O dia 24 de maio vai ficar marcado na Argentina, foi sancionada a lei que regulamenta a Cannabis medicinal e o cânhamo industrial no país vizinho. O presidente, Alberto Fernández, aprovou a lei que tinha passado pela câmara dos deputados que criou um novo marco regulatório para a indústria no país.
Agora, será formada uma agência reguladora, a ARICCAME do setor para estabelecer normas para a produção, importação e exportação dos derivados de Cannabis. De acordo com o ministro do desenvolvimento argentino, Matías Kulfas, a lei inaugura uma nova indústria no país e a expectativa é criar 10 mil postos de trabalho em 3 anos e gerar até 50 milhões de dólares em exportações.
Alberto Fernández: “Triunfo da sociedade contra a hipocrisia”
Na cerimônia de assinatura da lei da Cannabis e cânhamo, o presidente argentino, Alberto Fernández, comemorou o que chamou de “vitória da sociedade contra a hipocrisia” e lembrou que muitas áreas serão beneficiadas com a nova legislação argentina.
“Estamos dando passos muito importantes em termos industriais, em termos farmacológicos e, principalmente, em termos de saúde.”
A lei das deputadas Mara Brewer e Carolina Gaillard foi aprovada com ampla maioria na câmara, foram 155 a favor, 56 contra. Também presente na cerimônia, a fundadora da ONG Mama Cultiva, Valeria Salech, lembrou que ainda há muito a ser feito a partir da publicação da lei.
“Quando se promulga uma lei não se alcança o objetivo, se chega a um ponto de partida. Agora vamos trabalhar muito. E vamos seguir esse trabalho para que a lei seja o mais reparatória possível para todos esses grupos e coletivos que por todos esses anos colocaram a mente, o corpo, o coração, a cabeça e a vontade pelo bem comum.”
A Argentina, autorizou o uso medicinal da Cannabis em lei de 2017, em 2020 o cultivo em pequena escala foi autorizado para fins medicinais e de pesquisa. Agora, uma grande cadeia produtiva vai se estruturar no país, que já é um grande exportador de bens agrários.
No Brasil, a legislação exige que os pacientes que queiram usar Cannabis no tratamento tenham uma prescrição médica por profissional especializado. Na plataforma de agendamento de consultas do portal Cannabis & Saúde, você pode entrar em contato com diversos médicos especialistas prescritores.