O documentário em quadrinhos Diamba – Histórias do Proibicionismo no Brasil vai ganhar uma versão teatral chamada Diamba – A Saga da Cannabis no Brasil. A obra conta a trajetória da Cannabis no país, desde sua chegada até sua proibição, e a primeira apresentação da peça será na ExpoCannabis Brasil.
Conversamos com Daniel Paiva, o autor do livro, e Luis Navarro, idealizador do projeto e protagonista da peça, sobre como eles abordaram a Cannabis em seus trabalhos e a importância de promover um debate mais profundo sobre os usos da planta no país.
Diamba – Histórias do Probicionismo no Brasil
Durante a ExpoCannabis de 2023, o livro Dimba – Histórias do Probicionismo no Brasil foi lançado pela Brasa Editora. A obra narra a história da Cannabis no país através de letras de músicas e casos reais, incluindo as prisões de artistas como Gilberto Gil, Rita Lee e a banda Planet Hemp, e o icônico evento conhecido como Verão da Lata.
Inspirado pela história em quadrinhos Cannabis, A Ilegalização da Maconha nos Estados Unidos, de Box Brown, Daniel Paiva adotou o estilo “documentário em quadrinhos”. A proposta para adaptar o livro para o teatro surpreendeu o autor:
“Estou muito feliz, foi um convite irrecusável. Eu imaginava virando um filme, uma animação, um documentário… Quando o Luis veio com a ideia de fazer a peça, ele me surpreendeu. Eu estou super curioso para ver como vai ficar.”
Estreia na ExpoCannabis 2024
Luis Navarro, que protagonizou a série Pico da Neblina, decidiu adaptar Diamba para o palco pela forma como o livro aborda a ligação entre a proibição da planta e o racismo. Com a peça Diamba – A Saga da Cannabis no Brasil, ele pretende causar um impacto social através da arte, além de retornar para o teatro:
“Eu estou há nove anos sem fazer teatro, comecei a fazer mais novela, cinema, série e parei um pouco com o que, na verdade, a gente chama de a casa do ator, que são os palcos. Desde então, estou tentando achar um texto que me identifique, porque eu não quero fazer um teatro só por fazer, eu queria fazer algo que eu pudesse dar continuidade. Algo que daqui a 10 anos eu consiga fazer e que as pessoas se emocionem, tenha o mesmo impacto social, que seja atemporal.
Eu consegui unir dois caras muito geniais para fazerem algo que fosse à altura do do livro. A gente está fazendo algo que é autoral, que mexe com ancestralidade e que invoca os orixás de uma certa maneira.”
Além de Luis, a peça conta com grande elenco incluindo Danilo Moura (Tim Maia – Vale Tudo, o Musical), Wesley Guimarães (Cidade Invisível) e Adalberto Neto (Feliz Ano Novo… De novo), sob direção de Renata Carvalho (Pico da Neblina).
Na ExpoCannabis 2024, Luis e sua equipe farão um ensaio aberto na Arena do Conhecimento, onde, além de palestras, o público terá uma prévia do espetáculo Diamba – A Saga da Cannabis no Brasil.
Campanha de financiamento coletivo
A equipe está com uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar os ensaios e produção da peça. No entanto, Luis disse que mesmo que não consigam alcançar as metas estabelecidas, o espetáculo Diamba – A Saga da Cannabis no Brasil vai sair do papel:
“Vai acontecer de qualquer jeito, porque eu vou botar do meu meu dinheiro. Eu penso em algo a longo prazo. Então, eu acho que vale esse investimento que eu estou fazendo para poder, de fato, colher lá na frente. Que nem plantar a diamba mesmo, né? Estou plantando para poder colher lá na frente.”
A campanha oferece várias formas de apoio, tanto para indivíduos quanto para empresas que queiram patrocinar. Acesse aqui a campanha na plataforma Catarse.
Diamba – A Utopia
Outra novidade da ExpoCannabis 2024 será o lançamento da continuação dos quadrinhos Diamba – Histórias do Proibicionismo no Brasil. A Brasa Editora e o autor Daniel Paiva vão lançar Diamba – A Utopia, uma história sobre o que seria uma regulamentação perfeita, no ponto de vista do autor. Paiva explicou que esse seria um capítulo presente em um possível livro Diamba 2:
“A gente lançou Diamba em setembro do ano passado e, nessa época, a discussão estava parada no STF. Então, quando lancei, o livro ia até onde estava o julgamento. De repente, a coisa começou a andar e finalmente terminaram.
Eu já comecei a fazer novas páginas à medida que os votos iam rolando no STF. Então, eu quero continuar contando essa história. A minha ideia é lançar o Diamba 2 quando a maconha for legalizada de verdade no Brasil. Pode ser que seja rápido, pode ser que seja daqui a 10 anos, pode ser nunca.
A gente preparou um capítulo para a ExpoCannabis. Vai ser um capítulo que eu pretendo que esteja no Diamba 2, que é um exercício de imaginação.”
Os leitores do Cannabis & Saúde têm desconto na ExpoCannabis 2024! Inserindo o código promocional CANNABISESAUDE, você garante 10% de desconto na entrada. Compre seu ingresso pelo Sympla.
Como iniciar um tratamento com Cannabis
É possível utilizar produtos com Cannabis para fazer tratamentos para a saúde de forma legal e segura. Para isso, é necessário ter o acompanhamento de um médico ou dentista experiente nesse tipo de prescrição. Acessando a nossa plataforma de agendamento, você pode marcar uma consulta com um dos nossos especialistas. São mais de 300 para você escolher, todos preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!