É extremamente difícil dizer com precisão por quanto tempo uma pessoa vai sentir os efeitos terapêuticos da Cannabis após o consumo de algum produto rico em canabinoides.
Essa dificuldade acontece porque o sistema endocanabinoide tem características únicas em cada pessoa e esse tempo varia consideravelmente entre indivíduos.
Uma outra variável é a forma como os produtos com canabinoides são consumidos, com os produtos de uso oral provocando efeitos mais duradouros do que outras vias.
Nesse contexto, um grupo de pesquisadores da Austrália se propôs a investigar a duração dos efeitos da Cannabis no corpo humano. Desse modo, eles buscaram encontrar uma média da duração dos efeitos agudos de produtos ricos em delta-9-tetrahidrocanabinol (THC).
Essas informações têm o potencial de influenciar as orientações dadas aos pacientes quanto à dosagem ideal. Além de ser uma informação fundamental para algumas atividades, como dirigir após o consumo de produtos ricos em THC.
Duração média dos efeitos da Cannabis
De acordo com o artigo Determining the magnitude and duration of acute Δ9-tetrahydrocannabinol (Δ9-THC)-induced driving and cognitive impairment: A systematic and meta-analytic review, os efeitos psicoativos relacionados à Cannabis podem persistir por um intervalo de 3 a 10 horas.
Embora seja possível detectar a presença de THC no sangue semanas após o consumo, não significa que aquela pessoa está sob os efeitos desse canabinoide. Portanto, a duração dos efeitos seria influenciada por três fatores principais:
- A concentração de THC do produto consumido;
- O método de consumo (ingestão oral, inalação ou vaporização);
- Experiência do consumidor com produtos ricos em THC.
Notoriamente, produtos com mais teor de canabinoides provocam efeitos mais intensos e duradouros.
Além disso, a via oral é destacadamente a que leva a efeitos também mais intensos e duradouros nos consumidores que optam por essa via de administração. Doses elevadas de THC consumidas oralmente podem desencadear efeitos com até 10 horas de duração, dependendo da pessoa que consumiu. Quando inalada ou vaporizada, a Cannabis provoca efeitos que ficam na faixa de 4 horas de duração.
As pessoas que consomem produtos ricos em THC podem desenvolver certa tolerância aos efeitos, exibindo melhor desempenho em tarefas cognitivas do que pessoas que usam a planta de vez em quando. Assim, usuários regulares podem precisar de doses mais elevadas para atingir os mesmos efeitos terapêuticos que usuários ocasionais.
5 horas de efeitos agudos
Esses resultados vieram de uma meta-análise que envolveu cerca de 80 artigos e incluiu mais de 1,5 mil indivíduos. Na conclusão, os autores do estudo destacaram um período de tempo que deve ser aguardado por pessoas que consumiram produtos ricos em THC antes de realizar atividades sensíveis, como dirigir ou operar máquinas pesadas.
“Os resultados sugerem que os indivíduos devem esperar pelo menos 5 horas após o uso de Cannabis inalada antes de realizar tarefas sensíveis à segurança, embora o tempo de recuperação necessário dependa de vários fatores (em particular, dose de Δ9-THC); o comprometimento oral induzido pelo Δ9-THC também pode levar mais tempo para diminuir.”
Esse período de tempo também diz respeito aos efeitos terapêuticos da planta e também serve como base para orientar quantas doses o paciente deve tomar diariamente.
Evitando os efeitos adversos da Cannabis rica em THC
Embora os produtos com Cannabis ricos em THC estejam muito associados ao uso adulto da planta, esse canabinoide possui muitas propriedades medicinais. A duração dos efeitos mencionada no estudo australiano engloba tanto os efeitos psicoativos, como euforia e mudanças na percepção, quanto os efeitos terapêuticos, como o poder anti-inflamatório, analgésico e antiemético.
Também é importante lembrar que o consumo de doses altas de THC pode desencadear alguns efeitos adversos que, mesmo que não sejam graves, podem causar desconforto. Os efeitos adversos mais comuns são tontura, náuseas, sonolência e vômitos.
A melhor forma de aproveitar os efeitos terapêuticos da Cannabis, seja ela rica em THC ou CBD, é com o acompanhamento de um médico ou dentista. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um profissional experiente na prescrição de canabinoides. Marque já sua consulta!