Sônia Hatje, 74 anos, deu uma chance à cannabis e já sente os benefícios de um tratamento natural, sem efeito colateral, contra a ansiedade e no desmame de remédios alopáticos
Sempre me considerei uma pessoa ansiosa por natureza. Mas o diagnóstico e o tratamento contra um câncer no intestino, em 2014, agravou ainda mais meu quadro emocional. Graças a Deus, me curei do câncer, porém a ansiedade se tornou uma questão crônica na minha saúde.
Lá atrás, me lembro bem da minha primeira crise. Antes de tudo, eu não conseguia ficar um só instante parada.
Precisava movimentar meu corpo na mesma intensidade e velocidade que os meus pensamentos. Minha cabeça estava a mil, o que me fazia passar horas dando voltas pelo meu quintal.
Aceitei que precisava de ajuda para lidar com a minha ansiedade
A princípio, foi difícil encarar meu problema emocional e aceitar que precisava de ajuda profissional. Até que, no ano de 2016, marquei consulta com um médico psiquiatra, que me receitou um ansiolítico, também conhecido como calmante, numa dose de 75 mg.
O medicamento de fato baixou a minha ansiedade, apesar de trazer alguns desconfortos, tanto emocionais quanto físicos, como parte dos efeitos colaterais. A dificuldade para me expressar, talvez, tenha sido o pior dos efeitos. Meus pensamentos ficaram confusos, sem fluidez entre o que eu queria dizer e como conseguia de fato me expressar. Conversando com o médico, ele me explicou que isso poderia ser um efeito colateral do medicamento.
Precisei dobrar a dose do ansiolítico na segunda crise
Mesmo assim, durante cinco anos, tomei esse medicamento. Quando estava planejando o desmame, no entanto, tive uma segunda crise de ansiedade. Isso aconteceu no ano de 2021. Dessa vez, meus sintomas foram mais leves, mas igualmente angustiantes. O que sinto é uma sensação de constante preocupação. Fico agitada, angustiada e nada me faz relaxar.
Com o tempo, aprendi que sentir essa angustia não é frescura, mas também não é normal. Então, marquei uma nova consulta com o psiquiatra. Ele achou por bem dobrar a dose do ansiolítico – de 75mg passou para 150 mg. Confesso que nunca gostei de tomar tanto remédio, porque tenho medo dos estragos silenciosos que eles podem causar no organismo, mas, aceitei. Eu precisava me livrar dos sintomas da crise. Saí do consultório certa de que iniciaria o desmame do medicamento, assim que meu emocional se estabilizasse outra vez. E fiz isso, tentando diminuir a dose aos poucos, mas, sem sucesso. É que, ao baixar a dose, me sentia mal outra vez. Voltei à estaca zero.
Procurei a cannabis para ajudar o meu marido
Conversando com uma amiga, com uma filha diagnosticada com fibromialgia e um marido com depressão, soube que a Cannabis medicinal estava surtindo ótimos resultados para a saúde dos dois. Fiquei interessada no tratamento, a princípio, pensando no meu marido, que sente dores fortíssimas, devido a uma lesão no nervo da sua coxa esquerda.
Marquei uma consulta para ele, com o doutor Paulo Rocha, especialista em tratamentos com cannabis medicinal. Já de imediato, achei muito bacana a atitude dele, que oferece uma consulta a um preço de R$ 200 reais, justamente para tornar o tratamento mais acessível. Depois, gostei da posição honesta desse médico. Ele nos contou que, infelizmente, a cannabis não trataria o caso do meu marido, porque é uma questão cirúrgica. Já para mim, ele garantiu que seria um ótimo remédio para tratar a minha ansiedade!
Decidi dar uma chance ao remédio feito da planta. Até porque minha filha, que trabalha com química, me deu todo o aval para seguir em frente, e meus outros três filhos também apoiaram o tratamento com cannabis medicinal. Sei que não estou fazendo nada de errado.
Sem efeitos colaterais, nem problemas de interação medicamentosa
Em paralelo, busquei informações e li reportagens que diziam que a cannabis é um medicamento como outro qualquer. Aliás, ela pode ser um remédio ainda melhor, já que é comprovadamente segura, apresenta resultados rápidos, sem efeitos colaterais, nem problemas de interação medicamentosa. Fiquei muito feliz por encontrar um tratamento natural para a minha ansiedade que, de quebra, pode me ajudar no desmame do remédio psiquiátrico!
Faz quatro meses que estou tomando meu óleo da Tegra Pharma, ainda ajustando minha dose, mas já simplesmente muito satisfeita com os resultados. Sinto o meu emocional estável e percebo isso por conseguir viver minha rotina cotidiana de maneira ativa, mas tranquila. Vou à academia, frequento meu centro espírita, tenho energia para encontrar minhas amigas. Sabe quando você está em paz? É exatamente assim que me sinto. Não vejo a hora de tirar o remédio ansiolítico de vez, e tenho certeza de que a cannabis medicinal é a minha melhor aliada. Estou muito satisfeita com o meu tratamento e torço para que a planta se torne um remédio mais acessível para todos.
Agende sua consulta
Clique aqui para marcar uma consulta com um médico prescritor de Cannabis medicinal.
Na plataforma de agendamento do portal Cannabis & Saúde, você encontra mais de 250
profissionais de saúde, de diversas especialidades. Encontre o profissional que melhor atenda
suas necessidades!