“Cannabis é remédio para velhos”. O bordão, usado por alguns médicos que estudam o potencial dos canabinoides, recebeu agora mais um reforço científico. A pesquisa “Prevalência e frequência do uso de cannabis entre adultos de 50 a 80 anos nos Estados Unidos” aponta que mais de um em cada 10 adultos americanos, com idades entre 50 e 80 anos, usam Cannabis.
Veja os dados do estudo
Entre 2.023 participantes, com idades entre 50 e 80 anos (52,7% mulheres), 12,1% relataram uso de Cannabis no último ano. Entre aqueles que relataram uso da planta, 34,2% relataram usar produtos de Cannabis 4 ou mais dias por semana.
A pesquisa, publicada na revista Cannabis and Cannabinoids Research, foi realizada pelo Instituto de Política e Inovação em Saúde da Universidade de Michigan. E sugeriu a necessidade de mais educação e triagem de adultos mais velhos, quanto aos riscos relacionados à Cannabis.
“Os adultos mais velhos representam uma faixa etária vulnerável ao uso de cannabis, devido a interações com medicamentos, direção arriscada, impactos na saúde mental e maior possibilidade de quedas e problemas de memória”, argumentou Anne Fernandez, Ph.D., psicóloga de dependência da U-M. Centro de Dependência e Departamento de Psiquiatria, que liderou o estudo.
O impacto do Canabidiol em adultos com idade avançada
Recentemente, durante uma live do portal Cannabis & Saúde, a médica psiquiatra a Dra. Felianne Meirelly Alves, CRM: 7401, defendeu que seria uma prática muito positiva, se os idosos no Brasil adotassem o Canabidiol.
“Deveria ser uma lei: todos os idosos deveriam tomar Canabidiol. Pois qual idoso não tem inflamação? Não sofre de dor? Não tem dificuldade na qualidade do sono? O idoso quase sempre tem problemas de memória. E o CBD é anti-inflamatório, analgésico, reduz a velocidade de multiplicação de células cancerígenas, ele estimula a produção de novos neurônios e melhora a comunicação entre os neurônios. Então, para idosos com neuropatias periféricas, é fantástico”, afirmou a médica.
Cannabis: uma alternativa natural na terceira idade
Ainda sobre a pesquisa americana, também é apontado o fato de que o uso de Cannabis é uma tendência crescente. Principalmente, com o avanço do acesso legal nos Estados Unidos.
Outro ponto é o interesse e a procura por alternativas naturais para tratamentos de saúde. Os EUA vivem um momento delicado, com muitas pessoas morrendo todos os anos, pelo abuso de medicamentos para a dor, principalmente, opioides. Nesse sentido, outras pesquisas apontam que a planta pode substituir os opioides, para o alívio da dor, porém com menos efeitos colaterais.
Além disso, outras pesquisas apontam mais benefícios do uso da Cannabis por idosos, ajudando a suavizar o envelhecimento do cérebro, da pele e de outros órgãos, graças ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório.
Agende sua consulta agora com um profissional que conheça o potencial da Cannabis para sua saúde
Aqui no Brasil, o uso medicinal da Cannabis é possível, desde que com acompanhamento médico ou odontológico. Portanto, se você tem interesse em fazer tratamento canabinoides, ou agendar para um familiar, o primeiro passo é acessar a nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 300 médicos e dentistas, que estão preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta aqui!