“Nossa expectativa é trabalhar com a tríade: educação, saúde e ciência. Entrando nas faculdades de medicina e ensinando aos alunos o sistema endocanabinoide. Vamos iniciar pela Faculdade de Medicina do ABC. Mas temos também parceria com outras universidades, com médicos de todos os estados e de outros países da América Latina e da América do Norte”. É assim que o Dr. Flavio Geraldes Alves apresenta os objetivos da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide, APMC, que foi lançada oficialmente hoje no Brasil na Faculdade de Medicina do ABC.
Durante o lançamento, conversamos com exclusividade com o Dr. Flavio Geraldes Alves, que é o Diretor Científico da APMC. A iniciativa conecta médicos do Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile, México e Canadá.
Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide
A entidade sem fins lucrativos, foi fundada por profissionais médicos, que incluem em seu arsenal terapêutico produtos derivados da Cannabis sativa com fins medicinais. A Associação é pautada pela ciência e busca propiciar maior progresso e discussão em torno dos protocolos de aplicação de fitocanabinoides dentre as mais diversas especialidades da medicina.
Pesquisa científica com a Cannabis
Há dois anos a USP apresentou a maior produção científica mundial sobre canabidiol. Em 2021 os artigos de pesquisa sobre Cannabis bateram recorde segundo dados compilados pelo PubMed.
Definitivamente se depender da APMC este número irá crescer ainda mais no Brasil já em 2022. “Um dos objetivos também é trabalhar com pesquisa e desenvolver pesquisa científica para solidificar o conhecimento, nosso e dos outros colegas. E mostrar para comunidade médica e científica o potencial terapêutico das moléculas extraídas dessa planta”, destaca Dr. Geraldes.
Agenda da APMC
Para Dr. Geraldes a APMC começou com o “pé direito” e com a agenda já marcada para o Congresso Universitário da Faculdade de Medicina do ABC. “Já temos palestras que organizamos quinzenalmente para médicos, temos o canal do YouTube da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide onde nós disponibilizamos conteúdos. Temos a intenção sim de montar cursos de pós-graduação. E cursos básicos também para os alunos que estão iniciando. Agora no dia 19 de agosto, vamos estar no Congresso Universitário da Faculdade de Medicina do ABC ensinando o sistema endocanabinoide para alunos”.
Além disso, o lançamento contou com a presença de diversos profissionais da área da saúde como o presidente da APMC, o professor e Dr. Rubens Wajnsztejn e a Dra. Ana Gabriela Hounie, que é parte do conselho consultivo do Brasil da APMC.
Conexão Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile, México e Canadá
“Temos uma grande equipe, pessoas com bastante conhecimento e com muita vontade de trabalhar e de ensinar”, destaca Dr. Geraldes sobre as possibilidades de conexão e trocas de conteúdos que a APMC irá proporcionar.
Primordialmente, a APMC busca ser a referência de informação aos médicos de todas as especialidades e aos estudantes de medicina. Criando diretrizes e outros materiais em inglês, português e espanhol, para dar base ao acompanhamento médico dos pacientes em tratamento com produtos derivados de Cannabis.
Se você busca tratamentos com derivados da Cannabis, o portal Cannabis & Saúde pode te ajudar. Nós possuímos uma plataforma de agendamento de consultas, com mais de 200 médicos prescritores.
Você pode filtrar a busca por cidade, estado, especialidade médica e até o valor que você pode pagar. Agende agora a sua consulta aqui.