Sou médico intensivista com área de atuação em Medicina Paliativa. Me formei há quase 20 anos e em 2021 trouxe para Ribeirão Preto a experiência adquirida trabalhando em grandes hospitais como o Hospital Sírio-Libanês e o A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo. De lá pra cá, estive por quase uma década no Hospital de Amor de Barretos atuando com pacientes oncológicos, o que me proporcionou maior sensibilidade ao cuidado muito além da doença. Penso que o paciente merece um atendimento mais individualizado e centrado nas suas preferências. Ouvi-lo mais é a chave para planejarmos juntos o seu tratamento. Nesses anos de prática paliativa aprendi que as pessoas querem e precisam ser ouvidas e, muitas vezes, essa escuta não apenas contribui na relação, mas é o próprio tratamento em si.
Meus quase 20 anos de profissão nas áreas de Clínica Médica, Medicina Intensiva e Cuidados Paliativos resultaram em três livros já publicados: “Terapia Intensiva em Oncologia” (2019, Ed. Rubio); e os dois primeiros volumes da Série CP: “Volume 1 – Cuidados Paliativos: Comunicação, Bioética e os Últimos Momentos” (2021, Ed. Rubio) e “Volume 2 – Estrutura e Organização dos Cuidados Paliativos” (2023, Ed. Rubio).
Hoje, atuo em dois hospitais: Hospital São Lucas e Hospital das Clínicas da Fac. de Medicina de Rib. Preto – USP, e realizo atendimentos em domicílio. Vejo o uso da medicina canabinoide como um movimento natural que agrega mais opções terapêuticas para controlar os sintomas dos pacientes e promover melhora na sua qualidade de vida.