Você sabia que é possível substituir o whey protein pela proteína de cânhamo? Os dois são suplementos alimentares que fornecem uma fonte concentrada de proteína em uma forma em pó. Mas elas tem sim suas diferenças.
Derivada de fontes diferentes, uma da semente do cânhamo e a outra do soro do leite, o objetivo principal do consumo destas proteínas em pó é aumentar a ingestão proteica diária. Sabe-se que a quantidade ideal de consumo de proteína diariamente gira em torno de 1,4 a 2 gramas por quilo de peso do indivíduo.
Proteína de cânhamo: ideal para veganos com 18% a 23% de proteína
A proteína do cânhamo tem conquistado destaque por diversos benefícios que traz à saúde. Em primeiro lugar vale destacar que ela é um insumo vegetal, o que quer dizer que é a escolha ideal para vegetarianos e veganos. E também é uma alternativa para quem sofre de intolerância à lactose. Mas a sua utilização não é algo inovador.
“Há muitos anos na China o cânhamo já era usado na culinária, realmente sempre foi um superalimento. A semente é tem ômega-3 e 6, tem proteína e é um produto que revoluciona a cozinha”, destaca Marcela Ikeda, que dedica-se ao desenvolvimento de pratos nutritivos com cânhamo e a criação de experiências gastronômicas
Segundo o estudo “Qualidade nutricional, características químicas e funcionais do isolado de proteína de cânhamo (Cannabis sativa ssp. sativa)”, o isolado de proteína de cânhamo é uma fonte de todos os nove aminoácidos essenciais à saúde com alto teor de arginina e ácido glutâmico. O estudo também destaca que a semente de cânhamo contém cerca de 18–23% de proteína.
E a proteína de cânhamo, conhecida internacionalmente como hemp protein, é obtida justamente através da prensa da semente do cânhamo que torna-se pó. E já existem países, como o Uruguai, onde a produção deste produto acontece em sua cadeia completa: desde o cultivo do cânhamo até a transformação da semente em proteína em pó e a venda direta para os consumidores.
Proteína de cânhamo x whey protein: qual é a melhor para sua saúde?
A escolha entre whey protein e proteína de cânhamo depende dos objetivos individuais, preferências alimentares e necessidades específicas de saúde. Ambas as opções têm seus méritos, e a escolha depende das preferências pessoais e necessidades individuais.
Para Ikeda, cozinheira brasileira radicada no Uruguai, embora o whey protein tenha sim suas qualidades, a proteína do cânhamo é superior:
“A proteína do cânhamo é um superalimento. É mais poderoso que o whey protein pois pode ter menos proteína, mas tem mais cálcio e mais fibras. A hemp protein não tem colesterol e nenhuma gordura saturada”
Principais diferenças entre whey protein e proteína do cânhamo
Whey Protein:
- Origem: Derivado do soro do leite durante o processo de fabricação de queijo.
- Perfil de Aminoácidos: Contém todos os aminoácidos essenciais, sendo uma excelente fonte de proteína completa.
- Digestibilidade: Geralmente é facilmente digerido e absorvido pelo corpo.
- Rápida Absorção: É absorvido rapidamente pelo organismo, o que pode ser benéfico após o treino para promover a síntese de proteínas musculares.
- Tem variedades de sabores.
- É vendido por R$100 em sites brasileiros e casas especializadas.
Proteína de Cânhamo:
- Origem: Extraído das sementes de cânhamo.
- Perfil de Aminoácidos: Contém todos os aminoácidos essenciais, mas as quantidades de alguns podem ser menores em comparação com o whey protein. É considerada uma fonte de proteína completa.
- Ácidos Graxos Essenciais: Rica em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, promovendo benefícios para a saúde cardiovascular.
- Fibra e Nutrientes: Contém fibras e diversos nutrientes, como magnésio e ferro.
- 100g de proteína de cânhamo contém 31,5g de proteína.
- Tem sabor terrozo/nozes
- É vendido por aproximadamente por R$120 reais no Uruguai.
Fatores a considerar na hora da escolha
- Objetivos: Se o objetivo principal for o ganho de massa muscular e rápida recuperação pós-treino, o whey protein pode ser mais adequado.
- Restrições Alimentares: Para veganos ou pessoas com intolerância à lactose, a proteína de cânhamo é uma opção.
- Saúde Geral: A proteína de cânhamo oferece benefícios adicionais devido aos ácidos graxos essenciais e outros nutrientes.
Agende sua consulta com um profissional prescritor de Cannabis
A única forma de ter acesso à proteína de cânhamo no Brasil é realizando uma importação deste produto via a RDC 660. Porém, primeiramente, para incluir a planta e seus derivados no cuidado à saúde, é imprescindível ter um acompanhamento médico. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode escolher entre mais de 300 profissionais de diversas especialidades e marcar uma consulta. Marque já uma consulta e inicie o quanto antes um tratamento transformador.