A multiplicidade de atuação, com a realização de procedimentos cirúrgicos e atendimento clínico em consultório, levou a médica integrativa Thayla Ferrari Machado optar pela dermatologia como primeira especialização.
“Muitas doenças sistêmicas tem manifestação cutânea. Com a especialidade em dermatologia, eu posso ajudar os pacientes em diversos contextos.”
Um desejo de atuação dentro da medicina que só ficou completo, por linhas tortas, quase uma década depois. “Eu tinha um problema gástrico que nenhum especialista resolvia. Foi um pouco frustrante porque ninguém resolvia o meu quadro.”
“Eu decidi estudar para poder me ajudar e foi quando eu cheguei na medicina integrativa, em que a gente atua nos pilares da vida. Cuidamos de toda a parte nutricional, manejo do estresse, atividade física, sono e regulação intestinal.”
Com as ferramentas da medicina integrativa, encontrou uma melhora para suas queixas e serviu de estímulo para levá-la a cada vez mais pacientes com condições diversas de saída. “Eu atendia muito dor crônica e transtorno do sono e soube que a Cannabis tratava isso.”
A médica integrativa e a Cannabis
“Me chamou atenção por ser um produto fitoterápico e polivalente. Serve para várias condições de saúde, e até mesmo na prevenção, e eu achei que, associada à medicina integrativa, eu pudesse tratar os transtornos de forma gentil.”
“A Cannabis medicinal e a medicina integrativa têm em comum a busca pelo equilíbrio. Com a integrativa, por meio de uma mudança no estilo de vida, um passo de cada vez, atingimos um resultado maravilhoso, sem causar sofrimento e efeito colateral.”
“Sempre faço uma proposta de tratamento a quatro mãos. O paciente não tem mais uma posição passiva no tratamento. A sensação de saúde que o paciente percebe é muito significativa, só que eu preciso dele junto a mim.”
“A Cannabis agrega nesse sentido pois age na promoção da homeostase, que é o equilíbrio do organismo. Assim, seja em um quadro de obesidade, diabetes, Alzheimer, Parkinson, o fato de trazer tantos benefícios que possibilitam percorrer os passos da mudança de estilo de vida com tranquilidade.”
Os resultados da médica integrativa
Desde 2020, a médica integrativa inclui a Cannabis entre suas opções de tratamento. “Tenho um resultado muito bom com dor crônica, insônia e ansiedade.”
“Eu não tenho nenhum tipo de falência de tratamento com a terapia canábica. Todos os pacientes respondem, seja com a Cannabis sozinha, ou junto com outras medidas da medicina integrativa.”
Ela exemplifica com um caso de dor crônica oncológica. “Paciente com câncer já tinha feito cirurgia, quimioterapia endovenosa e estava em fase de quimioterapia oral. Com o corpo muito enfraquecido e muitos efeitos colaterais.”
“Com a Cannabis, consegui que ele ficasse sem dor, insônia, ou outro efeito colateral sério. Além de devolver a qualidade de vida, possibilitou que ele conseguisse terminar o tratamento. A pessoa fica mais segura, com menos medo da morte, e consegue seguir o tratamento sem os efeitos colaterais.”
Na experiência da médica integrativa, os pacientes têm se mostrado abertos à possibilidade do tratamento com Cannabis.
“As pessoas têm acesso à informação e, muitas vezes, estão cansadas de ficar indo a consultas médicas que adotam sempre a mesma conduta. O paciente se vê sobrecarregado de medicamentos e, ainda assim, sem conquistar o estado de saúde que precisa para viver bem.”
Agende sua consulta
Ou clique aqui para marcar uma consulta com um dos mais de 250 médicos e dentistas prescritores de Cannabis que você encontra no portal Cannabis & Saúde.
Já os prescritores que querem fazer parte da nossa plataforma de agendamento, clique aqui para se cadastrar.
Acesse agora e agende sua consulta!