Uma pesquisa realizada na Grécia tinha o objetivo de avaliar a qualidade de vida de pacientes que fazem uso medicinal da Cannabis e obteve resultados surpreendentes relacionados ao desempenho no trabalho. Mais do que aliviar alguns sintomas, o uso da planta com a orientação de um médico trouxe também melhor produtividade nas atividades profissionais.
De acordo com os resultados do estudo Quality of Life in Patients Receiving Medical Cannabis, entre os pacientes que tratavam a saúde mental e neurológica, 88% dos participantes relataram que o uso medicinal da Cannabis melhorou seu desempenho no trabalho. Além disso, os voluntários declararam que a planta os deu mais energia e vitalidade (68%), melhorou as noites de sono (79%) e melhorou o apetite (71%).
Benefícios que chegam até o ambiente de trabalho
Esses resultados destacam como os benefícios do uso medicinal da planta vai além do manejo dos sintomas, traz também uma melhora mais ampla no bem-estar e na qualidade de vida. Essa melhora impacta, inclusive, no desempenho desses pacientes nas atividades ligadas ao trabalho.
Algumas características do tratamento com a Cannabis podem contribuir para os resultados do estudo, como os raros efeitos adversos e o estímulo à homeostase.
Essa foi uma pesquisa da área da Enfermagem que concluiu que “o conhecimento adequado poderá ajudar significativamente os profissionais de saúde no domínio do planejamento e implementação de cuidados de enfermagem personalizados, a fim de alcançar resultados terapêuticos ótimos”.
Os pesquisadores aplicaram um questionário chamado SF-36 a cerca de 100 pacientes fazendo tratamento com a Cannabis na capital grega para diversas condições de saúde. Nos resultados, os participantes com mais tempo de uso medicinal da planta relataram mais melhoras na energia e vitalidade.
Sobretudo, como vimos no estudo dos pesquisadores gregos, uma melhora na qualidade de vida proporciona também um melhor desempenho no trabalho. Podemos relacionar isso à interação que os canabinoides têm com o sistema endocanabinoide, ajudando a regular várias funções fisiológicas como a resposta ao estresse no trabalho, apetite e sono.
Parece óbvio que pessoas que dormem melhor, se alimentam melhor e estão menos estressadas serão mais produtivas no trabalho.
Cannabis e qualidade de vida
Aqui no Cannabis & Saúde é comum trazermos exemplos de pessoas que notaram sua qualidade de vida e bem-estar melhorarem consideravelmente após o início do tratamento com a planta. Um exemplo é o Claudinei Gonçalves, que tomava óleo de canabidiol para tratar dores nas costas e notou que também resolveu a insônia, ansiedade e taquicardia.
Por outro lado, o médico Marco Viegas prescreve produtos derivados da planta para seus pacientes e percebe essa melhora mais ampla na qualidade de vida deles. Ele nos contou que a reação mais comum é a de surpresa:
“Não vai tomar uma medicação para dor e outra para humor. A Cannabis vai atuar em todos os sistemas e, para o paciente, é como se nascesse de novo.”
A forma única que a Cannabis diminui o estresse, a insônia e a ansiedade são muito úteis para a saúde mental, principalmente no contexto do Janeiro Branco e a campanha escolhida para esse ano.
Janeiro Branco e o burnout
Iniciamos o ano de 2024 e a primeira campanha de saúde é o Janeiro Branco. Essa data foi criada com o objetivo de dar visibilidade às questões relacionadas à saúde mental e emocional. O tema da campanha deste ano é “Saúde mental enquanto há tempo”. Propondo que as metas e planos para o futuro incluam também esse aspecto fundamental do bem-estar.
Assim, podemos destacar a insônia, ansiedade e a depressão como as principais condições que afetam a saúde mental da população em geral. Nesse contexto, a Cannabis se apresenta como uma ferramenta poderosíssima para estas condições, inclusive para casos de esgotamento relacionado ao trabalho, também chamado de burnout.
Cannabis para lidar com o burnout
Essa é uma doença que está diretamente relacionada ao trabalho e ocorre em períodos desgastantes provocados por situações estressantes ou abusivas. Qualquer categoria profissional está sujeita a cobranças excessivas e situações que levam ao esgotamento, portanto qualquer pessoa pode vir a ter um burnout.
Então, recomendamos que veja, nesse artigo, mais detalhes de como a Cannabis pode ajudar os pacientes com esgotamento profissional. Além disso, leia aqui a coluna do psiquiatra Pietro Vanni, onde ele fala das possibilidades dos produtos derivados da planta para manejar essa síndrome.
Pesquisa recente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) destacou que 72% dos brasileiros estão estressados no trabalho, evidenciando um quadro preocupante em relação à saúde mental dos trabalhadores. Além disso, cerca de 30% dos brasileiros estariam sofrendo com a síndrome do burnout atualmente. Não bastasse sermos um dos países mais ansiosos do mundo.
Procure orientação médica
Para funcionários e gestores, os benefícios dos canabinoides são os mesmos. Eles podem ser muito úteis para manejar o estresse relacionado ao trabalho, além de trazer melhoras mais abrangentes na qualidade de vida.
Portanto, se você deseja ter mais bem-estar incluindo a Cannabis no seu tratamento, é simples. Aqui na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta com um médico experiente na prescrição de canabinoides. Marque já sua consulta!