Em breve, podemos ter um recurso para auxiliar pessoas com intoxicação com produtos de Cannabis, principalmente contendo THC. A farmacêutica Anebulo, sediada nos EUA, está desenvolvendo uma espécie de antídoto para ser usado em pessoas intoxicadas canabinoides da planta ou sintéticos.
O produto que eles estão desenvolvendo é uma molécula batizada ANEB-001. Ela é um antagonista do receptor CB1 do sistema endocanabinoide com afinidade ao receptor. Ou seja, ela se conecta aos receptores CB1 das nossas células e evita que se conectem aos canabinoides da planta, do comestível ou da droga sintética.
Essa seria uma solução para casos de adultos ou crianças que ingeriram doses altas de produtos com Cannabis. Segundo a Anebulo, a administração da ANEB-001 reverteria os efeitos adversos e sintomas de uma intoxicação por canabinoides em até 1 hora.
Intoxicações por comestíveis de Cannabis
Nos EUA, onde cada vez mais estados regulamentam o uso medicinal e adulto de canabinoides, cada vez mais produtos chegam às prateleiras. Se isso facilitou o acesso aos produtos com derivados da planta, por outro lado, surgiram uma grande variedade de comestíveis canábicos que podem causar intoxicação por Cannabis, se ingeridos em altas doses.
A apresentação desses produtos, em forma de balas, jujubas e biscoito acaba chamando a atenção de crianças. Por isso, a ingestão acidental dessas guloseimas por crianças gerou uma alta de mais de 1000% nos casos de intoxicação por maconha.
A molécula que a farmacêutica Anebulo está desenvolvendo seria uma forma de reverter essas intoxicações mais rapidamente. Não existe, até o momento, nenhum tratamento específico para tratar essas infecções por doses altíssimas de THC. Do mesmo modo, seria uma forma de tratar as crises geradas por canabinoides sintéticos vendidos no mercado ilegal, conhecidos como K2, K9 e spice.
Estudo clínico fase II
Em 2022, a Anebulo anunciou resultados animadores nos estudos clínicos de fase 2 da ANEB-001. No estudo, voluntários receberam comestíveis contendo 21mg de THC (a dose recomendada para iniciantes nos comestíveis canábicos é de 5mg de THC) e depois receberam 30g ou 10g do antídoto.
Nos testes, os 10g de ANEB-001 foram suficientes para aliviar os sintomas da intoxicação por THC e os estudos devem prosseguir. Essa investigação está acontecendo no Centro de Pesquisa de Drogas em Humanos (CHDR), nos Países Baixos.
Simon Allen, CEO da Anebulo, lembrou que se a ANEB-001 for aprovada, pode significar um alívio para o sistema de saúde.
“No momento, estamos explorando os efeitos da dosagem atrasada para entender melhor as condições do mundo real. Nesta circunstância, desafiamos os indivíduos com THC uma hora antes de administrar ANEB-001. Sem terapêutica aprovada pela FDA, a intoxicação aguda por canabinoides, geralmente, requer internações prolongadas no departamento de emergência com intervenções de acompanhamento caras para complicações neuropsiquiátricas, como ansiedade e psicose aguda. Acreditamos que o ANEB-001 desempenhará um papel crítico na redução da carga de intoxicação aguda por Cannabis para o paciente e para o sistema de saúde.”
O uso medicinal da Cannabis é extremamente seguro se o paciente respeitar a dose e a recomendação dos médicos. Nenhuma morte foi registrada por ingestão ou overdose de qualquer derivado de Cannabis Portanto, se você quiser começar um tratamento utilizando os canabinoides, basta marcar uma consulta com um médico prescritor na nossa plataforma de agendamentos. Nesse sentido, se você seguir as orientações de um profissional de saúde podemos evitar os efeitos adversos que podem ocorrer.