O programa de distribuição de Cannabis para fins medicinais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da Prefeitura de Búzios fez a sua estreia. A Clínica de Cannabis Terapêutica Beija Flor entregou o primeiro frasco do medicamento para os pais do Allan, um menino de 10 anos, que tem síndrome de Down e síndrome de West.
O município da Região dos Lagos do Rio de Janeiro se torna pioneiro nesse tipo de projeto. Outros municípios e até estados aprovaram leis para a distribuição gratuita de produtos com Cannabis para fins medicinais pela rede do SUS, porém foi em Búzios que essas medidas foram colocadas em prática pela primeira vez.
No mapa abaixo,portanto, você pode conferir quais estados já possuem legislação sobre a distribuição de produtos com Cannabis pelo SUS.
Búzios entra para a história da Cannabis medicinal
A Prefeitura de Búzios celebrou o acontecimento, do dia 5/8, como histórico. Desde a aprovação da lei, em dezembro de 2021, até a entrega do primeiro medicamento, se passou muito tempo, que serviu para a Secretaria de Saúde da cidade organizar como será a distribuição. A princípio, somente os pacientes cadastrados e com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão aptos a iniciar o tratamento com Cannabis pelo SUS. O programa deve se expandir nos próximos anos, para atender mais doenças e patologias, além de incluir pessoas de outras idades.
Além disso, a Fiocruz vai implementar um centro de pesquisas na região, para trabalhar em parceria com o projeto.
O neurologista e pediatra Eduardo Faveret faz parte da equipe multidisciplinar da Clínica de Cannabis Terapêutica Beija-Flor e considerou que a estreia do programa “é uma virada de página na Medicina, proporcionando tratamentos mais seguros e eficazes no SUS”.
Como ter acesso aos tratamentos com Cannabis
A Prefeitura de Búzios divulgou orientações para os pacientes que residem no município e desejam iniciar um tratamento com a Cannabis pelo programa do SUS.
- Ordem de prioridade: A primeira etapa de entrega beneficia aqueles que estão devidamente cadastrados, foram acompanhados por profissionais de saúde, receberam a receita médica e possuem a autorização da Anvisa para a importação do medicamento.
- Contato da prefeitura: A prefeitura entrará em contato com os beneficiários elegíveis para agendar a entrega. Certifique-se de atender às chamadas e siga as instruções fornecidas pelo responsável pela entrega.
- Documentação necessária: Ao comparecer ao local de entrega, é fundamental ter em mãos os seguintes documentos:
• identificação do responsável pelo paciente;
• identificação do paciente;
• receita médica atual, prescrevendo o medicamento necessário.
No entanto, essas regras só são válidas para quem mora na cidade, por enquanto o único lugar no Brasil onde esse programa está em prática.
Por outro lado, é possível começar um tratamento com Cannabis de forma legal e segura. Sendo assim, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional de saúde, que vai recomendar a dose e produto adequados. Aqui na nossa plataforma de agendamentos, você pode marcar uma consulta com um médico ou dentista experiente na prescrição de canabinoides. São mais de 250 opções para você escolher. Marque já a sua consulta!