O Atleta Cannabis conquistou uma vitória no processo judicial contra o Facebook por decorrência de incessantes e injustificadas suspensões da sua conta no Instagram.
Após ter o perfil removido diversas vezes, sem a apresentação de qualquer comunicação prévia por parte do Instagram, o Atleta Cannabis buscou na Justiça a forma de garantir que o perfil não seja derrubado nunca mais.
Além disso, receberam o valor de R$ 5 mil reais de indenização por danos morais diante da conduta abusiva da rede social.
Atleta Cannabis é uma conta educativa sobre Cannabis
“Nossa conta é educativa. Todos os conteúdos são depoimentos e não tem promoção, não tem venda, não tem comercialização. Era algo que me gerava muito desconforto. Pois toda vez que a conta cai a gente perdia engajamento”, explicou Fernando Paternostro, fundador do Atleta Cannabis.
Só pode falar sobre C4nn4bis?
Mesmo após a decisão, Paternostro destaca que ainda não ficou muito clara a resposta dos motivos que eles derrubavam a conta:
“Ficou faltando transparência, eu conheço e eu imagino que você também, contas de Cannabis que sofrem com a mesma coisa e que escrevem Cannabis com 4 (C4nn4bis). Então a minha questão é: pode falar Cannabis ou não? Fiquei feliz que a gente acabou ganhando a ação e gostaria que as pessoas soubessem sobre isso para que busquem os seus direitos”.
A mesma lógica acontece com o perfil do Cannabis & Saúde na rede social: diversas vezes nossa conta é derrubada por parte do Instagram e não se sabe o motivo. A decisão pioneira certamente abre espaço para a discussão no Brasil e para novas decisões como esta.