Na busca por tratamentos mais assertivos para seus pacientes, o médico ortopedista e traumatologista Dr. Werner de Almeida Leite se deparou com os tratamentos com “Cannabis medicinal para dores crônicas“. Buscou conhecimento, começou a prescrever e desde então tem observado resultados muito satisfatórios com seus pacientes.
“A Cannabis acrescentou muito ao meu arsenal terapêutico. Pois 90%, 95% dos pacientes que eu tenho aqui no meu consultório são pessoas que sofrem de dores crônicas e eu ficava muito frustrado em tratar essas dores. Pois não via resultados em boa parte. E a Cannabis veio para somar”, revelou durante a live “Cannabis medicinal para dores crônicas“.
Veja a live “Cannabis medicinal para dores crônicas” na íntegra:
Durante a live, nosso especialista explicou:
- Como a Cannabis atua no alívio das dores crônicas
- Relatos de casos e exemplos de pacientes que encontraram alívio com o uso medicinal da planta
- A ação dos fitocanabinoides
- O estado atual das pesquisas e legislação sobre o uso medicinal da cannabis no Brasil e no mundo
Qual óleo à base de Cannabis é o melhor para tratar dores crônicas?
“Gosto mais de óleo full Spectrum porque existe uma coisa muito interessante na planta que são os terpenos, os flavonoides e então quando você coloca o full Spectrum você tem todos os ingredientes da planta com proporções diferentes. Claro, predominante há um determinado fitocanabinoide. Mas ele atuam em comitiva, é sinérgico e ao mesmo tempo eles tendem a anular os efeitos adversos. Por isso gosto tanto dos óleos full spectrum”.
O THC atua na dissociação entre o estímulo da dor e a sua percepção
Você sabia que o THC tem demonstrado eficácia na redução da percepção da dor crônica? Esta explicação foi um dos pontos altos da nossa transmissão.
“A planta produz THC e é um análogo da anandamida, é um dos principais endocanabinoides, é um excelente indutor do sono, relaxante muscular e anti-inflamatório. É muito interessante que ele atua na dissociação entre o estímulo da dor e a percepção que você tem desta dor. Você sente a dor mas ela não te traz uma sensação tão desagradável. Quando aprendi isso achei muito interessante. Pois a dor gera ao longo do tempo deprime o paciente. e a Cannabis atua de maneira multimodal o que facilita o tratamento”.
Cannabis é uma ferramenta excelente para tratar a dor
“A Cannabis é uma ferramenta excelente! É adjuvante aos tratamentos para dor crônica. É uma medicação que apresenta uma biossegurança muito boa. É uma droga segura e eficaz. Tem mais segurança em relação ao álcool. Também é uma droga multimodal. A dor nunca vem sozinha, traz distúrbios do sono, ansiedade e depressão. A importância da Cannabis está na versatilidade, a abrangência e a segurança”.
Outro fato, é que a interação do sistema endocanabinoide com a dor crônica tem sido objeto de investigação, com estudos indicando uma melhora na qualidade de vida de indivíduos diagnosticados com dor crônica após o uso da Cannabis. Neste sentido, o médico compartilhou casos onde pacientes volatarm a sorrir após o uso de óleos à base de Cannabis no tratamento da dor crônica. Comprovando assim que o sistema endocanabinoide na dor crônica tem demonstrado melhorar a qualidade de vida de pacientes com essa condição.
“Muitas vezes com um óleo de Cannabis você consegue resolver muitas coisas que o paciente precisa. Muito além. A Cannabis entra em pacientes com uma saúde mais frágil, com uma dor crônica refratária a medicamentos, e até atuações cirúrgicas. Ela chega para você tratar pacientes que são polimedicados. idosos por exemplo, que são a grande população que mais sofre de dores crônicas”, finalizou.
Veja aqui a live “Cannabis medicinal para dores crônicas“
Conheça o Dr. Werner de Almeida Leite, CRM: 52639109
Médico formado pela UFRJ, com especialização em Ortopedia pela UERJ e Cirurgia da Mão pelo Hospital Federal da Lagoa. Também é membro do Comitê de Dor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, tendo experiência no tratamento de dor crônica ortopédica, algo que cada vez mais acomete pacientes de todas as idades. Tendo como objetivo o tratamento mais amplo e assertivo dos pacientes, se aprofundou na medicina endocanabinóide obtendo a certificação internacional pela WeCann Academy. Atualmente, considera a Cannabis Medicinal uma ferramenta cada vez mais importante no tratamento da dor crônica, tanto pela sua eficácia, quanto pela sua segurança.