O Cannabis Connection, organizado pela plataforma Sechat, reunirá grandes nomes do setor com o objetivo de fomentar networking e promover a troca de ideias, incentivando novas parcerias.
Em sua segunda edição, o evento se consolida como um importante ponto de encontro para especialistas, empresários e entusiastas da Cannabis medicinal e industrial.
“O mercado de Cannabis medicinal no Brasil tem apresentado um crescimento consistente nos últimos anos, impulsionado por avanços regulatórios e pela crescente demanda por tratamentos à base da planta. Cada vez mais prescrições médicas e o surgimento de novas empresas no setor sinalizam a expansão de uma indústria promissora, que caminha com seriedade para consolidar-se como uma aliada no cuidado da saúde. Esse progresso reflete o amadurecimento de um ecossistema que, além de contribuir para o bem-estar de pacientes, também tem o potencial de gerar impactos positivos na economia nacional”, afirma Fernando Pensado, sócio-diretor da Sechat.
Entre os participantes estarão políticos, reguladores, especialistas e líderes de opinião do setor. Entre eles, Daniela Arquete, especialista em regulação da ANVISA, e o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, que compartilhará sua experiência na implementação de um protocolo inovador de Cannabis medicinal na rede pública de saúde.
Daniela Bittencourt, secretária executiva da comissão sobre Cannabis da Embrapa, também marcará presença, discutindo os avanços, desafios e o papel crucial da pesquisa no desenvolvimento sustentável da indústria.
Para o governador Fábio Mitidieri, eventos como o Cannabis Connection “facilitam o diálogo entre os principais responsáveis pela criação de políticas públicas, regulamentação e supervisão do setor. O que proporciona uma troca de conhecimento que contribui para a definição de normas seguras e transparentes.”
Mitidieri ressalta ainda que esses encontros são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento econômico e estimular a pesquisa científica. Além de ampliar o acesso da população a tratamentos médicos inovadores.
“A conscientização e qualificação dos responsáveis por decisões são essenciais para superar preconceitos históricos e alinhar o país às tendências globais no uso da Cannabis para fins terapêuticos e industriais”, afirma.
O papel da ANVISA
O evento é também uma oportunidade para discutir o futuro da Cannabis medicinal e industrial, destacando o papel central da ANVISA no desenvolvimento regulatório do setor, especialmente diante do crescente interesse por produtos terapêuticos e industriais derivados da planta.
Daniela Arquete, da Gerência de Medicamentos Específicos (GMESP) da ANVISA, abordará a importância da agência na criação de diretrizes e no controle de qualidade, aspectos essenciais para o crescimento sustentável da indústria de produtos à base de Cannabis no Brasil.
Iniciativas da Embrapa
Representando uma das principais instituições de pesquisa agropecuária do país, Daniela Bittencourt compartilhará as iniciativas da Embrapa no setor.
Entre as ações, está o pedido protocolado em 25 de setembro à ANVISA, para conduzir pesquisas com Cannabis no Brasil. O projeto, com duração prevista de 12 anos, busca aprofundar o conhecimento agronômico da planta, considerando suas aplicações em saúde, agricultura e indústria.
Entre os estudos, quatro vertentes centrais são contempladas, entre elas:
- Desenvolvimento de cultivares adaptadas ao clima brasileiro;
- Práticas de manejo;
- Pós-colheita e aproveitamento industrial
- Análise de políticas públicas, economia e zoneamento climático.
“Nosso foco é gerar inovações que beneficiem tanto a agricultura quanto a saúde. A Cannabis oferece um enorme potencial para o desenvolvimento genético, especialmente na criação de variedades adequadas ao nosso clima”, destacou Daniela ao Portal Sechat.
Cannabis Connection
Além das palestras e debates, o evento contará com um coquetel de networking, voltado ao fortalecimento das conexões entre os participantes e à criação de oportunidades para novas parcerias de negócios.
Com a participação de grandes nomes do setor, o Cannabis Connection se destaca por sua capacidade de integrar diferentes atores da cadeia produtiva, desde médicos e cientistas até empresários e autoridades governamentais.
Serviço
Quando?
Dia 06/11 – quarta-feira, às 16h30
Onde?
Anfiteatro da Av. Juscelino Kubitschek, 1600 – Itaim Bibi – São Paulo.
Como participar?
Ingressos neste link.
Mais informações acesse: