Em dezembro de 2022 médicos do Brasil se uniram com o objetivo de realizar uma sinergia de conhecimento sobre o sistema endocanabinoide e a medicina canabinoide como um todo. Desde então, mensalmente mais profissionais se unem à Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia, a AMBCANN.
“A AMBCANN foi fundada com alguns focos principais. O primeiro é informar a população sobre Cannabis medicinal, e seus benefícios, com fontes científicas. O segundo é defender o direito dos médicos prescreverem. E a terceira é dos pacientes de serem tratados”, pontua a médica e atual Presidente da AMBCANN, Dra. Ana Hounie.
Com mais de 200 médicos associados, Dra. Hounie avalia que há muito caminho pela frente e que embora considere o grupo pequeno, observa que a ampla e ativa atividade do grupo de profissionais.
“Somos ativos e discutimos vários assuntos: política, produtos à base de Cannabis, casos clínicos e tudo o que se refere ao tema. Também temos uma aula por mês e os associados podem assistir aula online. É possível ver a gravação no site depois”.
Com tamanha sinergia de conhecimentos sobre o sistema endocanabinoide, a AMBCANN decidiu realizar o seu primeiro congresso.
CBCann 24: Congresso Médico Brasileiro de Endocanabinologia
“O primeiro Congresso em setembro será uma forma de apresentar oficialmente a AMBCANN para a sociedade”, sinaliza Dra. Hounie.
O Congresso será realizado no dia 14 de setembro, em São Paulo, terá a duração de um dia com palestras internacionais que serão gravadas e legendadas.
Porém, após a exposição das palestras, de Dra Bonni Goldstein e da Dra. Allyn Howlett, cada uma entrará ao vivo e online para tirar dúvidas com os participantes do CBCANN 24.
“Também teremos uma sessão de casos clínicos onde discutiremos quatro casos clínicos. Tem uma uma sessão de pesquisa científica com duas palestras. Uma falando do doutorado da Andrea Galassi sobre o papel do Canabidiol como porta de saída para dependentes de crack. Temos também o Dr. Alexandre Kaup, neurologista, que irá comentar o estudo que está sendo realizado no Hospital Albert Einstein sobre o uso dos canabinoides no tratamento das cefaleias. E a última sessão é o que a gente chama de roda de conversa, chamada Canabis e sociedade com pessoas de várias áreas, como jurídico, ANVISA, jornalistas, associações, políticos”.
O CBCANN é exclusivo para médicos e estudantes de medicina.
- Serviço: CBCann 24: Congresso Médico Brasileiro de Endocanabinologia
- Data: 14 de setembro de 2024
- Local: World Trade Center, São Paulo – SP
- Inscrição no I Congresso da Ambcann/CBCann aqui.
Cannabis para fins medicinais
Recentemente, muitos países têm avançado na legalização e regulamentação da Cannabis medicinal, incluindo o Brasil.
Ontem mesmo, em uma decisão histórica do Supremo Tribunal Federal, o STF, decidiu descriminalizar porte de maconha para uso. E os ministros ainda irão estabelecer uma quantidade para diferenciar usuário de traficante.
De qualquer maneira, para Dra. Hounie foi uma vitória.
“Com informações e seriedade científica a gente vai ter mais força para lutar contra as adversidades. Esta votação está sendo uma vitória. Mas a gente não tem muita muita otimismo em relação à forma como o CFM enxerga e a própria PEC 45. É necessário educação e principalmente educação médica. Temos que ampliar as frentes de luta”, pontuou.
No Brasil para que os pacientes possam ter acesso a produtos à base de Cannabis com fins medicinais é necessário que um médico autorizado faça a prescrição e que o produto esteja registrado na ANVISA.
Agende sua consulta
Na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico ou dentista que tem experiência na prescrição de fitocanabinoides. Lá você encontra mais de 300 opções de diversas especialidades, todos prontos para avaliar o seu histórico médico e recomendar o melhor caminho.