Mais informação e menos preconceito é o tema da Campanha de 2023 deste Abril Azul, mês que tem como objetivo sensibilizar a população quanto à neurodiversidade, trabalhar a tolerância, a flexibilidade e a compaixão por todos os indivíduos do espectro autista. É justamente neste sentido que o Cannabis & Saúde realiza a live Cannabis no tratamento do Espectro Autista, na próxima quarta-feira, dia 5, às 19h, com a nossa convidada especial, Dra. Amanda Medeiros Dias.
Inscreva-se aqui na live Cannabis no tratamento do Espectro Autista
O que é o TEA?
O Transtorno do Espectro do Autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por um déficit em duas áreas importantes de desenvolvimento: a comunicação social e o comportamento. E como o próprio nome diz o Transtorno do Espectro do Autista engloba um “espectro” de diferentes apresentações que se manifestam no quadro em diferentes níveis.
O autismo está presente em todos os grupos étnicos e socioeconômicos. No entanto, ainda não se sabe ao certo quantos autistas existem no mundo.
1 em cada 36 crianças de 8 anos nos Estados Unidos são autistas
O estudo estatístico mais importante a respeito foi realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e indicou que 1 em cada 36 crianças de 8 anos são autistas nos Estados Unidos. O número significa que 2,8% da população é autista.
Dados do autismo no Brasil
No Brasil, não temos números de prevalência de autismo. Segundo o Portal do Autismo de Santa Catarina, estima-se que haja, aproximadamente, dois milhões de pessoas com TEA no nosso país. “A expectativa é de que em breve, a partir dos resultados do Censo Demográfico 2022, seja apresentado um panorama oficial do autismo no Brasil, revelando quantas pessoas com diagnóstico de TEA vivem no país. Esse questionamento será feito pela primeira vez, por força da Lei 13.861/2019, que obrigou o IBGE a incluir as especificidades inerentes ao TEA no censo populacional. A partir de então, será possível saber qual a população de autistas em cada região do país”, explica a organização em seu site.
O que parece para alguns apenas mais uma estatística, para muitos autistas e familiares essa é a chance de muitos autistas conquistarem sua representatividade social em uma sociedade que ainda atribui muitos preconceitos.
Sintomas do autismo
Os sintomas do autismo geralmente aparecem nos primeiros anos de vida e podem incluir dificuldades na comunicação verbal e não verbal, dificuldade em estabelecer relações sociais, comportamentos repetitivos e padrões de interesse restritos.
É importante notar que o autismo é uma condição que afeta cada indivíduo de forma única e as características e sintomas podem variar significativamente entre as pessoas. O diagnóstico do autismo é feito por profissionais de saúde mental, com base na avaliação clínica e em testes específicos.
Evidências científicas dos benefícios da Cannabis no tratamento do autismo
Sabe-se que a Cannabis é uma poderosa aliada ao tratamento do TEA. Porém ainda se questiona muito as evidências científicas sobre a atuação dos canabinoides. Neste sentido, a Dra. Ana Gabriela Hounie afirma que existem várias evidências. Especificamente em relação ao autismo, ela aponta que já existem 6 estudos feitos com canabidiol:
“Nesta proporção de 25 para 1 no autismo. Em outras patologias existem também: a epilepsia refratária é onde mais tem estudos publicados sobre o assunto. E também existem estudos sobre dores crônicas, em várias patologias. O que acontece é que ainda são em pequeno número, não existem muitos financiamentos e são estudos caros. Pois há toda uma ala da medicina, chamada medicina cannabinoide, e o que se tem de experiencia prática acumulada é enorme. Então sim existe evidências, mas há espaço para preencher”.
THC e CBD para tratar sintomas do autismo
“A Cannabis traz muitos benefícios para o tratamento do autismo. Pois no tratamento tradicional usamos medicações para lidar com sintomas. No caso do Canabidiol, especificamente, os estudos são com altas doses de canabidiol e um pouquinho de THC, o cânhamo, 0,3% de THC. E se viu que o canabidiol tem ação não só nestes sintomas. Mas ele tem ação multimodal, em várias frentes”, finalizou Dra. Hounie.
Live: Cannabis no tratamento do Espectro Autista
E para esclarecer todas as dúvidas sobre como a Cannabis atua no tratamento dos sintomas do autismo, o Portal Cannabis & Saúde realiza a live Cannabis no tratamento do Espectro Autista. Inscreva-se aqui.
A live conta com a participação da médica Dra. Amanda Medeiros Dias, que irá tirar todas as dúvidas sobre o tema.
Data: 05/03, quarta-feira
Hora: 19h (horário de Brasília)
A live será transmitida em nosso Youtube, Facebook e Linkedin.