sprays e géis.
Benefícios da acupuntura para alívio de sintomas de alergias
O uso da acupuntura no tratamento de alergias ainda não é completamente claro do ponto de vista científico. No entanto, desde a última década alguns estudos têm feito a relação da melhora de crises alérgicas e a acupuntura.
Nesse sentido, alguns médicos também fazem a prescrição do tratamento por acupuntura.
De acordo com alguns relatos, há sim melhora nos quadros de crise ou nas fases agudas de alergia, desde que os medicamentos antialérgicos convencionais também sejam administrados.
Uma pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade Charité de Berlim, na Alemanha, examinou 422 pessoas que sofriam de alergias sazonais.
Eles foram divididos em 3 grupos: as que receberam sessões reais de acupuntura, as que receberam sessões falsas de acupuntura e as que tomaram anti-alérgicos.
No final do estudo, os participantes que receberam sessões reais de acupuntura apresentaram uma melhora nos sintomas e fizeram menor uso de remédios em comparação aos outros grupos.
Tratamento contra o uso de cigarro, álcool e drogas
A acupuntura e seus benefícios também podem ser úteis no tratamento de dependentes químicos, alcoólatras e de pessoas que fumam.
De acordo com centros de pesquisa especializados em acupuntura, tal utilização para a cura de vícios está relacionada à liberação de hormônios e substâncias químicas naturais do corpo humano.
Entre essas substâncias, pode-se destacar a endorfina. A endorfina nesses casos promove sensações similares com as do momento em que o próprio vício traz ao paciente.
Além disso, pacientes relatam que há uma melhora nas condições de relaxamento e redução dos sintomas de abstinência.
Benefícios da acupuntura para emagrecimento
A acupuntura por si só não é eficaz no emagrecimento.
No entanto, há indícios que unir outras técnicas de emagrecimento como o déficit calórico e o exercício físico à acupuntura pode trazer uma potencialização da perda de peso.
De acordo com diversos estudos, o estresse e a ansiedade podem contribuir para o ganho de peso. Isso porque pessoas com esses distúrbios têm mais chances de desenvolver compulsões alimentares como uma forma de se acalmar.
O tratamento por meio da acupuntura é capaz de eliminar a ansiedade dos pacientes e ainda influencia na disposição para a prática de atividades físicas.
Alivia os sintomas da tensão pré menstrual (TPM)
O estresse e demais sintomas causados pelo período pré-menstrual também podem ser tratados e aliviados com o uso da acupuntura.
Assim como em outros casos de estresse e ansiedade, a acupuntura funciona aliviando alguns pontos de tensão existentes no corpo da mulher.
Quando isso acontece, determinadas substâncias químicas e hormônios são liberados. Com isso, sensações ligadas ao bem-estar e ao relaxamento são sentidas pela mulher.
O que não pode fazer depois da acupuntura?
De acordo com empresas e clínicas que realizam tratamentos de acupuntura, a única indicação é que o paciente não realize contato com água por pelo menos 2h após o término da sessão.
Isso ocorre devido ao fato de que a água (principalmente a tratada) contém certas substâncias como o cloro e o flúor que podem atrapalhar o tratamento realizado.
Não haverá nenhum prejuízo à saúde em si do paciente, porém a eficácia dos métodos pode ficar comprometida.
Quanto tempo dura o efeito da acupuntura?
Apesar dos benefícios da acupuntura serem vários, eles não podem ser sentidos logo na primeira sessão.
Isso acontece pois o tratamento deve ser feito de forma contínua, o que faz com que o corpo se acostume com o procedimento e sinta o relaxamento da forma correta.
O tempo de duração dos efeitos da acupuntura também variam pois há diversas técnicas envolvidas para diferentes doenças e condições de saúde.
Acupuntura e medicina integrativa
A medicina integrativa engloba aspectos da medicina convencional à medicina complementar, colocando à disposição do paciente todos os instrumentos e possibilidades de tratamentos e cura.
A medicina integrativa reúne médicos e profissionais de diversas áreas, unindo medicina convencional com outras técnicas – como técnicas de respiração, práticas de meditação e uso de fitoterápicos.
O objetivo é aumentar o bem estar e qualidade de vida dos pacientes, levando em consideração seus estados físico e mental.
Neste cenário, a Cannabis, como medicina complementar, exerce papel importante no arsenal terapêutico, auxiliando no tratamento de patologias crônicas em que as terapias convencionais não são mais eficazes.
E como a acupuntura se relaciona com a medicina integrativa?
A acupuntura enxerga o indivíduo de maneira integral, envolvendo o cuidado do corpo, da mente e do espírito.
Reconhecida como especialidade médica no Brasil desde 1995, a acupuntura vem sendo cada vez mais procurada por pacientes que desejam obter o alívio de diversos sintomas.
Utilizada como tratamento complementar das mais variadas enfermidades. Entre as consequências da acupuntura, destaca-se a ativação dos inibidores da dor.
Depois, esses estímulos continuam pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, liberando os neurotransmissores, que são substâncias químicas desencadeadoras de efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.
Sistema endocanabinoide e acupuntura
O sistema endocanabinoide funciona em paralelo ao sistema nervoso, já que os canabinoides endógenos funcionam tanto nas sinapses pré como pós-sinapses.
Existem receptores CB1 e CB2 localizados em todo o corpo no sistema imunológico, fígado e medula óssea, sendo que a maior concentração de CB1 está mais localizada no sistema nervoso central e o CB2 no sistema periférico.
Os receptores CB1 estão em áreas do cérebro que controlam e respondem à percepção de dor. Esta é uma grande razão pela qual o controle da dor pode ser alcançado com a cannabis medicinal.
O sistema endocannabinoide está amplamente envolvido em vários aspectos das atividades e distúrbios neurais centrais, incluindo apetite, aprendizagem e memória, ansiedade, depressão, esquizofrenia, derrame cerebral, esclerose múltipla, neurodegeneração, epilepsia e dependência.
As conexões entre o sistema endocannabinoide e o sistema nervoso precisam ser mais intensamente estudadas para sua conexão com doenças que afetam ambos os sistemas.
O amplo envolvimento do sistema endocannabinoide (ECS) em processos fisiológicos e cognitivos vitais do corpo humano inspirou muitas investigações sobre o papel do ECS e da Cannabis medicinal com terapias que visam este sistema e seus receptores.
A ativação dos receptores CB1 e CB2 por tratamentos canabinoides, incluindo canabinoides sintéticos, alivia as respostas comportamentais à dor inflamatória e neuropática.
Um conjunto crescente de evidências científicas detalha como os tratamentos de eletroacupuntura (EA) alcançam analgesia efetiva e reduzem a inflamação.
As pessoas após uma sessão de acupuntura estão relaxadas, calmas e em estado de cura. Isto está indicando que este foi um tratamento bem sucedido e repousante para o paciente.
O mecanismo exato de ação da acupuntura e do sistema endocanabinoide ainda não foi totalmente compreendido, porém, “parece que o caminho dos canabinóides medeia os efeitos analgésicos e antiinflamatórios da acupuntura, através dos receptores CB1 e CB2, respectivamente.
Os benefícios da acupuntura combinada a Cannabis Medicinal para tratamento de doenças
Tanto a acupuntura quanto a cannabis estimulam o sistema endocanabinoide. A cannabis está cheia de fitocanabinóides que são muito semelhantes aos endocanabinóides de nosso corpo.
Tão semelhantes, que eles interagem com nosso sistema endocanabinoide de maneira muito semelhante. Como o objetivo principal da acupuntura é restaurar o equilíbrio, faz sentido que esse sistema possa estar envolvido.
De fato, a colocação correta dessas agulhas na acupuntura tradicional chinesa, estimula a produção do que é chamado de “opióides endógenos”, ou aqueles compostos, que funcionam como opióides no corpo humano.
Quando estes são liberados pela inserção de pequenas agulhas logo abaixo da pele, a inflamação e a dor são reduzidas.
Um estudo de 2009 sobre ratos descobriu que a eletroacupuntura (usando agulhas e corrente elétrica) usada para alívio da dor em tecidos inflamados da pele pode ter ajudado a aumentar a produção de anandamida, um dos endocanabinóides de nosso corpo, ajudando, por sua vez, as deficiências de ECS.
O que as implicações destas descobertas indicam, em outras palavras, é que a prática da acupuntura realmente estimula o funcionamento dos principais sistemas regulatórios dentro do corpo.
Como a acupuntura começa a estimular o melhor funcionamento das funções corporais, ela também pode estimular o sistema endocanabinóide a trabalhar com ela para melhor regular o corpo e (no mínimo) controlar a dor.
Conclusão
Como você pôde ler ao longo deste artigo, são vários os benefícios da acupuntura.
Além de auxiliar no combate à diversas doenças e condições como o estresse e ansiedade, ela é capaz de entregar aos pacientes um nível de relaxamento e tranquilidade que normalmente não podem ser experimentados apenas com o uso de medicamentos.
Ela é útil para o tratamento de doenças como a colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável, osteoartrite e outros tipos de enfermidades.
O seu uso também é importante no tratamento de dores crônicas, que podem ter suas medicações reduzidas. Com menores concentrações, os efeitos colaterais também se reduzem ou cessam, dando aos pacientes uma melhor qualidade de vida.
Uma das formas de potencializar ainda mais a acupuntura e seus benefícios é através da Cannabis medicinal.
De forma similar à acupuntura, a Cannabis age como uma terapia complementar relevante, trazendo alívio para pacientes de diversas doenças e condições de saúde.
No portal Cannabis e Saúde você pode agendar uma consulta com um médico especialista, contamos com mais de 150 médicos prescritores de Cannabis, clique e agende sua consulta!