Evento com palestrantes de toda América Latina deve reunir mais de 500 profissionais da área da saúde, para discutir achados científicos e a experiência clínica dos prescritores
A Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide (APMC) promove, entre os dias 11 e 13 de maio, o primeiro Congresso Internacional de Cannabis Medicinal organizado pela entidade.
Antes de mais nada, o evento terá modelo híbrido. Assim, o primeiro dia será completamente online. Já nos dois dias subsequentes, as palestras serão presenciais, no Hotel Radisson Paulista, em São Paulo.
De acordo com o pediatra Flavio Geraldes, presidente do Congresso, a convenção não está restrita aos médicos, mas também agrega comitês científicos de Odontologia e Medicina Veterinária.
Congresso não é exclusivo para médicos
“O Congresso também está aberto para quem já atua nesse cenário e não é exclusivo para o profissional da saúde. Por isso, nossa programação conta com palestrantes de todo Brasil e toda a América Latina, que vão trazer evidências cientificas e casos clínicos”, adianta Geraldes.
Portanto, para quem não conhece, a Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide foi constituída no final de 2021 e agrega mais de 100 associados. O coletivo tem se organizado em grupos de trabalho e desenvolvido trabalhos científicos e notas técnicas sobre assuntos polêmicos, como o K2 e o Delta 8, por exemplo.
Além desse trabalho técnico e político da APMC, outra missão da entidade é propagar achados científicos.
“De fato, nós que estudamos a Cannabis sabemos do seu potencial. Mas isso precisa ser replicado, porque ainda esbarra em alguns preconceitos”, lamenta dr. Rubens Wajnsztejn, presidente da APMC.
Segundo Wajnsztejn, existem dois movimentos em curso: um da comunidade científica internacional e outro da população, que tem cobrado dos médicos conhecimento sobre a planta. “Esse é um caminho bom. Por isso, queremos mais colegas estudando e entendendo a medicina canabinoide”, defende o presidente da APMC.
Evento diferenciado
O médico dermatologista e da família Guilherme Marques, Diretor de Comunicação da APMC, , explica que o modelo das aulas e palestras desse novo evento é distinto do que foi adotado no Congresso Brasileiro da Cannabis, na semana passada, juntamente com a Medical Cannabis Fair.
“Em primeiro lugar, nosso Congresso tem um caráter mais técnico, com abordagens práticas e empirismo. O rol de palestrantes do Congresso da APMC tem um perfil distinto. Além disso, a discussão será mais profunda, por abarcar diferentes especialidades. Será uma discussão rica e nobre”, adianta Marques.
Conheça alguns palestrantes
Assim, na parte médica, são esperados o neurologista Flavio Rezende, que vai falar sobre a Cannabis na esclerose múltipla, e o reumatologista Osvaldo Antônio Haider, que abordará casos clínicos de fibromialgia e osteoartrite.
Ainda para falar sobre doenças que atingem o Sistema Nervoso Central, estão confirmados nomes como o do psiquiatra Wilson Lessa, com casos de esquizofrenia, e o neurocirurgião Pedro Pierro, que vai palestrar sobre dores neuropáticas e a Cannabis.
Com relação à modulação do Sistema Endocanabinoide para ansiedade e depressão, o psiquiatra Eduardo Perin trará a experiência do consultório. E o neuropediatra Rubens Wajnsztejn vai abordar casos de paralisia cerebral.
Palestrantes internacionais
Já no line up internacional, os destaques são: dois argentinos, Sergio Mendes Garrido, que vai falar sobre dor e cuidados paliativos com Cannabis, e o biólogo Dario Andrinolo, que abordará a diferença entre Cannabis regulamentada e artesanal.
Do Uruguai, a convidada confirmada é a pesquisadora Raquel Peyraube, especialista em Endocanabiologia. Na sua palestra, o tema é o uso abusivo de drogas.
Odonto e medicina veterinária presentes
Além dos painéis médicos, separados por patologias, o Congresso também abriu espaço para painéis que falam sobre a indicação dos canabinoides em patologias odontológicas e para a Medicina Veterinária.
A dra. Aline Mendes coordena o Comitê Científico da Veterinária e o dr. Guilherme Martins é o responsável pelo Comitê Científico da Odontologia.
Na Odonto, um dos nomes mais esperados é o da odontóloga Monique Xavier, cuja palestra será sobre fitocanabinoides na Ortodontia e pacientes especiais.
Já no painel dos pets, o veterinário Tarcísio Barreto trará casos clínicos e pesquisas sobre Neurociência e Neurologia na Medicina Veterinária.
“Essa é a oportunidade de os congressistas tirarem suas dúvidas. Eu sempre digo que o artigo científico não ensina a prescrever, não ensina a lidar com o paciente. É isso que queremos promover. Não temos o objetivo de lucro, mas de difusão da Medicina Canabinoide”, conclui dr. Flavio Geraldes.
Serviço
Inscrições:
Contato com a imprensa:
paula@taoassessoria.com.br