Cannabis e opioides seriam igualmente eficazes para reduzir a dor, porém os canabinoides teriam a vantagem de oferecer uma melhora mais abrangente. Essa é a conclusão de um artigo publicado na revista científica Journal of Cannabis Research, que apontou que estas melhorias envolvem melhora no sono, concentração e saúde mental.
Essas “melhoras holísticas” do tratamento com Cannabis provocariam uma mudança em toda a experiência da dor, afetando positivamente fatores como humor, funcionalidade e bem-estar. Por outro lado, os opioides parecem ter um impacto mais restrito na intensidade da dor. Apesar de a redução na dor ser igual, o tratamento com Cannabis demonstrou uma resposta mais positiva em termos de efeitos emocionais e da saúde no geral.
As melhoras holísticas que a Cannabis proporciona
O estudo The holistic effects of medical cannabis compared to opioids on pain experience in Finnish patients with chronic pain, foi realizado na Finlândia e envolveu cerca de 40 pacientes com dor crônica que utilizam a Cannabis e mais de 150 usuários de opioides. Eles foram ouvidos para saber suas impressões do tratamento para o manejo da dor.
A pesquisa buscou avaliar mais quesitos além da capacidade de aliviar a dor e que têm relação com a experiência da dor de quem vive com dor crônica. Entre as melhoras holísticas, eles destacaram as mais impactantes:
- Relaxamento: A capacidade da Cannabis de proporcionar relaxamento, além de alívio na ansiedade e tensão está associada a benefícios terapêuticos no tratamento da dor.
- Melhoras no sono: A dor está frequentemente ligada a problemas no sono, e distúrbios podem agravar tanto a dor quanto piorar a saúde mental como um todo. O sono desempenha um papel fundamental na complexa rede de fatores relacionados à experiência da dor.
- Melhoras no humor: Melhorar o humor, como é possível com a Cannabis, pode reduzir o desconforto associado à dor. Os transtornos de humor e dor muitas vezes estão interligados.
- Atenção plena: A planta também estimula a capacidade de sentir a dor sem reagir. Essa é uma reação relacionada à prática da atenção plena (mindfulness) e que tem se mostrado eficaz no controle da dor.
Mudança na experiência da dor como um todo
Portanto, os autores do estudo observaram que todos esses efeitos positivos complementam o tratamento para a dor com Cannabis de uma forma que os opioides não conseguem. Esses efeitos, que vão além de controlar a intensidade da dor, representam uma alternativa promissora para o manejo dessa condição tão debilitante.
“Os resultados do presente estudo apoiam a hipótese de que os efeitos da Cannabis na experiência da dor são mais holísticos do que os dos opioides. Cannabis medicinal pode aliviar a dor ao afetar uma ampla gama de fatores experimentais relacionados à dor, como relaxamento, melhora do sono e do humor, capacidade de não reagir à dor, bem como uma sensação de controle.”
Dessa forma, o sistema endocanabinoide se apresenta como uma via para manejar a dor crônica com um repertório mais amplo de benefícios terapêuticos. Não à toa a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) está investindo U$5 milhões no desenvolvimento de medicamentos à base de canabinoides para dor.
Tratando a dor crônica com Cannabis
Confira na sessão sobre dores crônicas do portal os relatos de muitos pacientes que encontraram alívio após incluir a Cannabis no tratamento. É comum ler que alguns se arrependem do preconceito que tinham com a planta até a utilizarem com orientação médica.
Aqui no Brasil, para dar início ao tratamento com Cannabis, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico experiente na prescrição de canabinoides. Portanto acesse já a nossa plataforma de agendamentos. Lá, você encontra mais de 300 médicos e dentistas que estão preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho.