Para um tutor, é muito difícil ver o seu cão com olhar triste e dificuldade para se levantar ou brincar. Uma possível causa desse sofrimento (para ambos) pode ser a artrose, uma condição comum em cachorros, especialmente os de grande porte e idosos.
Essa doença causa desgaste nas articulações e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida do seu pet, causando dor e limitando a mobilidade.
Assim como acontece com humanos, pesquisadores da medicina veterinária buscam alternativas para aliviar a dor que causem menos efeitos colaterais do que os analgésicos convencionais. Nesse sentido, um estudo demonstrou que um suplemento à base de compostos da Cannabis aliviou a dor crônica causada pela artrose em cachorros, melhorando a qualidade de vida desses animais sem causar efeitos adversos.
Como a artrose afeta cachorros
Em cachorros, a artrose, ou osteoartrite, é semelhante à que acomete humanos. Com a degeneração da cartilagem que reveste as articulações, há um atrito entre os ossos que causa dor, rigidez e dificuldade de movimento. Isso pode levar a uma redução na atividade física, mudanças no comportamento e até mesmo afetar a interação com os tutores.
A dor crônica causada pela artrose é uma condição debilitante que merece atenção, assim como outros sinais vitais, como a frequência cardíaca e respiratória. Enquanto os humanos podem descrever verbalmente a dor e o desconforto, os cães expressam os sintomas através de mudanças no comportamento, perda de apetite e relutância em brincar.
Embora os princípios do tratamento sejam semelhantes, os medicamentos e terapias para artrose disponíveis para cachorros são muito mais limitados do que para humanos. Por isso, pesquisadores realizaram um estudo para avaliar se os canabinoides seriam tão eficazes para os animais quanto são para pessoas com a condição.
Cannabis, terpenos e mais
O estudo envolveu 21 cachorros adultos com artrose grave, divididos em dois grupos: um recebeu um placebo, enquanto o outro recebeu um suplemento alimentar com uma combinação de canabidiol (CBD), canabigerol (CBG), o terpeno mirceno e extrato de garra do diabo (Harpagophytum procumbens), uma planta conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
O suplemento continha 15% de CBD, 15% de CBG, 0,3% de mirceno e 1% de extrato alcoólico de garra do diabo. Os cães foram tratados por 30 dias, e os pesquisadores avaliaram a dor, o estresse oxidativo e os marcadores inflamatórios no sangue. Para medir a dor, foi utilizado o Índice de Dor Crônica de Helsinque (IDCH), uma escala específica para cachorros.
Como o suplemento funciona
Os principais resultados do estudo foram:
- Redução da dor: o grupo tratado com o suplemento com canabinoides apresentou uma diminuição significativa da dor, medida pelo IDCH. Além disso, os pesquisadores observaram melhoras na mobilidade, com os cães mancando menos.
- Efeito anti-inflamatório: o suplemento reduziu os níveis de IL-6, uma proteína associada à inflamação, e aumentou os níveis da citocina IL-10, que tem efeito anti-inflamatório.
- Redução do estresse oxidativo: o tratamento diminuiu os metabólitos reativos de oxigênio e aumentou o potencial de antioxidante biológico, sugerindo que o suplemento pode ajudar a proteger células contra danos causados pelos radicais livres.
- Segurança: nenhum efeito adverso foi observado durante o estudo.
Além dos já conhecidos efeitos anti-inflamatórios e analgésicos do CBD e do CBG, o terpeno mirceno ajuda a diminuir a percepção da dor, regulando canais iônicos envolvidos na sensibilidade dolorosa. Do mesmo modo, o extrato de garra do diabo pode reduzir a produção de moléculas inflamatórias, como a IL-6 e a COX-2.
Futuro promissor no cuidado animal
Os resultados mostraram que o suplemento à base de canabinoides é uma alternativa segura e eficaz para aliviar os sintomas da artrose em cachorros. Porém, os pesquisadores destacaram que mais estudos são necessários para entender completamente os mecanismos por trás desses efeitos terapêuticos.
Mesmo com algumas incógnitas, o uso de canabinoides e outros compostos naturais no tratamento da dor crônica em cães abre novas possibilidades para a medicina veterinária. Essa abordagem pode se tornar uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pets com essa ou outras condições dolorosas.
Veterinários e tutores podem se animar com a possibilidade de um tratamento eficaz, seguro e que ajuda a devolver a alegria e a mobilidade aos companheiros de quatro patas.
Uso veterinário da Cannabis: uma nova era
A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para médicos veterinários prescreverem medicamentos à base de Cannabis para animais tem o potencial para inaugurar uma nova era na saúde animal.
Desde dezembro de 2024, os profissionais da saúde animal podem prescrever produtos à base de Cannabis disponíveis nas farmácias, todos no formato de óleo ou spray para uso oral ou nasal. No entanto, a expectativa é que tanto a Anvisa quanto o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizem novos medicamentos de uso exclusivo em animais num futuro próximo.
O uso de medicamentos à base de Cannabis em humanos já está mais sofisticado, com produtos em diversos formatos, formulações e concentrações. Para tratar dores, por exemplo, é possível utilizar pomadas e cremes com ação local, além dos conhecidos óleos e sprays de uso oral. Porém, para garantir um tratamento seguro, o paciente deve contar com a orientação de um profissional da saúde experiente nesse tipo de prescrição.
Portanto, o primeiro passo para começar um tratamento com compostos da Cannabis é marcar uma consulta com um médico, para avaliar sua condição e recomendar os produtos mais adequados. Na nossa plataforma de agendamento, você tem acesso a mais de 300 profissionais de diversas especialidades e com experiência nessa abordagem terapêutica. Acesse já e marque sua consulta!