A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Associação Alternativa, também do estado do sul do Brasil, fecharam uma parceria de cooperação técnica. Esse pode ser um marco significativo na pesquisa e desenvolvimento de produtos com Cannabis para fins medicinais no país e tem duração de 3 anos.
O acordo estabelece uma colaboração entre as duas instituições para o projeto Estudos Analíticos e Farmacêuticos de Produtos Medicinais à Base de Cannabis. Sandro Pozza, presidente e fundador da Associação Alternativa, e Irineu Manoel de Souza, reitor da UFSC, são os signatários da parceria.
Conversamos com o farmacêutico Diogo Cobo, participante do projeto que tem o objetivo de aprimorar um método de análise de canabinoides.
A importância de analisar os óleos
Quando adquirimos um produto para tratar alguma condição de saúde, é fundamental ter as informações precisas sobre o que está presente no conteúdo. Se tratando de produtos com Cannabis para fins medicinais, isso se torna mais importante ainda porque os derivados de plantas apresentam uma variação natural em sua composição. Além disso, é importante definir o teor de cada canabinoide dentro daquele frasco para que o paciente saiba exatamente o que está tomando e saiba o que esperar quanto aos efeitos.
O projeto da UFSC e a Associação Alternativa pretende elaborar um método de análise que poderia ser aplicado em outras organizações do tipo, utilizando o que há de mais moderno para identificar todos os compostos dos óleos com Cannabis para uso medicinal. Diogo Cobo, que também está vinculado à UFSC pelo Programa de Pós-Graduação em Farmácia (PGFar), nos explicou como vão ter tamanha precisão ao analisar os produtos.
“A cromatografia líquida de ultra performance (UPLC) é um tipo de equipamento que usa ultra pressão e tem mais resolução na separação das substâncias da Cannabis. A ideia é que esse método possa ser aplicado em equipamentos mais simples, como HPLC (High Performance Liquid Chromatography), que usa alta pressão. Os dados das amostras em teste são comparados e calibrados com um padrão externo. É feito uma curva de calibração para determinar a concentração dos alcaloides.”
A cromatografia líquida é uma técnica de análise de componentes químicos que consegue separar, identificar e quantificar substâncias, mesmo que seja uma mistura entre várias. Nesse projeto, Diogo Cobo pretende encontrar um método de análise que seja intermediário entre UPLC e HPLC. Ambos usam a técnica da cromatografia líquida, a diferença entre eles é a pressão em que eles operam. UPLC trabalha a níveis de pressão mais altos (15,000 psi) enquanto o HPLC trabalha a, no máximo, 6000 psi.
Concentração de CBD, THC, CBN e CBG
Após a validação, o método será capaz de determinar a concentração precisa de canabinoides dentro do óleo de Cannabis para uso medicinal. Será possível ver o teor de canabidiol (CBD), delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), canabinol (CBN) e canabigerol (CBG). Os dois primeiros são os componentes mais abundantes na planta Cannabis, os outros podem ser considerados canabinoides menores devido a sua baixa concentração, porém se destacam pelo potencial terapêutico para diversas condições de saúde.
Segundo Diogo Cobo, todas as partes envolvidas no tratamento têm a ganhar com esse projeto.
“Essas análises podem ajudar tanto os pacientes quanto os prescritores, pois através delas conseguimos padronizar a concentração dos canabinóides nos nossos produtos, proporcionando mais segurança no tratamento.”
A Associação Alternativa
Anteriormente, trouxemos a história da Associação Alternativa aqui no Cannabis & Saúde. O gaúcho Sandro Pozza se motivou a criar a Alternativa após ver como o tratamento com a planta foi eficiente na sua sogra Terezinha. Na época, a idosa utilizava óleo produzido por ele para tratar Parkinson e controlar crises epiléticas. Os resultados foram tão animadores que ele quis levar essa opção para mais pessoas, assim surgiu essa organização, que agora coopera com uma das universidades mais prestigiadas do país. Leia o relato completo de Sandro e Terezinha aqui no artigo completo.
Se você deseja utilizar a Cannabis para tratar alguma condição de saúde, é possível ter acesso ao medicamento de forma segura e dentro da legalidade. Basta acessar a nossa plataforma de agendamentos e marcar uma consulta com um dos nossos profissionais da saúde. Selecionamos mais de 250 médicos e dentistas que são experientes na prescrição de canabinoides e eles estão preparados para avaliar o seu caso e recomendar o melhor caminho. Marque já uma consulta!