O uso medicinal da Cannabis – já regulado no Brasil – cresceu mais de 9 mil% nos últimos oito anos e é tema de Simpósio em Inovação no SESI Saúde de Brasília
O uso terapêutico da Cannabis e as inovações farmacêuticas envolvendo os canabinoides – moléculas medicinais da planta – é tema de discussão na capital do país com médicos, especialistas, conselhos de classe e políticos.
Para além do canabidiol (CBD) e do tetrahidrocanabinol (THC), estudos científicos têm mapeado e isolado outras moléculas medicinais da Cannabis (são mais de 100) como o canabigerol (CBG) e canabinol (CBN), por exemplo, com aplicações importantes na medicina.
Atualmente, mais de 30 patologias podem ser tratadas com a medicina canabinoide. Entre elas: epilepsia, Alzheimer, Parkinson, autismo, esclerose múltipla, insônia, ansiedade, depressão, dores crônicas e até problemas de pele e queda de cabelo.
Novas possibilidades
O extrato vegetal da planta, de uso sublingual, é a forma mais conhecida do uso terapêutico da Cannabis. Entretanto, já chega ao mercado produtos com nanotecnologia e biodisponibilidade (velocidade e extensão de absorção do princípio ativo) de ponta.
Hoje, o paciente da Cannabis – com prescrição médica – já consegue adquirir comprimidos de absorção rápida, pomadas, gummies, supositórios, spray nasal, colírios, suplementação alimentar e também dermocosméticos.
Uso medicinal é regulado no Brasil
Muita gente não sabe, mas o uso terapêutico e medicinal da Cannabis já é regulado no Brasil por duas Resoluções da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São elas: RDC 327/2019 e RDC 660/2022.
Desde 2015, a Anvisa autoriza a importação com prescrição médica de produtos com canabinoides.
E a partir de 2019, a Agência passou a permitir a comercialização de medicamentos à base de Cannabis nas farmácias.
Hoje, o paciente já encontra 25 formulações nas prateiras das drogarias.
Os números da Cannabis no Brasil
Apesar de apenas 5% dos médicos e cirurgiões-dentistas prescreverem a Cannabis para fins medicinais no Brasil, esse tipo de tratamento vem crescendo de forma exponencial no país.
De acordo com dados da Anvisa, em 2015 foram concedidas 850 autorizações para importação de medicamentos à base de fitocanabinoides. Desde então, esse número cresceu 9.311%, segundo os números da Agência Reguladora.
Em 2022 os números dobraram
Só em 2022, quase 80 mil novos pacientes foram autorizados a importar produtos à base de Cannabis. O número é o dobro do ano anterior. E a ciência tem dado respaldo para esse aumento no número de prescrições.
Atualmente, há quase 30 mil pesquisas científicas sobre a Cannabis disponíveis na PubMed, uma das mais importantes bases de dados científicos do mundo.
Desde que estados norte-americanos, países europeus e da América passaram a descriminalizar a planta medicinal houve um “boom” no desenvolvimento de pesquisas.
Boom em pesquisas
Para se ter uma ideia, só entre 2018 e 2022, foram produzidos cerca de 10 mil artigos científicos sobre o uso terapêutico da Cannabis. E o Brasil, mesmo com todas as restrições para o cultivo e desenvolvimento de pesquisa, já liderou o ranking na produção científica da área. Até 2020, a Universidade de São Paulo (USP), foi considerada a instituição com a maior produção científica sobre CBD do mundo.
Organização
O I Simpósio de Inovação em Cannabis Medicinal é uma realização da People&Science Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Instituto InformaCann e Faculdades Unyleya.
Apoio
O evento conta com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Morfologia e Imunologia Aplicada (NuPMIA), Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Medicina Orgânica (IMO), Instituto BioSer, Instituto Monte Pascoal, Rádio Central Holística, Conselhor Regional de Farmácia (CRF-DF) e Conselho Regional de Biomedicina.
Coordenação científica
O médico intensivista, Dr. João Carlos Normanha Ribeiro, Diretor-Geral do Instituto de Medicina Orgânica GO (IMO) é o coordenador científico do Simpósio.
De acordo com o professor da extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), e do curso de pós-graduação da Faculdades Unyleya em Cannabis Medicinal, há uma evidente lacuna no aprendizado dos profissionais de saúde.
“Médicos, dentistas, veterinários, enfermeiros, psicólogos ou de qualquer outra área, devido à ausência deste tema tão importante nas grades curriculares, não conhecem o que é o sistema endocanabinoide e como ele atua no corpo”, explica o médico.
Sistema Endocanabinoide
O Sistema Endocanabioide foi descoberto recentemente, na década de 90, e desde então vem demonstrando a sua importância para a manutenção, promoção e homeostase dos outros sistemas fisiológicos, e também do provável envolvimento deste na gênese de inúmeras patologias e condições prevalentes na atualidade, detalha Normanha.
“O Simpósio de Inovação em Cannabis vem com intuito de difundir esse conhecimento de forma responsável e precisa, sempre pautada pela medicina baseada em evidências, para que você profissional da área da saúde, possa atualizar se diante das novas possibilidades e perspectivas se tornando referência e pioneiro na Terapêutica Canabinoide”, afirma o professor.
Multidisciplinar
O evento tem caráter multidisciplinar e vai discutir as novas aplicações da Cannabis não só na medicina, bem como as possibilidades do uso veterinário, químico e odontológico.
Para o professor Dr. José Roberto Leite (Faculdade de Medicina/UnB e People&Science), um dos curadores do evento e co-organizador, discutir inovação em Cannabis medicinal no Brasil é de extrema importância para os profissionais de saúde.
“Proporciona acesso às últimas pesquisas e avanços na área, permitindo que os profissionais de saúde estejam atualizados com as mais recentes descobertas científicas. Oferece oportunidades de aprendizado sobre o uso terapêutico da Cannabis, seus compostos ativos e aplicações clínicas, capacitando os profissionais a oferecer tratamentos mais eficazes”, conclui.
O evento ainda irá abordar as questões legais e regulatórias em torno da Cannabis para fins medicinais no Brasil, garantindo que os profissionais entendam as regras e requisitos para prescrição e acompanhamento de pacientes.
Além disso, havera network e troca de experiências com outros profissionais de saúde, promovendo colaborações e compartilhamento de conhecimento.
Exposição de cânhamo – fibra da Cannabis
O uso industrial da planta – o chamado cânhamo industrial – também será discutido no Simpósio.
A fibra da Cannabis já é utilizada em mais de 25 mil produtos industrializados, que vão desde a construção de casas, até a produção de bioplástico, papel, tecidos e até painéis de carros na indústria automobilística.
Para ilustrar as mais diversas formas de utilização da fibra da Cannabis, o Instituto InformaCann vai expor a mostra “Cânhamo Industrial – uma revolução agrícola não psicoativa”.
A exposição contém mais de 100 produtos desenvolvidos com o cânhamo, uma das cepas da Cannabis com teores ínfimos de THC, a molécula psicotrópica da planta.
Lançamento de livro
Para completar a imersão, será lançado o Guia de Prescrição: Cannabis Medicinal. A obra idealizada pelo Instituto Anandamida reúne 24 capítulos, de diversos autores, organizados didaticamente para oferece ao leitor os fundamentos necessários para qualificar a prática clínica com segurança.
O livro traz textos atualizados sobre os canabinoides, ilustrações, tabelas, imagens e fluxogramas de doses para que profissionais de saúde, médicos, estudantes, pesquisadores e tomadores de decisões, possam embasar teoricamente suas atividades e ampliarem seu entendimento sobre esta nova fronteira da medicina.
Programação
Programação I SICANN DF 18 09 2023
Link de inscrição
O uso medicinal da Cannabis já é legal no Brasil
O uso medicinal da Cannabis no Brasil já é regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução da Diretoria Colegiada RDC 660 e RDC 327, desde que haja prescrição médica.
Na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico ou cirurgião-dentista que tem experiência na prescrição dos canabinoides. Mais de 30 patologias podem se beneficiar com as moléculas medicinais da planta.
Acesse já! São mais de 250 especialidades.
Nós podemos te ajudar!
Instituto de Terapias Integradas (ITI) : Cannabis & Saúde: o maior portal sobre a Cannabis Medicinal do Brasil (cannabisesaude.com.br)