Recentemente, um artigo publicado na revista científica Cannabis and Cannabinoid Research abriu as portas para a compreensão dos efeitos da Cannabis na interação social. Os resultados dessa análise explicam porque os tratamentos com canabinoides são tão transformadores em pessoas com alguma doença que leve ao isolamento social.
O isolamento social é uma questão séria e que pode agravar outros sintomas existentes. Por isso, é tão impactante a transformação na vida social das pessoas que se tratam com produtos derivados da Cannabis, além das melhorias percebidas na parte física.
Em condições como esquizofrenia, transtorno do espectro autista, transtorno bipolar, depressão, ansiedade social entre outras, o uso de Cannabis contribui para uma melhor interação social com amigos e familiares. Agora, a ciência sabe porque.
Aprimorando a interação social com derivados da Cannabis
O estudo Cannabis Sativa Oil Promotes Social Interaction and Ultrasonic Communication by Acting on Oxytocin Pathway foi conduzido por pesquisadores italianos. Eles observaram que o mecanismo que a Cannabis atua e que promove a interação social é a via de ocitocina.
A ocitocina ou oxitocina, frequentemente chamada de “hormônio do amor”, é um neurotransmissor importante para diversos aspectos afetivos, como a empatia, confiança e a formação de laços. Na análise, os pesquisadores perceberam que o tratamento com óleo de Cannabis rico em canabidiol (CBD) por um período de duas semanas aumentou consideravelmente a expressão de ocitocina em animais no laboratório.
Assim, após o experimento, os animais tiveram maior interação social e comunicação. Foi possível detectar esses sinais através da análise da expressão de ocitocina nos animais, além da vocalização deles. No artigo, eles detalharam as descobertas.
“Descobrimos que um tratamento de 2 semanas com óleo Cannabis em camundongos exerceu um efeito pró-social associado a um aumento nas vocalizações ultrassônicas. Esses efeitos foram inibidos pelo pré-tratamento de camundongos com um antagonista do receptor de oxitocina.
Além disso, no nível molecular, descobrimos que o tratamento com óleo Cannabis causou um aumento significativo na ocitocina e uma diminuição nos níveis de expressão do receptor de ocitocina no hipotálamo cerebral.
Nossos resultados sugerem que o óleo de Cannabis promove o comportamento social agindo na via da ocitocina.”
Novas possibilidades com a Cannabis
Essas análises só foram possíveis porque estudos realizados anteriormente apontavam para uma relação entre a Cannabis e a interação social. Esses novos achados abrem caminho para futuras pesquisas que explorem o potencial da planta no tratamento de distúrbios que afetam sociabilidade.
Trouxemos aqui anteriormente uma investigação de cientistas britânicos que mostrou como a Cannabis ajuda pessoas com apatia a se sentirem mais comunicativas e sociáveis. Nesse sentido, uma melhora na interação social foi observada em um outro estudo com pacientes com a síndrome do X frágil que usam produtos com canabinoides.
Apesar disso, é necessário que mais pesquisas aconteçam para determinar protocolos de atendimento que sejam seguros para os pacientes.
Retornando à vida social com ajuda da Cannabis
Aqui na nossa sessão de histórias de pacientes, já trouxemos o depoimento de diversas pessoas que perceberam em si mesmas o poder da Cannabis para melhorar as interações sociais. Vamos destacar alguns.
Alexandre Ramos
Após um episódio traumático na sua vida, Alexandre desenvolveu um transtorno de estresse pós-traumático e fobia social. Sair de casa começou e interagir com outras pessoas começou a ser uma tarefa mais difícil para ele. Tentando remediar a situação, chegou a tomar 8 medicamentos por dia.
No entanto, a melhora veio após consulta com uma médica e a inclusão de produtos com Cannabis na sua rotina. Em entrevista, ele nos contou como a redução na ansiedade o ajudou.
“Tirou a ansiedade totalmente. Tenho ansiedade de coisas normais, com alguma notícia, mas não do jeito que ficava antes. Não conseguia sentar e focar para trabalhar. Antes, eu não conseguia manter uma rotina de produção por causa da ansiedade.”
Leia aqui a história completa do Alexandre.
Obtendo recomendação médica para produtos com Cannabis
Para iniciar um tratamento com Cannabis de forma segura e dentro da legalidade, é necessário ter uma prescrição médica. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um dos 300 profissionais da saúde que selecionamos para te ajudar. Lá, você pode escolher entre diversas especialidades, todos experientes na orientação de pacientes que utilizam produtos com canabinoides. Marque já sua consulta!