De goma de mascar para alívio do estresse, a absorventes internos com infusão de CBD para alívio da cólicas. Veja as empresas europeias que estão mudando o cenário da Cannabis no continente
Nos últimos anos, a Europa protagoniza mudanças em relação à legalização, cultivo e comércio de maconha medicinal. Nesse cenário, startups e empresários estão capitalizando esta nova oportunidade. Alguns já ganham posição neste mercado emergente. Além disso, com a maior parte da Europa em quarentena dentro dos últimos meses, as opções de comércio eletrônico para entrega em domicílio para CBD receberam mais atenção.
De goma de mascar para alívio do estresse, a absorventes com infusão de CBD para alívio da dor. A EU-Startups, principal publicação online com foco em startups na Europa, listou 10 startups nascidas no continente e “que estão mudando o cenário da Cannabis na Europa”.
Blossom Genetics – Em 2019, Oliver Davies, Oskar Fletcher e Naeem Dungarwalla, lançaram a Blossom Genetics com o objetivo de utilizar sua experiência no cultivo e criação de frutos de casca mole para desenvolver produtos e genética de Cannabis de grau médico. Por enquanto, seu portfólio é composto por dois produtos diferentes: genética da Cannabis e cannabis medicinal (flor de cannabis inteira). A startup com sede em Londres levantou uma rodada inicial de financiamento pré-semente liderada pela Deepbridge Capital em abril de 2020 para acelerar.
Cannamedical Pharma – Como o único atacadista alemão independente de Cannabis, a Cannamedical estabeleceu relações comerciais com cerca de 3.500 farmácias em toda a Alemanha e afirma ter a maior e mais estável cadeia de suprimentos da UE, com acesso a 40.000 kg de Cannabis medicinal, que é vendido sob o rótulo Cannamedical. Em abril de 2020, a startup sediada em Colônia fechou uma rodada estratégica de investimento da Série A de € 12 milhões.
Demecan – Fundada em 2017 e sediada em Berlim, a Demecan é a única empresa alemã autorizada a cultivar legalmente Cannabis medicinal a partir de 2020. Segundo a empresa, os primeiros suprimentos de Cannabis para pacientes alemães estão programados para o final de 2020. Em 2019, a startup arrecadou € 7 milhões para a construção de suas instalações de produção em Dresden, e em maio de 2020 foi anunciado que o A startup atraiu um investimento de sete dígitos, de vários investidores, incluindo Bernhard Schadeberg, chefe da cervejaria Krombacher.
Grass & Co – Sob a filosofia “Life Enhanced By Nature”, Grass & Co (2018) oferece um óleo CBD sem THC, especialmente misturado com CBD orgânico da mais alta qualidade e ingredientes botânicos terapêuticos. Dividido em três categorias: facilidade, calma e descanso, promete acalmar o estresse e deixá-lo mais à vontade. Em 2019, eles assinaram uma parceria exclusiva com a loja de departamentos de luxo Selfridges, que oferecerá vários produtos CBD selecionados das coleções Grass & Co Ease e Calm aos compradores.
Cannaray – Fundada em 2018, esta startup sediada em Londres espera capacitar as pessoas a viverem vidas melhores por meio do seu CBD “padrão ouro”. Focando nos benefícios de saúde deste produto e apoiados por uma equipe de médicos e cientistas, seus cremes para as mãos, bálsamos, gotas e cápsulas se encaixam nas rotinas diárias com facilidade. Seus produtos também possuem certificações ecologicamente conscientes, são produzidos com plástico 100% reciclado e listam onde são vegetarianos ou veganos. A equipe arrecadou cerca de 8 milhões de euros no ano passado
Rainbow – Todos nós vivemos vidas estressantes e constantemente procuramos uma maneira de sair dela. A startup francesa Rainbow (2019) combinou técnicas antigas de cura com tecnologia moderna para criar produtos exclusivos para alívio do estresse. Até agora, eles lançaram duas marcas de bem-estar no Reino Unido e na França, Kaya e Peace & Skin. O primeiro produto da Kaya é o chiclete relaxante, enquanto o Peace & Skin ajuda as pessoas a combater os efeitos do estresse sobre a pele, com uma rotina relaxante e orgânica de plantas adaptógenas e à base de cânhamo, disponível a partir de setembro. Rainbow levantou financiamento durante a pandemia.
NOBL – Sob o lema “Moldando o Futuro da Cannabis”, o Grupo NOBL está abrindo oportunidades no mundo dos dados e mídias de Cannabis. Funcionando como um grupo de mídia, dados, tecnologia e consultoria, o portfólio de empresas próprias do Grupo NOBL inclui algumas das marcas mais respeitadas do setor e espera se tornar um catalisador de mudanças positivas no setor, reunindo líderes em saúde, política, ciência e negócios. No início de 2020, eles anunciaram o fechamento de sua rodada da Série A e uma injeção de capital de € 14 milhões.
Alphagreen – Fundada em 2019, a Alphagreen, com sede em Londres, é um mercado on-line líder em produtos de CBD com tecnologia alternativa e produtos de saúde alternativos. Tendo usado o CBD para aliviar doenças psicológicas e fisiológicas, o co-fundador ucraniano Alexej Pikovsky percebeu que havia uma lacuna no mercado para produtos de CBD confiáveis e eficazes que vão além do óleo e vapes. Agora, com o co-fundador russo Viktor Khliupko, eles cresceram para mais de 30 funcionários e conseguiram um financiamento inicial de € 590 mil em maio de 2020.
Sanity Group – O Sanity Group foi fundado em 2018 por empresários alemães e defensores da Cannabis Finn Hänsel e Fabian Friede. Atualmente, a empresa está operacional com duas unidades de negócios, a Sanatio Pharma, uma empresa de Cannabis medicinal dedicada ao desenvolvimento de novas terapias e produtos farmacêuticos, e a marca de bem-estar VAAY, visando o mercado de estilo de vida com produtos sem receita médica e contendo CBD. Em fevereiro de 2020, eles anunciaram a conclusão de uma rodada de financiamento de € 20 milhões.
Daye – Daye, fundada em 2017, está construindo uma marca de femtech e cannatech combinada, para elevar os padrões em saúde feminina e preencher a lacuna de gênero na pesquisa médica. Seu primeiro produto é um absorvente desenvolvido recentemente que usa o CBD (um extrato derivado da flor da planta industrial de cânhamo, um parente legal da maconha) para ajudar a combater as cólicas menstruais (ou dismenorréia) como uma alternativa aos analgésicos tradicionais. Até agora, sua equipe de mais de 40 anos arrecadou cerca de € 5 milhões.