Para a médica Dra. Sílvia Pereira da Silva, CRM 12946, a Cannabis é parte fundamental da medicina integrativa. Segundo a profissional, que prescreve fitocanabinoides desde 2017, o motivo principal, e comum, que une a terapia canabinoide com a medicina integrativa, é o objetivo de promover a saúde.
“Escuto muito de pacientes: Dra. eu vim tratar a enxaqueca e estou vendo resultados em questões que nem lembrava que tinha. E de repente estou tratando de outras coisas. Pois exatamente isso é promover a saúde. É melhorar tudo”, pontua.
Veja a entrevista completa com a Dra. Silvia
Ainda de acordo com a médica, a medicina integrativa traz uma abordagem que visa integrar o melhor de ambos os mundos, reconhecendo a singularidade de cada paciente e a variedade de métodos disponíveis para promover o bem-estar. E é por isso que tantos resultados positivos são encontrados.
Essencialmente, o principal ponto de conexão entre a medicina integrativa e a Cannabis está o fato de considerar o paciente como um todo. E assim, buscar tratar não apenas os sintomas de uma condição de saúde, mas também os fatores físicos, mentais, emocionais e espirituais que podem afetar o bem-estar.
“A medicina integrativa vê o paciente como um todo. Então se você quer cuidar e promover sua saúde, tudo o que você faz de maneira natural é melhor, e é aqui que a Cannabis entra também”
O sistema endocanabinoide e a medicina integrativa
Na medicina integrativa, a ativação do sistema endocanabinoide é explorada para promover o equilíbrio e a homeostase no corpo. Portanto, profissionais da medicina integrativa, como a Dra. Silvia, consideram o uso de canabinoides para ajudar no gerenciamento da dor, na redução do estresse e ansiedade e também na melhoria do sono.
O sistema endocanabinoide desempenha um papel significativo na medicina integrativa, especialmente porque está envolvido em muitos processos fisiológicos no corpo e influencia vários sistemas, incluindo o sistema nervoso central, o sistema imunológico e o sistema endócrino. O sistema endocanabinoide é composto por receptores de canabinoides, endocanabinoides (substâncias químicas produzidas pelo corpo) e enzimas que estão envolvidas na síntese e degradação desses endocanabinoides.
Portanto, algumas práticas da medicina integrativa podem incluir a utilização de Cannabis medicinal, com canabinoides como o THC e o CBD, para tratar sintomas específicos, como dor crônica, náusea, espasmos musculares e outros.
“Todos os vertebrados têm o sistema endocanabinoide e nosso sistema precisa de nutrientes. Quando suplementamos as células e o sistema endocanabinoide com isso cuidamos da saúde de maneira completa. Exatamente quando promovo a homeostase e a nutrição adequada o corpo funciona mellhor”, finalizou a médica.
Agende sua consulta
Se você deseja iniciar um tratamento com Cannabis, saiba que é possível fazer o uso medicinal da planta de forma segura e dentro da legalidade. Para isso, basta marcar uma consulta com um profissional da saúde para obter uma recomendação médica e adquirir os seus produtos. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com mais de 300 médicos e dentistas experientes na prescrição de canabinoides. Marque já a sua!