Entre avanços científicos, histórias emocionantes e mudanças na legislação, cada manchete mostra uma parte do que foi o ano que se passou. Passando pelos últimos momentos de 2023, mais um ano repleto de desafios e celebrações, vamos trazer adiante uma retrospectiva com as reportagens mais lidas e mais impactantes do Cannabis & Saúde nos últimos 12 meses.
Conforme vamos nos despedindo de 2023, é também o momento de relembrarmos os momentos que marcaram o ano. Fizemos outras retrospectivas do ano que você pode acompanhar nos links abaixo:
- As melhores lives de 2023
- A Cannabis na política em 2023
- Os principais eventos canábicos do ano
- Principais livros e filmes sobre Cannabis lançados esse ano
- 2023 teve recorde de estudos clínicos com Cannabis
Acompanhe-nos nesta jornada através das notícias que mais ecoaram no ano de 2023 aqui na retrospectiva do Cannabis & Saúde. Vamos ao Top 10:
10 – Informação é o pilar fundamental da Cannabis no Brasil
Abrindo a contagem na décima posição, essa reportagem trouxe o relatório “Dados do mercado farmacêutico dos produtos de Cannabis”, elaborado em uma parceria inédita do Portal Cannabis & Saúde e a Close-Up International, empresa que presta serviços para a indústria farmacêutica.
Acesse nesse link a reportagem completa, com uma entrevista exclusiva com a estrategista de negócios da Close-Up, Natália Soares. Ela e a Denise Tamer falaram sobre a importância de termos informações precisas sobre o acesso a produtos com canabinoides pelos pacientes brasileiros.
9 – As novidades da Cannabis no Congresso de Odontologia de SP
Continuando a série, em 2023 trouxemos muitas informações sobre os benefícios dos canabinoides para tratar condições odontológicas. Logo no início do ano, a planta ganhou destaque no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP).
Um dos maiores eventos da área, o CIOSP aconteceu em janeiro e trouxe algumas inovações para os profissionais, como palestras, cursos e novos produtos para uso na Odontologia. Acesse nesse link a reportagem completa, que traz uma entrevista com o dentista pioneiro na prescrição de Cannabis no Brasil, Guilherme Martins.
8 – Anvisa informa: importação de flores de Cannabis e partes da planta não será permitida
Os assuntos regulatórios também entram no nosso Top 10. Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota técnica que tornaria a importação de Cannabis in natura, flores e outras partes da planta proibida no Brasil.
Até então, os pacientes podiam importar esse tipo de produto seguindo as regras da RDC 660 da própria Anvisa. No entanto, o órgão alegou que haveria um risco de desvio para uso não-medicinal e optou pela proibição. Por outro lado, outros tipos de produtos com canabinoides, como óleos, pomadas e extratos, seguem permitidos para a importação direta pelos pacientes. Leia aqui nesse link a reportagem completa.
7 – Saúde é um direito: baixe o e-book Guia para Judicialização e veja a live com advogado
O Direito à Saúde também entra no nosso ranking com a reportagem que inclui uma live e um e-book sobre como ter acesso gratuito ao tratamento com Cannabis. A Denise Tamer entrevistou o advogado Fabio Candello e tirou todas as dúvidas sobre como garantir na justiça o acesso a tratamentos com a planta.
Além disso, acessando esse link, você pode baixar um e-book gratuito que mostra um caminho para que pessoas sem condições financeiras possam ter acesso aos tratamentos com canabinoides. Enquanto as leis que regulamentam a distribuição pelo SUS ainda não entram em vigor, o caminho pode ser a Defensoria Pública.
6 – Ministério da Saúde assume que pode regular cultivo da Cannabis
Um outro órgão do governo entrou na retrospectiva no Top 10 de 2023, o Ministério da Saúde. Em audiência sobre a regulamentação do cultivo de Cannabis no país, na Câmara dos Deputados, um representante da pasta lembrou que eles têm a prerrogativa de aprovar o plantio para fins de pesquisa e também para a produção de medicamentos.
Profissionais de diversas áreas, como pesquisa, Medicina e administração pública estiveram presentes nesse evento, que celebrou a semana da Cannabis no Congresso. Você pode ler a reportagem completa da Manuela Borges nesse link.
5 – CROSP endossa pesquisa sobre a Cannabis na Odontologia
Abrindo o Top 5, trazemos novamente o uso da Cannabis na Odontologia. Integrantes do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) deram uma entrevista exclusiva para o Felipe Floresti e reforçaram o apoio do órgão para a pesquisa científica sobre o uso da planta por profissionais da área.
Eles estiveram no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) e destacaram a importância de falarem sobre canabinoides em um evento de tamanha proporção. Você pode ler o texto completo acessando esse link.
4 – Anvisa deu explicações sobre a proibição das flores de Cannabis
A proibição do uso medicinal das flores de Cannabis foi um tema impactante no ano de 2023, e ele retornou ao nosso ranking na quarta posição. Após emitir a nota técnica que proíbe a importação de flores e outras partes da planta, a justiça exigiu que a Anvisa desse explicações para essa proibição. Os argumentos da agência foram publicados em uma longa nota técnica.
Acessando esse link, você pode ler os principais pontos da nota técnica da Anvisa que justificaria a proibição do uso medicinal das flores de Cannabis.
3 – Dependente de Zolpidem para dormir? Entenda como a Cannabis pode ajudar no desmame do medicamento
A procura pelo medicamento Zolpidem foi gigantesca nos últimos anos, tanto que tornou a fabricante Novo Nordisk na segunda maior empresa da Europa. Esse fármaco tem sido recomendado pelos médicos para tratar a insônia, no entanto os efeitos colaterais são preocupantes. Nesse sentido, a Cannabis se apresenta como uma alternativa mais natural e sem os efeitos adversos do Zolpidem.
Portanto, a reportagem que leva a medalha de bronze no nosso ranking trouxe informações de como fazer uma transição segura do Zolpidem para outros medicamentos mais naturais, como a Cannabis. Acesse esse link e leia a reportagem completa, que conta também com uma entrevista com o Dr. Felipe Neris.
2 – Delta-8 THC e suas peculiaridades
A coluna do Dr. Felipe Neris foi a vice-campeã da nossa retrospectiva de 2023. O médico abordou no seu texto o delta-8 THC, o polêmico canabinoide que ganhou popularidade, apesar de não ser tão estudado e regulamentado como o CBD e o delta-9 THC.
Acesse aqui nesse link a coluna do Dr. Felipe Neris para ter o ponto de vista de um profissional da saúde sobre esse canabinoide menor.
1 – Trema micrantha blume: a planta brasileira que pode ter CBD
Surpreendentemente, a reportagem que mais marcou o ano de 2023 é sobre uma planta que não é a Cannabis. Neste ano, um pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou uma planta nativa do Brasil que produziria naturalmente canabidiol (CBD). A Trema micrantha blume, também conhecida como pau-pólvora e periquiteira, está presente em diferentes regiões do país e pode ser uma outra opção para a obtenção do canabinoide.
Acesse esse link para saber mais detalhes sobre a planta, além de uma entrevista exclusiva com o pesquisador responsável pelo estudo sobre a Trema micrantha.
Por um 2024 com mais saúde
Terminada a nossa retrospectiva, que as memórias desse ano de 2023 ajudem a construir um 2024 cheio de otimismo e determinação. Nós do Portal Cannabis & Saúde vamos acompanhar e trazer todos os fatos e acontecimentos mais importantes para todos aqueles que desejam viver com saúde e bem-estar.
Siga nos acompanhando por aqui, pela nossa página no Instagram e no nosso canal no YouTube. O próximo ano vem cheio de novidades e conteúdos para você, sempre respeitando o conhecimento científico e as particularidades de cada pessoa.
E se você deseja iniciar o ano com mais saúde e qualidade de vida, você pode incluir a Cannabis. Para fazer isso de forma legal e segura, acesse a nossa plataforma de agendamentos e marque já uma consulta. Lá você encontra mais de 300 médicos e dentistas que estão preparados para entender o seu caso e recomendar o melhor caminho terapêutico.