De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cornell, em Nova York, alguns canabinoides da planta Cannabis poderiam ser usados como base de um pesticida natural. Essa revelação foi publicada recentemente no periódico científico Horticulture Research e destaca a aplicação dos canabinoides do cânhamo, na sua forma ácida (CBDA e CBGA), como agentes de defesa contra herbívoros.
Desse modo, a Cannabis pode abrir caminho para o desenvolvimento de pesticidas eficazes e sustentáveis. A busca por soluções naturais para a agricultura pode ter um novo campo de estudo nos canabinoides.
Qual a função dos canabinoides?
Por muitos anos, a pesquisa com Cannabis tem se concentrado nos seus efeitos intoxicantes ou propriedades medicinais. No entanto, ainda sabemos pouco sobre o valor adaptativo da produção de canabinoides pelas plantas. Os pesquisadores especulam que essas substâncias têm o objetivo de proteger de raios ultravioletas ou de ameaçasexternas, como insetos e microorganismos.
Contudo, o estudo da Cornell avaliou como algumas espécies de cânhamo resistem a insetos, para trazer evidências de que os canabinoides são compostos defensivos. Os experimentos em laboratório confirmaram que, na ausência de canabinoides, ocorreram mais danos causados por insetos. Enquanto isso, a presença dos canabinoides ácidos resultou em danos reduzidos.
Nesse sentido, a pesquisa revelou que concentrações mais altas de canabinoides nas folhas das plantas levaram a danos proporcionalmente menores. Aqui cabe destacar que os testes aconteceram com um inseto que conhecemos como lagarta-mede-palmo (Trichoplusia ni). Essa é uma praga que costuma atacar plantações de frutas, verduras, raízes, grãos e pastagens.
Cannabis como um pesticida natural
De acordo com o estudo, os canabinoides seriam uma adaptação evolutiva, para proteger a planta desses predadores. Com o avanço das pesquisas, é possível que tenhamos um defensor natural para plantas, feito à base de outra planta. Os autores destacaram que dois canabinoides ácidos precursores seriam mais eficientes.
“Os resultados aqui relatados demonstram que o CBDA e o CBGA, dois dos fitocanabinóides mais abundantes, produzidos pela Cannabis sativa, podem reduzir o crescimento e a sobrevivência de herbívoros mastigadores, independentemente de outros fatores bioquímicos ou físicos.”
Por outro lado, inicialmente, esses pesticidas naturais à base de Cannabis não poderiam ser utilizados em vegetais comestíveis. A presença desses canabinoides em grande quantidade nos alimentos poderia causar algumas reações que merecem bastante atenção nos futuros estudos. Além disso, ainda é necessário entender como esses pesticidas agiriam em outros tipos de insetos e outros tipos de plantas.
Por outro lado, a questão regulatória também surge como um desafio para a aplicação dos canabinoides na agricultura. Assim como os medicamentos com Cannabis produzem menos efeitos colaterais adversos, os pesticidas naturais à base de Cannabis também poderiam ser menos nocivos para nossa saúde, do que os defensivos agrícolas empregados na lavoura.
A versatilidade do cânhamo
Aqui no Cannabis & Saúde, além dos benefícios do uso medicinal da planta, também trazemos novidades sobre os diversos usos do cânhamo. O cultivo dessa variedade, geralmente, tem como objetivo obter fibras, sementes ou flores com alto teor de canabidiol (CBD). As fibras podem ser matéria-prima para uma série de itens, que vão desde roupas a carros.
Na série “Isso também é Cannabis”, a jornalista Manuela Borges explica todas essas possibilidades com o cânhamo. Acesse a playlist nesse link e confira os episódios em que ela fala de plástico, papel e comida.