Nunca imaginei que a Cannabis seria a solução para meus sintomas de artrite psoríatica… Vinha perdendo muita qualidade de vida, sem saber que tinha artrite psoriática – um tipo de inflamação articular que causa bastante dor e sintomas. Nenhum remédio trazia alívio e, pra completar, os medicamentos alopáticos me causavam efeitos colaterais bem ruins, como a piora da minha função hepática e da minha saúde como um todo.
Até que lembrei da mãe de uma amiga, que trata fibromialgia com Cannabis medicinal, e decidi buscar tratamento. Sou profissional da área da saúde, nutricionista, e pesquisei bastante sobre o tema. Encontrei respostas muito positivas em artigos e estudos científicos, mas o mais impressionante foi testar e sentir os benefícios desta planta na minha saúde.
Demorei muitos anos para ter um diagnóstico certo
Passei bastante tempo procurando respostas para as minhas queixas de saúde. Tudo começou no ano de 2017, quando tive um descolamento da minha unha do dedão do pé. Isso é chamado de onicólise e pode ser causado por uso de sapatos apertados, medicamentos, alergias, infecção por fungos, psoríase ou hipertireoidismo.
A dermatologista que me atendeu, no entanto, disse que eu tinha um problema causado por fungo e que isso se resolveria com remédios. Mas ela não estava certa. Outro sintoma que me incomodava era uma dermatite seborreica. A dermatologista diagnosticou como caspa, mas, outra vez, ela não estava certa.
Fiquei tratando dos meus sintomas durante anos, porém, remédio algum resolvia meu problema. Em 2020, no ano que enfrentamos a pandemia, acabei deixando meus sintomas para depois. Em paralelo, notei uma fadiga e um estresse muito acentuados. Eu achava que isso era resultado do momento, mas agora sei que os meus sintomas estavam conectados e indicavam um outro diagnóstico, bem específico.
No final de 2021, minha saúde ficou ainda mais frágil. Comecei a sentir dores nas minhas articulações, joelho, quadris e pés, além de sofrer com uma questão no pulmão e uma rigidez na articulação do meu dedão. Tudo isso me doía demais! Decidi que era hora de investigar meus sintomas a fundo.
Demorei, mas descobri o meu problema: psoríase!
O mês de maio de 2022 foi bem importante para o meu caso de saúde. É que, pela primeira vez, um profissional suspeitou de alguma doença autoimune. Falei de todos os meus sintomas, como descolamento da unha, fadiga, dores articulares, caspa, estresse, manchas vermelhas nas dobras do meu corpo… juntando tudo, a médica constatou: é psoríase.
Ao mesmo tempo que senti um grande alívio por encontrar um diagnóstico, me senti desamparada e frustrada, por descobrir que o meu caso já estava tão grave. Os sintomas estavam atrapalhando demais a minha qualidade de vida! Eu precisava de um tratamento eficaz!
Me lembrei da mãe de uma amiga que usa Cannabis medicinal!
Com o diagnóstico em mãos, embarquei numa nova saga de tratamentos e remédios. Uma das medicações, no entanto, começou a afetar o meu fígado e me causava sintomas diversos, como enjoo e tontura. Ao mesmo tempo, eu vivia um estresse muito forte no meu antigo trabalho. Daí, quanto mais estressada eu ficava, mais eu sentia os tais sintomas. E quanto mais sentia os sintomas, mais estressada eu ficava.
Comecei a pesquisar alternativas, até que me lembrei da mãe de uma amiga, que tratava seu quadro de fibromialgia com Cannabis medicinal. Em 2023, acessei o site Cannabis & Saúde e marquei consulta com o ortopedista, Marcos Pereira Dias. Ele foi o primeiro médico que falou sobre a relação das doenças autoimunes e o intestino.
Eu logo percebi o quanto ele era um profissional bem atualizado e que olhava para os meus sintomas como um todo, não mais como pontos isolados. O médico tirou todas as minhas dúvidas, me prescreveu o tratamento com o óleo da Cannabis e aconselhou que eu cortasse os alimentos inflamatórios da minha dieta. Segui todas as recomendações.
O óleo da Cannabis superou todas as minhas expectativas!
A expectativa de melhora era de seis meses. Mas, para minha surpresa, com apenas dois meses de tratamento com o óleo da Cannabis, eu já estava sem sintomas! Parei de sentir dores nas articulações, não tenho mais problema na unha, nem manchas pelo corpo, nem problemas no meu couro cabeludo. Também notei o quanto o meu sono melhorou!
Outro ponto que fez muita diferença foi o meu estado emocional. Como eu vivia com dor e inflamação, isso refletia na maneira como eu reagia aos estímulos e fatos externos. Vivia ansiosa, reativa, dando patada. Hoje, todos notam a diferença: estou muito mais tranquila.
Percebo o quanto este remédio trouxe de benefício pra minha saúde e, por isso, faço questão de ajudar a quebrar os tabus que ainda existem em torno do tema. A Cannabis é uma erva medicinal maravilhosa e os benefícios são inúmeros! Eu espero, de todo coração, que a minha história ajude mais pessoas.
Marque já a sua consulta!
Se você também quer incluir a Cannabis no seu tratamento, está no lugar certo. Aqui, na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico experiente na prescrição de canabinoides. São mais de 300 opções, de várias especialidades, todos eles prontos para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já a sua consulta!