Em um evento gratuito e aberto, diversos cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vão falar sobre Cannabis e pesquisa, na 20ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX). Além disso, durante o evento acadêmico, acontecerão um simpósio e um minicurso sobre a planta, com profissionais da instituição de ensino.
De fato, a SEPEX é um dos maiores eventos científicos do estado de Santa Catarina e acontece desde o ano 2000. Em um formato semelhante a uma feira de ciências, todos os departamentos da UFSC participam do encontro, promovendo a divulgação de informação acadêmica e projetos da universidade. A edição de 2023 acontecerá na semana entre 23 e 27 de outubro.
Então, se ficou interessado, você pode ver a programação e se inscrever para os diversos cursos e palestras, acessando o site da SEPEX.
Minicurso sobre Cannabis
Mais de 100 minicursos estão previstos para a SEPEX, envolvendo diversos temas, inclusive o uso medicinal de canabinoides. Durante os dias 24 e 25/10, terça e quarta-feira, vai acontecer o minicurso Avanços Científicos sobre a Cannabis Medicinal, das 8h às 12h. A proposta é apresentar para os participantes um panorama científico sobre os benefícios que a planta pode trazer para a saúde em humanos, sempre de um ponto de vista da Ciência.
Quem vai trazer essas informações para o público são os pesquisadores Rui Daniel Prediguer, Cristiane Carvalho e Dalla Colletta, todos da UFSC. Nesse sentido, eles vão abordar desde o histórico ancestral de usos da Cannabis até as aplicações clínicas mais recentes.
Esse curso vai ser online e você pode assistir sem sair de casa acessando esse link.
Mesa de debate com pesquisadores
Além desse curso de dois dias, também vai acontecer uma mesa de debate sobre a planta no SEPEX. Na terça-feira, 24, às 18h30, alguns pesquisadores da UFSC vão participar da mesa “Pesquisas com canabinoides da UFSC”. Essa vai ser a primeira mesa de debate da SEPEX, e virá logo após a fala de abertura do reitor da instituição, Irineu Manoel de Souza.
A mesa vai acontecer no Auditório Garapuvu, no campus de Florianópolis, e qualquer pessoa pode comparecer. Os moderadores serão Rui Daniel Prediguer e Jacques Mick, outros 17 pesquisadores da UFSC também vão participar do momento dedicado ao uso medicinal da Cannabis.
Acessando informação sobre a planta
Há tempos que a UFSC tem demonstrado que Cannabis é um tema a ser explorado pelas universidades. Lá, já acontece um curso de extensão em Endocanabinologia, voltado para profissionais da saúde. Lá, também existe um cultivo de Cannabis, autorizado pela Justiça, para fins acadêmicos, que foi o primeiro em uma universidade pública no país.
No entanto, você pode aprender mais sobre o uso medicinal da Cannabis sem sair de casa. Aqui no Cannabis & Saúde temos uma biblioteca virtual, recheada de conteúdos gratuitos para você baixar. São e-books que falam de diversos aspectos e o potencial que essa planta tem para auxiliar tratamentos para a saúde. Acesse já!