Você sabia que a Cannabis pode trazer alívio a pessoas que sofrem com a Doença de Crohn? O ator Tyler James Williams afirmou que sofre com a condição e que chegou a pesar 47 quilos e tirar 15 centímetros do intestino grosso. Em 2017, o ator sentiu fortes dores no estômago, um dos principais sintomas da doença.
“Este é para os pacientes de Crohn, os “escolhidos”, as crianças magras e aqueles que prosperam, enquanto lutam contra doenças invisíveis. Que todos possamos continuar aprendendo a ouvir nossos corpos e a tratá-los melhor”, escreveu o astro, sobre a doença.
Crescimento de 12 % da Doença de Chron no Brasil
Aqui no Brasil foi lançado recentemente o estudo Tendências temporais na epidemiologia das doenças inflamatórias intestinais no sistema público de saúde no Brasil: um grande estudo de base populacional, publicado na revista The Lancet Regional Health Americas. A publicação apontou que a doença de Crohn cresce 12% ao ano no Brasil, com maior frequência nas regiões Sul e Sudeste.
O que é a doença de Crohn?
A doença de Crohn, também conhecida como enterite regional, é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal. Esta condição pode afetar qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus, mas é mais comum no final do intestino delgado e no início do intestino grosso. A doença de Crohn é uma das duas principais formas de doença inflamatória intestinal, sendo a outra a colite ulcerativa.
Sintomas da doença de Crohn
Em primeiro lugar, os sintomas da doença de Crohn podem variar de leves a graves e incluem:
- Diarreia: Pode ser persistente e pode conter sangue.
- Dor abdominal: Geralmente localizada no lado direito inferior.
- Perda de peso: Devido a uma redução na absorção de nutrientes.
- Fadiga: Devido à inflamação e à má absorção de nutrientes.
- Febre: Pode ocorrer em casos mais graves.
Ainda que não se compreenda totalmente a causa exata da doença de Crohn, parece envolver uma combinação de fatores genéticos, ambientais e do sistema imunológico. A condição é crônica e pode apresentar períodos de remissão e recaída.
Estudo indicou que Cannabis traz melhorias para quem sofre de Doença de Chron
Em relação ao tratamento para a doença de Chron, a Cannabis desponta como uma alternativa segura e assertiva. O uso diário de produtos à base de Cannabis está associado à melhora dos sintomas em pacientes com doença inflamatória intestinal, especificamente doença de Crohn ou colite ulcerativa.
A melhora dos sintomas foi identificada em um estudo realizado na Inglaterra, chamado The effect of medical cannabis in inflammatory bowel disease: analysis from the UK Medical Cannabis Registry .
Cannabis para Doença de Crohn ou colite ulcerativa: entenda o estudo inglês
Essencialmente, os investigadores britânicos avaliaram a segurança e a eficácia dos produtos de Cannabis em 76 pacientes diagnosticados com doença de Crohn ou colite ulcerativa.
Os participantes da pesquisa tinham prescrição médica, registro no UK Cannabis Medicinal e consumiram óleos de Cannabis, flores com predominância de THC ou ambos, por um período de três meses.
Em síntese, os autores relataram que o início da terapia com medicamentos à base de Cannabis foi associado a uma melhora na qualidade de vida de curto prazo dos pacientes.
“ De acordo com o estudo, observamos melhorias estatisticamente importantes em resultados, específicos e gerais, de qualidade de vida para pessoas com doença inflamatória intestinal, em 1 e 3 meses após o início do tratamento.”
“Estou 90% melhor dos sintomas da doença de Crohn”
Leia aqui o relato de Gabriel Coelho, 33, que viveu uma transformação em sua qualidade de vida desde que passou a utilizar a Cannabis no tratamento da doença de Crohn.
Agende sua consulta
Portanto, se você sofre de doença de Crohn ou colite ulcerativa, saiba que pode contar com a ajuda da Cannabis no seu tratamento. Aqui na nossa plataforma de agendamentos você pode marcar uma consulta com um dos mais de 250 médicos prescritores.