Com o conflito com a Rússia próximo de completar dois anos e sem um desfecho à vista, o governo da Ucrânia sancionou uma lei para a regulamentação do uso medicinal da Cannabis no país. A legislação permite que os médicos ucranianos prescrevam produtos derivados da planta para tratar, principalmente, pessoas com o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), além de dores e efeitos colaterais do tratamento para o câncer.
A lei entra em vigor seis meses após a assinatura do presidente Volodymyr Zelensky, durante esse período o Ministério da Saúde e o gabinete de ministros da Ucrânia vão preparar as regras para que os pacientes tenham acesso a produtos com Cannabis. Portanto, a partir do segundo semestre de 2024 será possível tratar algumas condições de saúde com a planta no país.
Você pode ler o texto completo da lei (em ucraniano) acessando esse link.
Em sua página no Facebook, a Associação Ucraniana de Cannabis Medicinal celebrou a assinatura da lei como uma vitória para as pessoas que tiveram a saúde mental impactada pela guerra em território ucraniano.
Discussões no parlamento da Ucrânia
A regulamentação do uso medicinal da Cannabis na Ucrânia passou por um longo processo de tramitação até ser aprovada. Os primeiros debates começaram em 2022, poucos meses após a Rússia invadir o território ucraniano.
Posteriormente, em junho de 2023, o presidente Zelensky disse em pronunciamento ao parlamento ucraniano, Verkhovna Rada, que gostaria de ajudar os civis impactados com a guerra com o auxílio da Cannabis.
Os parlamentares aprovaram a lei em dezembro de 2023, porém o partido de oposição Batkivshchyna tentou impedir a assinatura da lei, sem sucesso.
Cannabis para o transtorno do estresse pós-traumático
O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é uma condição de saúde mental que impacta consideravelmente na qualidade de vida tanto da pessoa que a contraiu, quanto das que convivem com ela.
Uma pessoa desenvolve o TEPT após vivenciar ou testemunhar um evento traumático. Este pode ser um desastre natural, violência física ou sexual e acidentes, além, é claro, de guerras.
O TEPT causa mudanças no funcionamento do cérebro, como o aumento na atividade da amígdala. Desse modo, surgem memórias vívidas do evento que causam irritabilidade, pesadelos, hipervigilância, distúrbios do sono e dificuldade em se concentrar.
Atualmente, a Cannabis é uma das alternativas mais eficientes e seguras para lidar com o TEPT, complementando outras abordagens terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental.
Em países como EUA e Canadá, existem programas governamentais para que as forças armadas e os veteranos de guerra tenham acesso a produtos com Cannabis para lidar com o TEPT.
Como iniciar um tratamento com Cannabis no Brasil
Aqui no Brasil, também é possível iniciar um tratamento com Cannabis para o transtorno do estresse pós-traumático. Para isso, é fundamental obter orientação médica para que o profissional recomende a dose e o produto mais adequados.
Se você deseja fazer uso medicinal da planta, acesse a nossa plataforma de agendamentos e marque uma consulta. Lá você encontra mais de 250 profissionais capacitados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho.