Na segunda-feira, 27 de novembro de 2023, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu a mais alta honraria da Casa, o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, para o renomado neurocientista Sidarta Ribeiro. A iniciativa foi da vereadora Luciana Boiteux, homenageando o pesquisador pela sua contribuição pela regulamentação da Cannabis.
Além de Sidarta, na mesma cerimônia, 11 associações de pacientes e coletivos dedicados à democratização do acesso à Cannabis para fins medicinais receberam moções de louvor e reconhecimento. A entrega das homenagens aconteceu no Palácio Pedro Ernesto, na região central da capital carioca.
Condecoração merecida a Sidarta Ribeiro
Pedro Ernesto foi prefeito do Rio de Janeiro por dois mandatos na década de 1930, na época em que a cidade era a capital federal. Durante esse período, promoveu uma série de mudanças marcantes para a cidade, como a construção de hospitais e o apoio financeiro ao carnaval. Dessa forma, toda atividade política dele até os anos 1940 fez com que a maior comenda da cidade tivesse seu nome e rosto estampados. Além disso, ele também dá nome ao palácio onde funciona a Câmara de vereadores da cidade do Rio de Janeiro.
O laureado Sidarta Ribeiro é biólogo, neurocientista, pós-doutor em neurofisiologia da Universidade Duke, professor na UFRN, membro do grupo de pesquisa de saúde mental do CEE Fiocruz, autor de diversos livros e um dos pesquisadores mais importantes na difusão de conhecimentos sobre a Cannabis. Recentemente, o homenageado publicou o livro As Flores do Bem – A ciência e a história da libertação da maconha, onde fala da planta com linguagem simples e acessível. No entanto, não foi a primeira vez que ele escreveu sobre esse assunto, já que publicou o livro Maconha, Cérebro e Saúde em 2007, em uma parceria com o também neurocientista Renato Malcher-Lopes.
Após receber o seu Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, Sidarta Ribeiro destacou que a proibição da Cannabis é um erro histórico e que a humanidade não deveria ter se afastado da planta.
“É muito fácil defender a maconha, pois a maconha tem 12 mil anos de evolução. Maconha não é essa maravilha terapêutica à toa, ela é produto do trabalho humano, ela é produto da inteligência humana, produto da coragem humana, produto da compaixão humana. A proibição da planta maconha é um crime histórico, a maconha não foi proibida por nenhuma razão biomédica, ela foi proibida por motivos econômicos e racistas.”
Reconhecimento para associações de pacientes
Além da medalha Pedro Ernesto para Sidarta Ribeiro, a cerimônia entregou moções de louvor e reconhecimento como uma forma de homenagear associações e coletivos que trabalham para que o uso medicinal da Cannabis seja mais acessível para a população em geral. As organizações homenageadas foram:
- Associação Brasileira de Acesso a Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro – AbraRio;
- Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal – Apepi;
- Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida;
- Associação de Acesso ao Paciente e Apoio a Pesquisa – AHC do Brasil;
- Volta Cannabis;
- Núcleo de Estimulação Estrela de Maria – NEEM;
- Reparação Social-Histórica e acesso – RSHA;
- Coletivo Sustenta Cannabis;
- Mama Flor Ação Terapêutica;
- Associação Brasileira de Cannabis – Abracannabis;
- Flor Quilombola.
Sobretudo, a vereadora Luciana Boiteux também tem a Cannabis muito presente dentro da sua atividade parlamentar. Ela é a presidente da Comissão Especial para pesquisas sobre Cannabis medicinal da Câmara do Rio. Nesse sentido, ela apresentou na casa um Projeto de Lei para regulamentar o fornecimento de produtos com Cannabis para fins medicinais pelo Sistema Único de Saúde no município.
Você pode assistir a transmissão que a Rio TV Câmara fez da cerimônia de entrega da Medalha Pedro Ernesto para o Sidarta Ribeiro e moções para as associações no vídeo abaixo.
Exigência da prescrição médica
Com a contribuição de vozes como a de Sidarta Ribeiro, o uso medicinal da Cannabis é possível no Brasil, desde que com acompanhamento médico. Portanto, se você deseja incluir a planta no tratamento, o primeiro passo é acessar a nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 300 médicos e dentistas que estão preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já sua consulta!