Muitas pessoas que contraíram a Covid continuam sentindo os sintomas por muito tempo, um estado chamado de Covid longa, e cientistas recomendam a Cannabis para esses casos. Um estudo realizado por pesquisadores britânicos chegou à conclusão de que existem múltiplas linhas de evidência que apoiam o uso da planta para tratar esses sintomas persistentes.
Os problemas de saúde mais comuns na Covid longa incluem fadiga, coágulos sanguíneos, diabetes e problemas cardíacos e de saúde mental. Existem outras complicações associadas e estudos apontam que podem ser tão ou mais incapacitantes quanto doenças graves, como alguns tipos de câncer. Além disso, testes cognitivos detectaram efeitos da Covid longa na função cerebral até dois anos após a infecção.
Evidências do potencial da Cannabis na Covid longa
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 10% e 20% das pessoas que foram infectadas e contraíram a Covid poderão precisar de cuidados meses após se curarem da doença. Nesse contexto, estima-se que, aqui no Brasil, mais de 3 milhões de pessoas passaram ou passam por essas complicações.
Nesse sentido, o artigo Cannabis-based medicinal products for the treatment of Long Covid symptoms: current and potential applications, realizado pelos pesquisadores britânicos, analisou testes clínicos, pré-clínicos e evidências, que recomendaram a utilização de produtos com Cannabis para ajudar a lidar com a Covid longa.
Sempre trazemos aqui no portal os casos de pessoas que encontraram alívio para dores, insônia, ansiedade, depressão e até diabetes, com o auxílio da planta. E, no caso da Covid longa, que aglutina esses e outros sintomas, a Cannabis poderia ser melhor aproveitada, como os pesquisadores destacaram na conclusão do artigo.
“A Covid longa é uma condição comum e debilitante, de longo prazo, para a qual existem poucos tratamentos disponíveis. Dadas as evidências atuais, de que o uso de produtos com Cannabis pode melhorar os sintomas na Covid longa, há justificativa para explorar mais a fundo como os canabinoides podem interagir com o vírus SARS-Cov-2 e como os produtos com Cannabis podem funcionar em pacientes com a Covid longa.”
Anti-inflamatório e antiviral
Um outro aspecto da Covid longa é a inflamação geral causada pela infecção e, nesses casos, também podemos contar com a Cannabis, que é um poderoso anti-inflamatório natural. Além disso, os canabinoides também agem na regulação do sistema imune e acabam por exercer uma ação antiviral. No entanto, como mencionaram os pesquisadores do Reino Unido, mais estudos são necessários para chegar a formulações mais eficientes e seguras.
Apesar disso, os estudos apontam os compostos da Cannabis como seguros, bem tolerados e sem causar efeitos colaterais adversos graves.
Você pode ver mais informações sobre o uso da Cannabis para a Covid longa na live que fizemos com a neurologista Marcela Agostinho. A médica falou sobre a relação do sistema endocanabinoide com a infecção pelo coronavírus. Saiba mais no vídeo abaixo:
Importância do acompanhamento médico
De acordo com outros estudos, inclusive um feito por brasileiros, já é possível identificar a ação benéfica do canabidiol (CBD), como complemento para o tratamento da Covid longa. Se você sente os sintomas da doença, mesmo após ter se curado há meses, você pode ter a Covid longa. E se você quiser iniciar um tratamento com a Cannabis para essa ou outra condição, pode fazer isso de forma segura e dentro da legalidade.
Acessando a nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com profissionais da saúde experientes na prescrição de Cannabis. Marque já uma consulta!