A Cannabis vem se consolidando como uma opção de tratamento para dores crônicas, que incluem fibromialgia, lombalgia e dor oncológica. Mas de que maneira os fitocanabinoides atuam no nosso corpo? Como ter benefícios através de moléculas como o CBD e o THC? Para responder estas questões conversamos ontem com a médica Dra. Tainá Freitas Calvette sobre os tratamentos com fitocanabinoides para o alívio de dores.
Veja a nossa live na íntegra
História de prescrição com Cannabis para alívio da dor
“Cerca de 8% dos meus pacientes como clínica e médica de acupunturista eram para o tratamento de dor crônica e aguda. Tratamentos que são complexos pois a dor é difusa e há várias áreas do cérebro que trabalham isto. Dentro da área da dor me deparei com restrições de tratamentos. E a Cannabis entra neste meio. Decidimos tentar a Cannabis e respondeu muito bem, melhor que outros medicamentos e tolerou muito bem. Então decidi que deveria entender melhor o que estava prescrevendo e fui atrás de mais conhecimento”, contou a médica sobre sua história com a prescrição.
Diversos estudos apontam que a Cannabis medicinal tem um grande potencial para o tratamento de dores crônicas, como as causadas por fibromialgia, artrite e outras condições.
Para se ter uma ideia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2,5 milhões de pessoas ao redor do mundo fazem uso da Cannabis para fins terapêuticos, e o número só cresce.
Segundo pesquisa do portal Cannabis & Saúde a dor crônica é a condição predominante em que pacientes são tratados com as moléculas da Cannabis aqui no Brasil, um total de 35,5%. O dado que expõe a relevância da terapia canabinoide neste tipo de tratamento contempla condições como fibromialgia, lombalgia, enxaqueca, artrite, artrose e dor oncológica.
Sistema endocanabinoide e o alívio de dores
Segundo a profissional, o sistema endocanabinoide, presente em todo o corpo, pode ser um regulador imprescindível no controle da dor. Já que ele possui receptores que interagem com compostos da cannabis, como THC e CBD, promovendo efeitos anti-inflamatórios e ansiolíticos.
Além disso, a Cannabis tem o potencial de alterar a percepção da dor, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.