Uma pesquisa feita no Canadá constatou que muitos pacientes utilizam a Cannabis para tratar a ansiedade, insônia e depressão sem prescrição médica. Em lugares onde a Cannabis é regulamentada, nem todas as pessoas buscam a recomendação de um profissional da saúde para iniciar um tratamento, pois elas podem adquirir produtos com canabinoides com facilidade no mercado lícito.
O estudo foi publicado no periódico Journal of Cannabis Research e identificou que dentre as pessoas que se automedicaram com Cannabis, 70% trataram ansiedade, 56% insônia e 37% depressão. Há também uma quantidade significativa de pacientes que relatou a utilização de canabinoides para sentir alívio de dor física, 53%.
Pacientes fogem da burocracia
Essas pessoas informaram porque decidiram não se consultar com um profissional de saúde, 52% disseram que foi por falta de informação e 39% porque o processo era muito complexo. Esse dado é preocupante porque desde 2001 o uso medicinal de Cannabis é regulamentado no Canadá e, ainda assim, o processo foi difícil para essas pessoas. Muitas podem ainda estar adquirindo seus medicamentos no mercado ilegal por motivos diversos.
A partir de 2018, com a regulamentação de todos os usos de Cannabis no país da América do Norte, as pessoas maiores de 18 anos, ou 21 na província de Quebec, passaram a poder comprar produtos com canabinoides em dispensários por todo o país. E a partir daí fica muito difícil diferenciar quem faz uso medicinal de quem faz uso não-medicinal da planta. Isso também é motivo de preocupação porque a ausência de orientação médica pode trazer resultados indesejados e interações medicamentosas.
Brasil: o país mais ansioso do mundo
O Brasil também tem uma fatia grande da população que usa medicamentos sem prescrição, no nosso caso de outros tipos de remédios e não os com Cannabis. De acordo com pesquisa de 2018, 79% das pessoas com mais de 16 anos se automedicaram. Dentre esses, os motivos principais foram dor de cabeça, febre e resfriado.
Porém, o contexto da pandemia de Covid-19 foi muito impactante para a saúde mental dos brasileiros e trouxe a atenção para esse questão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) levantou que os casos de depressão e ansiedade cresceram 25% por conta da crise desencadeada pelo coronavírus e a Cannabis pode ser uma poderosa aliada para combater esse mal, desde que com a devida orientação.
Se você busca cuidar da sua saúde mental, busque a orientação de um profissional qualificado. Na nossa plataforma de agendamentos você encontra diversas especialidades, inclusive psiquiatras, que podem te ajudar a tratar ansiedade, depressão e insônia.