Uma revisão de estudos científicos realizada por pesquisadores poloneses se mostrou inovadora ao analisar as possibilidades terapêuticas dos canabinoides menores para o tratamento de condições dermatológicas. Através de uma análise minuciosa da literatura disponível, a equipe sediada em Lublin encontrou uma abundância de evidências.
A planta Cannabis produz centenas de compostos únicos que chamamos de canabinoides. O canabidiol (CBD) e o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) são produzidos em maior quantidade, por isso os conhecemos como canabinoides maiores. Porém a planta também gera outros canabinoides em menor quantidade, que compõem uma complexidade de substâncias com enorme potencial terapêutico.
Para o artigo Therapeutic Potential of Minor Cannabinoids in Dermatological Diseases — A Synthetic Review, os pesquisadores se aprofundaram na análise de canabinoides menos comuns, incluindo CBDV (canabidivarina), CBDP (canabidiforol), CBC (canabicromeno), THCV (tetrahidrocanabivarina), CBGA (ácido canabigerólico), CBG (canabigerol) e CBN (canabinol), bem como canabinóides descobertos mais recentemente CBM (canabimovona) e CBE (canabielsoína)
Possibilidade de tratamentos mais personalizados
Trazemos com frequência aqui no Cannabis & Saúde as histórias de pessoas que utilizaram produtos feitos para aplicar sobre a pele. Essa é uma outra forma de aproveitar os benefícios da planta com uma ação direta no local da aplicação e com bons resultados em várias doenças, até mesmo as mais graves como epidermólise bolhosa e câncer de pele. Geralmente, os produtos com Cannabis para uso tópico são ricos em um dos canabinoides maiores, principalmente o CBD.
Por outro lado, alguns dos canabinoides menores apresentam uma afinidade notável no combate a condições dermatológicas específicas. Essa característica pode ser especialmente útil para o desenvolvimento de terapias personalizadas e, consequentemente, mais eficazes.
Um exemplo é o CBDV, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, surgiria como uma alternativa para o tratamento da dermatite atópica. Do mesmo modo, essa característica, somada ao seu poder antioxidante, também é útil para curar lesões causadas pela acne.
O CBC, também com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, poderia complementar o tratamento de distúrbios como psoríase, acne e até Alzheimer. Canabinoides recém-descobertos como o CBM e o CBE (uma substância resultado da metabolização do CBD) têm potencial anti-inflamatório.
CBG, CBGA e THCV
O Dr. Felipe Neris Nora escreveu um texto em sua coluna falando sobre a importância de darmos mais atenção no potencial terapêutico do CBG e da sua forma ácida, o CBGA. Ele destacou como existe uma sinergia entre CBG e CBD que se mostra útil em condições como enxaqueca crônica.
Porém, pensando em condições dermatológicas, o artigo das pesquisadoras polonesas apontou o uso do CBG para o tratamento da acne e da dermatite atópica.
Outro canabinoide menor emerge como aliado na luta contra a acne, o THCV. Seu potencial para a regular a produção de sebo, assim como suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o colocam como possibilidade no tratamento dessa condição de pele.
Como conseguir produtos com Cannabis para tratar condições de pele
Embora os pesquisadores tenham identificado benefícios dos canabinoides menores no tratamento de condições dermatológicas, é crucial que mais pesquisas aconteçam para validar a eficácia e segurança, assim como doses ideais. Você pode ler o artigo completo nesse link, lá você encontra mais detalhes sobre o estudo.
Por enquanto, a Anvisa não autorizou nenhum produto com Cannabis para uso tópico para ser vendido em farmácias e drogarias do país. Para adquirir cremes e bálsamos com canabinoides para aplicar sobre a pele, o caminho dentro da legalidade é pela importação, regulamentada pela RDC 660.
Portanto, se você quer iniciar um tratamento com Cannabis para alguma doença de pele, nós podemos te ajudar. Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode se consultar com dermatologistas experientes na prescrição de canabinoides. Marque já uma consulta!