“A fibromialgia me causava tanta dor que eu não conseguia receber um abraço.” — Patrícia Abrão
“A Cannabis melhorou as dores da fibromialgia 500%.” — Amanda Pereira
“Cannabis é o único remédio que alivia as minhas dores da fibromialgia.” — Helen Ritt
Os depoimentos de pacientes com fibromialgia que incluíram a Cannabis no tratamento são extremamente impactantes, mostrando como medicamentos à base da planta podem transformar vidas.
Desvendando o tratamento com Cannabis para os sintomas da fibromialgia
A fibromialgia é uma das doenças reumáticas mais comuns. Apesar de atingir de 2 a 5% da população mundial (uma alta prevalência), ainda há muito a ser descoberto sobre essa condição e o tratamento continua desafiador para a Medicina.
Felizmente, muitos dos pacientes com fibromialgia conseguem alívio dos sintomas complementando o tratamento com produtos à base de Cannabis. A ciência segue investigando os mecanismos por trás desse alívio, como nos depoimentos acima.
Combinando canabinoides: o papel da Cannabis no alívio da fibromialgia
Recentemente, pesquisadores colombianos realizaram uma revisão de estudos para compreender como os canabinoides podem ser uma alternativa terapêutica para aliviar os sintomas da fibromialgia. Eles analisaram tanto ensaios clínicos quanto estudos observacionais, abrangendo diferentes tipos de produtos à base de Cannabis e formas de administração.
De acordo com os resultados do estudo, três áreas apresentam melhores resultados:
- Redução da dor;
- Melhora na qualidade de vida;
- Sono mais tranquilo.
Esses benefícios acontecem graças à interação dos compostos da Cannabis — os canabinoides — com o sistema endocanabinoide do corpo, um conjunto de receptores que ajuda a regular funções fisiológicas como a percepção da dor, sono e humor.
Entre as centenas de canabinoides encontrados na planta, dois têm mais impacto na fibromialgia:
- Delta-9-tetrahidrocanabinol (THC): eficaz no alívio da dor;
- Canabidiol (CBD): além de aliviar a dor, é anti-inflamatório.
A combinação entre THC e CBD parece ser a chave para o sucesso do tratamento.
Efeitos colaterais e segurança
Os estudos não identificaram eventos adversos graves relacionados ao uso de medicamentos com Cannabis. Os efeitos colaterais mais comuns foram leves a moderados, como:
- Boca seca;
- Tontura;
- Sonolência.
Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem com a interrupção do uso.
Como iniciar um tratamento complementar com Cannabis para os sintomas da fibromialgia
No estudo, os pesquisadores destacaram os sintomas que os produtos com Cannabis aliviaram nos pacientes com fibromialgia:
“Há informações que sustentam que os produtos à base de Cannabis podem ser eficazes e seguros em pacientes com fibromialgia. Portanto, esses produtos podem melhorar os sintomas musculoesqueléticos, somáticos e psiquiátricos em pacientes, principalmente dor, fadiga e depressão; além disso, esses produtos podem ser considerados seguros.”
A ciência está avançando e confirmando o que os relatos de pacientes que abrem esse texto. O tratamento auxiliar com canabinoides pode ser realizado de diferentes maneiras combinando canabinoides e vias de administração, a depender da condição do paciente.
Se você tem fibromialgia e os tratamentos convencionais não funcionaram, medicamentos com Cannabis podem ser uma alternativa para debater com o seu médico. Se você precisa encontrar um médico experiente nesse tipo de prescrição, acesse já a nossa plataforma de agendamento. Lá, você encontra mais de 300 profissionais de diferentes especialidades, todos preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho.
O acompanhamento é fundamental para a segurança do paciente, pois cada pessoa reage de forma única ao tratamento. Além disso, essa é uma das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adquirir os medicamentos. Portanto, não espere mais e marque já sua consulta!