A partir de amanhã o Uruguai começa a vender Cannabis com mais THC nas farmácias do país. Pacientes e usuários cadastros no Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (Ircca) poderão adquirir produtos com índice de THC menor ou igual a 20% e de CBD “menor/igual a 1%”.
Segundo o Ircca, as primeiras semanas de venda desta variante serão “limitadas” e em “um modelo de pré-lançamento da variedade, que será incorporado integralmente ao mercado paulatinamente”. A variante denominada ‘Épsilon’ é ‘híbrida com predominância sativa’ e será vendida por 570 pesos, o equivalente a aproximadamente R$ 85 por pacote de 5 gramas.
Para Marco Algorta, primeiro presidente da Câmara de Empresas de Cannabis Medicinal del Uruguay, o país está ‘finalmente se adequando a uma realidade’: “Antes não havia este olhar para o consumo adulto. Porém, o governo está se adaptando com uma visão corporativista e também há uma licitação aberta para cultivo não-medicinal. Cabe lembrar que estamos em período eleitoral, o que chama a atenção”.
País pioneiro em legalizar Cannabis enfrenta desafios
O Uruguai é amplamente reconhecido como pioneiro na legalização da Cannabis. Em 2013, o país se tornou o primeiro no mundo a legalizar completamente a produção, distribuição e consumo de Cannabis para fins recreativos, um passo que colocou o Uruguai na vanguarda do debate global sobre a política de drogas.
Porém, nem tudo são flores. Em relação à Cannabis medicinal, existem críticas sobre as exigências de produção e o alto custo de operações em solo uruguaio. Neste sentido, Algorta opina que a implementação foi “um fracasso total, um estrangulamento regulatório”. Recentemente uma reconhecida empresa do setor encerrou as operações referentes à Cannabis medicinal no país.
Em 2023 as vendas de flores de Cannabis nas farmácias do Uruguai bateram um recorde: foram 3.258quilos
Turistas não têm acesso à Cannabis no Uruguai
Uma das lacunas na regulamentação do Uruguai está no turismo: hoje quem visita o país não tem acesso legal a Cannabis. Pois há uma exigência de registro com documento uruguaio para realizar a compra de flores de Cannabis nas farmácias, por exemplo. Os clubes também devem exigir documentos uruguaios para a entrega das flores. Isso levanta questões sobre como regular a venda para turistas que desejam experimentar a Cannabis legal enquanto visitam o país.
Impacto no Turismo
A legalização da Cannabis poderia potencialmente atrair mais turistas ao Uruguai, especialmente aqueles de países onde o uso recreativo da Cannabis é restrito. No entanto, a falta de um sistema de venda acessível para não residentes limita essa oportunidade.
Segundo o Secretário de Drogas do Uruguai, Daniel Radío, há um projeto que irá retirar esta necessidade de registro de identidade para compra em farmácias. O que, automaticamente, habilitaria turistas a adquirir as flores regulamentadas do Uruguai. Porém, nada foi apresentado oficialmente. “Foram palavras ao vento, pois para a realidade política do Uruguai seria muito difícil de costurar, seria necessária uma maioria parlamentar”, avalia Algorta.
O uso adulto da planta no Uruguai: veja as formas de acesso
No Uruguai existem três formas legais de acesso à Cannabis para uso adulto. Todas requerem um registro prévio com apresentação da identidade do país.
Números oficiais do Uruguai
- Uma opção de acesso à Cannabis é a compra em uma das 40 farmácias habilitadas, alternativa que atinge 71,843 pessoas.
- Outra modalidade é ser membro de um clube de Cannabis, atualmente, são 410 clubes inscritos que atingem 13.687 consumidores.
- A terceira modalidade é o autocultivo, opção de 11,708 pessoas.
Leia mais sobre Cannabis no Uruguai
- Conheça a marca uruguaia que produz alimentos de cânhamo
- Cannabis e dor crônica: conheça pesquisa realizada por uruguaios
- Uruguai: farmácias de manipulação poderão manejar Cannabis
𝗜𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲: Aqui no Brasil o acesso legal à Cannabis medicinal é permito mediante indicação e prescrição de um profissional de saúde habilitado. Caso você tenha interesse em iniciar um tratamento com canabinoides, consulte um profissional com experiência nessa abordagem terapêutica.
Visite nossa plataforma com mais de 300 profissionais prescritores de Cannabis medicinal e agende uma consulta.