Dmitri Tcherbadji, um fotógrafo sediado em Vancouver, no Canadá, conduziu uma experiência inovadora envolvendo fotografia analógica e Cannabis. Ele desenvolveu o que seria o primeiro revelador de filmes feito a partir das flores da planta, que foi batizado de Sativa Cannanol.
Existem outras técnicas de revelação de fotos analógicas usando outros compostos orgânicos como café instantâneo (conhecido como Caffenol) e vinho tinto (conhecido como Wineol), no entanto o uso de extrato de Cannabis nesse contexto é algo completamente novo e revela um potencial não convencional dessa planta.
Fenóis da Cannabis para a fotografia analógica
Dmitri optou pela Cannabis para o experimento por dois motivos principais.
- Primeiramente, porque a planta é rica em fenóis. Essa classe de compostos tem papel crucial no processo de revelação de filmes analógicos, transformando a luz captada em imagens permanentes. Os fenóis permitem um controle preciso do processo de revelação e influenciam diretamente no resultado final, afetando aspectos como o contraste, nitidez e iluminação da imagem.
- Em segundo lugar, porque com a disponibilidade de Cannabis no Canadá, onde a planta foi regulamentada para uso medicinal e adulto, ele enxergou uma oportunidade única de explorar o potencial da planta.
Além disso, ele identificou uma boa chance de substituir produtos químicos tipicamente utilizados nesse processo por um composto orgânico.
420 segundos para a revelação
O fotógrafo canadense capturou mais de 200 imagens no seu estúdio usando uma câmera Pentax K1000. Em seguida, ele utilizou o revelador Sativa Cannanol no filme Ilford HP5+ de 35 mm. E para fazer uma referência à cultura canábica, os filmes foram revelados após ficarem 420 segundos imersos na solução reveladora à base de Cannabis. A temperatura da solução era de 69ºF (cerca de 20ºC).
Embora tenha observado uma leve deterioração na qualidade da revelação após cada uso, Dmitri conseguiu utilizar o revelador diversas vezes.
De acordo com os resultados e o relato de Dmitri, revelar fotografias analógicas com a Cannabis não é tão viável. Com outras alternativas de solução reveladora para filmes fotográficos fáceis de encontrar, usar a planta com essa finalidade pode ficar muito caro e com imagens não tão boas.
No seu blog, Analog.Cafe, o fotógrafo canadense contou mais detalhes do experimento e comentou sobre os resultados da experiência.
“Infelizmente, a erva não é muito prática para revelar filmes fotográficos. A menos que você o compre de graça ou mais barato do que paguei no dispensário (22,39 dólares canadenses por 3,5g com impostos ou 7 dólares americanos por um único rolo de filme).
Não é muito potente, o que forçará você a gravar um filme ISO 400 em EI 25 para obter bons resultados. Mas você certamente pode criar imagens detalhadas e de boa resolução com Cannabis, se estiver disposto a fazê-lo. E funciona com números fáceis de lembrar de temperatura/tempo de desenvolvimento de 69°F/420 segundos (todos os outros desenvolvedores neste experimento usaram 68°F/10m).”
Receita de Sativa Cannanol
Se você é amante da fotografia analógica e se empolgou com a aplicação não tradicional da Cannabis, pode tentar replicar o experimento em casa. O fotógrafo divulgou a receita da solução reveladora no seu blog:
Você vai precisar de:
- 1,5g de flor de Cannabis embebida em 30ml de álcool isopropílico 99% (C₃H₈O) por 3 dias;
- 20g de refrigerante;
- 5g de vitamina C;
- Complete com água até 300ml e misture bem.
Dica: misture primeiro refrigerante e depois vitamina C em 200ml de água, depois adicione a mistura de Cannabis/álcool e depois água. Isso deve ajudar na aglomeração. Depois de adicionar água, a mistura deve ficar com aspecto leitoso e homogêneo.
Experimentei duas variedades: Super Sativa da Tenzo e Acapulco Gold da Jonny Chronic. A flor Gold sativa custa cerca de metade do preço da Super Sativa e dá melhores resultados. Acapulco Gold é uma variedade bem conhecida que você encontra na maioria dos dispensários, o que, entre outras coisas, a torna uma escolha melhor.
Tempos de desenvolvimento: Para Ilford HP5+ (EI 25), 420s (7min) a 69°F.
Dica: você pode estender o tempo de desenvolvimento em até aproximadamente 20 minutos, o que pode produzir resultados decentes com velocidade de caixa (EI 400). No entanto, descobri que o desenvolvedor funciona melhor com os tempos de processo pull.
Agitação: Contínua ou a cada 30 segundos.
Qualquer fixador fotográfico serve.
Lavagem final: Coloque 3-5 gotas de sabonete em seu tanque, agite e lave bem com água até que não apareçam bolhas. Isso ajuda a se livrar de detritos microscópicos e pelos de plantas.
Porém, cabe reafirmar que o experimento aconteceu no Canadá, onde é possível obter Cannabis legalmente em estabelecimentos licenciados.
Como adquirir Cannabis legalmente no Brasil
Aqui no Brasil, é possível obter Cannabis de forma legal e segura somente para fins medicinais. Para isso, é necessário que você tenha uma recomendação médica feita por um profissional da saúde devidamente habilitado.
Se você deseja iniciar um tratamento com a planta, aqui na nossa plataforma de agendamentos podemos te ajudar. Lá você pode marcar uma consulta com médicos ou dentistas de diversas especialidades. São mais de 300 opções, todos eles experientes na prescrição de canabinoides e prontos para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!